04 junho 2019

Uma longa historia de amor (Xbox "classico" - como eu odeio esse termo - Reparo e restauração)

Ola pessoal, Tabajara na area! :oD

Bem, antes de começar o post, eu tenho alguns recados pra passar pra turma

Nao tem muita razao em continuar escrevendo se nao há quem leia. Como diz meu amigo Kleber Galveas, "nao há arte, se nao ha publico". Eu acho incrivel ter gente com dezenas, centenas de milhares de visualizacoes que publica apenas abobrinhas e eu, com textos informativos e relativamente mal escritos, ter menos de 100 visualizacoes por post. Eu realmente queria saber o que voces gostariam de ver aqui. alexandre@tabalabs.com.br pra dicas, sugestoes e broncas.

"Doações" é sempre um assunto complicado. Eu sei que dinheiro ta curto, e que brasileiro é um duro. Mas eu me conformei depois que fui no patreon do Modern Vintage Gamer, que tem videos EXCELENTES, e que era um membro muito ativo da comunidade de homebrews (se voce jogou um emulador no xbox "crassico", de graças a ele) e ver que o cara so recebe 300 dolares/mes. Francamente.

Estou tentando reativar o tabalabs.com.br. Mas estou com uma dificuldade muito grande, que é transferir pro servidor os artigos que estao aqui no blog. Alias, nao so isso, mas tambem de dar um visual "minimamente agradavel" pro site. Por enquanto eu vou apenas copiar os links das paginas daqui pro site. Mas preciso encontrar uma forma mais facil/segura/bonita de mover os artigos pra la. Dicas, sugestoes, mesmo e-mail acima.

Entao, vamos ao post de hoje? :o) Fotinho pra abrir o post



Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de videogames e computadores. Eu mais futuco que jogo, isso e verdade. Mas alguns jogos sao insubstituiveis. E se hoje em dia eu tenho uma situacao que me permite ter 2 ou 3 videogames menos velhos, ja houve epoca que isso era impossivel. Entao vamos nos transportar pra essa epoca, tipo 18 anos atras.

Nessa epoca eu morava no Espirito Santo, num apartamento de 2 comodos. A vida era apertada, mas vivia-se um dia apos o outro. Eu tinha um Playstation 2 que meu amigo Fred me deu de presente quando queimou e ele comprou um PS2 slim, que era novidade na epoca. Eu consertei com a ajuda do Ricardo da Powergames, e fiquei com ele um tempao. Mas ai eu vi uma coisa que fez meus olhos brilharem - Outrun 2!



Eu tenho uma longa historia com o jogo Outrun. Eu A M O esse jogo, desde a primeira versao. Me lembro que eu ia, quando sobrava uma merreca, ao barra shopping no RJ pra jogar Outrun, no gabinete que tinha o banco "hidraulico" que mexia pra la e pra ca. Como eu gostava de jogar esse troço


Pois bem, quando eu descobri que tinha Outrun 2 (que foi um salto quantico em relacao ao 1) para o Xbox, eu pensei duas coisas. Uma que seria otimo implementar esse jogo em uma maquina de fliperama, e dois que EU QUERO JOGAR ESSE TROÇO!!!

Na epoca, estamos falando de 2002, Playstation 2 e Xbox tinham mais ou menos o mesmo preço. E mais uma vez com a ajuda do parça Ricardo, troquei meu PS2 pelo Xbox.

E joguei horas e horas de Outrun 2 (e depois Outrun Coast 2 Coast, que e melhor ainda) :o)

Ah, a modificacao pro arcade? Nunca fiz. A Diverbras fez, tem inclusive uma aqui perto de casa no Santana Park Shopping. Ficou tosco, mas funciona. O TV esta ligado ao videogame provavelmente por uma conexao de video composto, de tao podre que é a imagem =D

Ok, assim foi o começo da historia. Vamos voltar pra 2019?

(barulho da viagem no tempo)

Entao...Estava eu numa madrugada profundamente entediado, e vendo o uColecionador desandando a dar pulinhos (lembram disso?) pq tinha acabado de comprar um Xisboquis e tava maravilhado. E eu me lembrei que havia ANOS que nao ligava meu Xbox, porque havia uma serie de detalhes a tratar tanto no videogame, como nos controles. Eu tinha 5 controles e NENHUM funcionava. Um deles o maravilhoso "Duke", tambem conhecido como "controlhao". Olha a diferença do "Duke" pro "S"


Como eu tava com saudades de jogar, peguei o videogame pra dar um "tapinha". Tapinha que levou uma noite.

Eu normalmente posto logs detalhados de reparo. Esse, como foi meio atabalhoado, eu acabei quase nao tirando fotos. Mas eu queria aproveitar pra detalhar uns detalhes (ô cacofonia...) que sao interessantes

Bem, voce tem um Xbox. Primeira coisa que voce tem que fazer é ARRANCAR O SUPERCAPACITOR DO CLOCK. Se ele ainda nao vazou - o que é quase impossivel - ele VAI VAZAR. E a chance de voce perder sua placa é grande.


Esse capacitorzinho é de 1F x 2,5V. E voce nao leu errado. UM FARAD. Lembram quando as revistas de eletronica diziam que um capacitor de 1 Farad seria do tamanho de uma geldeira? Bem vindo ao futuro :)

Ah, e se voce nao tirar a tempo? Bem...


Ai da ruim. Muito ruim.


Nao culpem a microsoft. Ninguem imaginaria que o videogame dela (que teoricamente era uma coisa descartavel nessa epoca) duraria 20 anos. Nao foi projetado pra durar 20 anos.

Faça um favor a voce mesmo. Retire esse capacitor o mais rapido possivel, limpe com um cotonete embebido em vinagre, depois outro cotonete embebido em alcool. Se voce quiser, coloque um novo no lugar, voce encontra barato no AliExpress: Supercap 1F x 2,5V

Mas tinha mais coisa, muito mais coisa.

Meu xbox é desbloqueado por chip. "chip" significa uma memoria flash soldada a um conector da placa. Há formas muito mais praticas hoje em dia de desbloquear o xbox. Mas esse desbloqueio ja esta la ha decadas.

Primeiro eu baixei o Hexen Boot Disk (link direto pra baixar o ISO) gravei um DVD e aproveitei pra atualizar o meu BIOS. Tem alguns detalhes na versao nova que eu instalei (executer 5982 ou algo assim, to falando de cabeça) que me pareceram importantes
  • O HD nao precisa mais estar "travado". O Xbox tem uma afeminagem que o HD precisa estar "travado" com senha. É uma coisa do padrao ATA que pouca gente conhece, guarda-se uma senha no proprio HD e, sem essa senha, voce nao acessa os dados. O BIOS novo elimina essa necessidade. Voce pode tirar o HD e ligar no PC
  • Nao precisa estar com o DVD conectado. Normalmente se voce nao conectar o DVD, o BIOS da erro de cara. Nao "preciso" mas um dia posso precisar. 
  • Nao da erro se o relogio nao estiver setado. Nunca aconteceu comigo mas tem um erro que, se voce retirar o supercap do relogio, o xbox nao boota por erro de relogio. Nunca vi acontecer, mas essa limitacao foi retirada tambem. 
BIOS atualizado, desmontei tudo pra limpar. A fonte nao estava aguentando dar partida com o HD conectado. Imaginei logo que tivesse algum capacitor seco. Mas como toda fonte chaveada, uma inspeção visual antes de tocar qualquer componente é nao apenas necessaria, mas tambem resolve a maioria dos problemas.

Olhem o que eu achei


Como diz o Cardoso, ENHANCE!


Tao vendo a solda quebrada? Poise...sempre acontece isso nas fontes chaveadas :) Foi so ressoldar e fonte nova de novo.

Depois, desmontei o DVD pra limpar, dei aquele banho no gabinete, pincel, escova, cotonete, e xbox novo de novo.

Ai foi a vez de consertar os controles.
  • Um controle ficava com o "pra cima" ativado o tempo todo. Era o trimpot do gatilho esquerdo
  • Um controle tava com marcontato, foi so limpar com borrachinha
  • Um controle quebrou a mola do gatilho direito. Foi so trocar
  • Um controle faltava o "dongle", peguei o do Duke
No final das contas, o Duke - o melhor dos controles - estava com o plastico todo quebrado. Infelizmente fui forçado a usa-lo como doador de pecas.

Descanse em paz, Duke! :'(

Aproveitei que tinha um HD de 160GB, troquei tambem o HD. O HD original era de 8GB. Muitos anos atras, tinha trocado por um de 40GB. Agora ficou "maiorzinho", tambem nao precisa mais do que isso =) 

Com isso, completei o reparo do meu amigao. Ficou novo de novo =D

Agora tenho xbox pra mais 20 anos =)

E o porque da "longa historia de amor"? É porque esse é o videogame que esta ha mais tempo comigo. Nao tem videogame na minha colecao que tenha estado comigo por tanto tempo.

Ate a proxima, pessoal! E nao esqueça do clickzinho nos anunciantes, e de compartilhar esse post nas suas redes sociais :)

5 comentários:

Samuka disse...

Mais um post Show Taba, parabéns e aproveite muito o "xisBoquis"

ferpedsou disse...

Me tira uma dúvida: se eu retirar esse capacitor do cLock, o console funciona sem ele? Tenho um Xibocão aqui lacrado de fábrica

apagina disse...

Me tira uma dúvida: se eu retirar esse capacitor do cLock, o console funciona sem ele? Tenho um Xibocão aqui lacrado de fábrica(²) mesma duvida do amigo de cima

Unknown disse...

Interessante. Como você atualizou a BIOS dele? Meu console tem um bug estranho, quando você ajusta data e hora até o ano de 2018, ele mantêm a configuração, desde que não tire da tomada. Entretanto, se configurar o ano a partir de 2019, ao desligar ou reiniciar o console ele perde a configuração de data e hora. A propósito, sobre retirar o capacitor do relógio, em todos os blogs e vídeos que assisti são unânimes em afirmar que isto só pode ser feito até a revisão 1.5. Na 1.6 (justamente meu console) este capacitor não deve ser retirado, caso contrário não irá funcionar.

Unknown disse...

O meu primeiro videogame está comigo até hoje. Ele liga mas fica com tela preta!