06 junho 2019

E finalmente...O monitor do TRS-80 Model 1 (Parte 1)

UPDATE: Fotos do TV RCA original por dentro e por fora no final do post

Ola pessoal! Tabajara na area! =D E feliz aniversario pra mim! =oD

Uma coisa que eu sempre quis ter, foi o TRS-80 Model I. Eu consegui um ha uns 2 anos, e eu coloquei aqui o restauro dele. Parte 1, Parte 2 e Parte 3

Mas eu queria mesmo era ter o conjuntinho completo =)


Na realidade o "conjuntinho completo" é com a Expansion Unit, mas esse ai eu ja sei que beira o impossivel...


Bem, melhor ter o computador do que nao ter nada. E eu me diverti MUITO com meu TRS-80. Pra mim, o modelo mais bonito é realmente o Modelo 1 sem o teclado numerico, exatamente o que eu tenho =)

Monitor? Problema algum. O monitor nada mais é que um monitor de video composto. Alias, é um televisor RCA sem o tuner. Mas olha que gracinha o conjunto completo...O que eu queria mesmo era o monitor original. Eu nunca tinha visto um de perto, é bastante raro aqui no Brasil, e MUITO CARO la nos estados unidos. Entao, o jeito é esperar. Vai que um dia aparece

De repente apareceu =D

Um amigo me avisa "ó, tem um no ML!" e um outro amigo sabendo que era um antigo sonho, foi e comprou. E me deu de presente de aniversario. E hoje, chegou o caixao =D

Claro que pra mim as coisas nunca sao faceis. E o monitor - obviamente - nao funciona.

Conversando com o antigo proprietario, ele me falou que o monitor nao funciona. Como nao sou bobo, antes de ligar o monitor eu fui abrir. Ja tava estranho porque estava com uma certa quantidade de oleo por fora. Ja sabia que encontraria um show de horrores por dentro =D Mal sabia o que me esperava...



Ai esta o lindao. E olha, ta muito melhor do que eu imaginava =D


Gracinha, ne? E o estado ta nota 7-8, ta muito bonito. Falta o acabamento dos dois botoes ali de baixo (brilho/contraste) mas no geral ta facil de deixa-lo novinho. Nao tem muitas falhas na pintura, e nao tem nada quebrado. Eu fiquei muito feliz :)

Uma curiosidade: Este monitor é um TV da RCA, modelo KCS203D


So tiraram os tuners, e um dos botoes pra passar o fio =)

Por tras, nao tem nada muito "ooohhh". Monitor simplao.


Amanha, durante o dia, vai ganhar um bom banho de agua e detergente neutro, pra tirar toda essa craca de anos e o oleo...

Tomei coragem, dei aquela respirada fundo e "vamos fazer isso funcionar" :oD


Hummm...Bastante sujeira. Mas esses monitores antigos sao todos assim, sempre estao cheios de poeira e sujeira


Esse é o primeiro grande problema, é a fonte do oleo de fora do monitor. Isso é um capacitor a oleo muito antigo, e eventualmente ele vaza. Advinha? =) Mas nao tem problema, é facilmente substituido. O problema é a sujeira que faz quando vaza. Ao lado dele, a "rodinha" é o Flyback. Tao vendo que legal eram os flybacks antigamente?! :oD


Ai uma outra visao da placa. Ainda nao limpei, ja vi que vai dar trabalho. Decerto, todos os capacitores eletroliticos terao que ser trocados. É tudo capacitor a oleo. Este monitor certamente é mais velho do que eu! O_o


Essa é a placa de entrada de sinal de video. Uma GRANDE SACADA desse monitor.

Normalmente monitores de computador tem um transformador na entrada. O transformador é usado para isolar o monitor da rede. Se nao houvesse esse transformador, o monitor poderia dar choque quando voce encostasse a mao nele. Pior ainda, pode queimar o computador tambem! Entao, monitores antigos TEM que ter transformador. E esse nao tem. Como?

Elementar, meu caro Watson

Esse monitor tem essa placa de entrada, que é COMPLETAMENTE isolada do monitor. Do computador vem alimentacao e sinal de video, que fica a esquerda do optoacoplador, o Z1 na placa. O sinal é opticamente isolado, e sai no lado direito. Como há isolação optica, nao há compartilhamento do chassis/ground/gnd/terra com o monitor. Entao o monitor INTEIRO esta "vivo". Mas o cabo que vai pro computador...esse esta isolado da rede.


Clica que amplia...olha que circuitinho esperto!!! Se eu soubesse desse circuito ha 30 anos atras, tinha faturado um dinheiro =)

Continuando...A construção do monitor é muito inteligente, suportes pros potenciometros e chave liga-desliga. Certamente vou ter que substituir esses potenciometros... :\



Ate ai, tudo bem. So que a coisa vai engrossando...Retirei os suportes, o conector do tubo, yoke e assim liberei o chassis do monitor.

Olha a desgraça O_O


Era uma vez um formigueiro =\

Isso é uma coisa MUITO comum em equipamentos antigos. Ainda bem que, pelo menos, as antigas invasoras desse monitor ja haviam sido despejadas. Agora é limpar com muuuuuuuuuuuuuuito cuidado a sujeira, e restaurar esse bichao.

Primeiro vou ter que remover todo o "material biologico". Pra depois remover todas as peças do chassis, lixar e passar convertedor de ferrugem. E montar tudo de volta apos limpeza.

Ainda bem que tem o manual de serviço =)


Nao, voce nao leu errado. Ta escrito "enterface" mesmo. Fazer o que...

Pois bem, continuando o desmanche, agora é hora de retirar o tubo


Chavezinha canhao de 1/4", tira os parafusinhos e o tubo sai


Eu ja falei que isso ai ta parecendo uma cultura de craca? =D

Extraido o tubo, deu ate medo de por a mao nele


Bem, dizem que um paninho com veja e depois um paninho umido, fazem milagres


Uma coisa curiosa: CADE AS ZOREIA DESSE MONITOR?! O_O

Ele é fixado por uma braçadeira e 4 "garras" que seguram essa braçadeira. Vejam nas fotos acima

E aqui está a etiquetinha do monitor, apos cuidadosa limpeza


Espero que o tubo esteja bom. Nunca vi um de perto, espero que seja mesmo a coloração azulada que vejo nas fotos :D

Bem, agora vamos ao biohazzar...eh...ao chassis


De dia (pq ta sol e, espero, calor) eu vou desmontar essa coisa toda e meter debaixo da agua. Esfregar tudo com detergente neutro (menos o flyback) e tentar salvar o bichao. Certamente conseguirei. O pior de tudo era conseguir o flyback, e ele tem a venda la nos USA


Ja ficou ate mais limpinho :D Porem, mais do que isso, só lavando.

Essa parte fica pro proximo post ;)

Ate la pessoal, e nao se esqueça de clicar nos anunciantes!

UPDATE: Fotos do tv original usado pra fazer esse monitor pela Radio Shack:


 Aqui o monitor versao 220V com o transformador interno


6 comentários:

Fly___ disse...

Muito interessante! Quero ver após o banho.

Shenandoah disse...

Excelente post, gostei muito! Quero ver a continuação. Abraço!

apagina disse...

então da tv pro monitor só falta o circuito do tunner?

Marcos Delai disse...

Muito legal! Aguardando a continuação...

ZEMO disse...

E aí, rapaz! Muito bacana esse aparelho!
Quero ver a continuação dessa história!

Ariel Fornazari Veiga disse...

Muito legal seu blog e seu trabalho, parabéns. Descobri que hoje!

Mas ele não tem mais atualizações? Uma pena se for este o caso. Grande abraço