23 agosto 2019

Transformando o MSX Panasonic FS-A1 MKII para MSX 2+ com 512k de mapper (SRAM)

Ola pessoal, Tabajara na area! =D

Desculpem a falta de textos. Infelizmente estou afundado em uma depressao que sisma de nao ir embora. Nao tenho tido vontade de fazer nada, de falar nada, só de ficar trancado  no meu quarto. Depressao é uma doenca muito grave e requer acompanhamento medico. Nao se esconda porque voce tem um problema. Peça leite! Peça ajuda! Antes que aconteça o pior.

Ok, desabafo dado, hora da mendigagem: Clique nos anunciantes ali em cima, por favor. É pouquinho mas pelo menos eu vejo que o tempo que eu gasto fazendo esses textos servem pra alguma coisa.

Beleza, desabafamos, mendigamos, hora do trabalho...

A Panasonic na minha opiniao faz os MSX mais legais. Nem sempre sao os mais bonitos (ola FS-A1ST!) mas sao maquinas muito bacanas e faceis de futucar. Obvio, MSX legal nao falta. Mas eu sou Panasonic de carteirinha. E aparecem muitos aqui pra mexer.


Esta semana, eu peguei um desses de um cliente que ja estava feito ha semanas, mas tinha que dar aquela "revisao de entrega", entao eu aproveitei pra fotografar a alteração pra 2+ e colocar o texto aqui pra quem quiser fazer.

Se eu faço? Claro que faço. Contacte-me no alexandre@tabalabs.com.br e discutimos preços e prazos.

Primeiro, vamos a modificacao pra 2+

Basicamente, o que precisamos é trocar o VDP pelo 9958 e mudar algumas ligações. O mapa "padrao" é:
  • Juntar os pinos 4, 20 e 27 do VDP 9958
  • Juntar os pinos 21 e 58 do VDP 9958
Claro, ninguem presta atencao nisso. A maioria dos fudebas ja conhece essa "receitinha" de cor, mas ninguem presta atencao no motivo de esses pinos estarem sendo trocados, muito menos observam se, na placa do micro, esses pinos ja estao (ou nao) ligados e como estao ligados

Pinagem do 9938:
No 9938, temos como pino 4 o /VDS, pino 20 o GND do DAC (conversor digital pra analogico) e no pino 27 o /LPO. Pino 21 é saida de video composto e pino 58 é VCC (+5V)

Agora a pinagem do 9958:
Ai ja muda um pouquinho. No 9958 temos como pino 4 o /VRESET, pino 20 continua sendo o GND/DAC, pino 27 temos o /HRESET e no pino 21 temos o VDD/DAC (+5V) e por fim, pino 58, VDD (+5V)

Pequeno parenteses:
VSS = "negativo" ou "terra". A corrente eletrica é movimentacao de eletrons, eletrons sao negativos, entao VSS = Voltage SOURCE. VDD = "positivo". VDD signfica Voltage DRAIN, ou seja, pra onde os eletrons vao. Cargas iguais se repelem, cargas diferentes se atraem. VSS (source ou fonte de eletrons) ----------> VDD (drain ou dreno de eletrons). Entenderam a terminologia meio confusa mas padrao?

Ok, voltando ao nosso mod...

Primeiro, vamos remover o 9938 com muito cuidado. Lembre-se que as trilhas brancas desenhadas no topo da placa sao feitas de tinta condutiva. MUITO CUIDADO.



O CORRETO ao instalar o 9958 é levantarmos os pinos 4 e 27, e ligarmos ao GND (pino 20). Da mesma forma levantarmos o pino 21 e ligarmos ao VCC (pino 58). Mas na maioria das vezes esses pinos estao em aberto ou ja estao ligados assim.

No nosso caso, por exemplo, o pino 21 do 9938 no FS-A1 MKII nao é ligado em nada! Porque ele gera o video composto (com muito mais qualidade que o encoder interno) na HIC-1 fora do VDP.

Porem, um dos pinos teve que ser literalmente LEVANTADO da placa, porque estava ligado ao VCC...estamos falando do pino 27


Vejam o quadradinho vermelho...

Todos os outros pinos estao desconectados ou ja ligados ao sinal que foi necessario. Entao, primeiramente eu coloquei um soquete com o pino 27 levantado


Tao vendo ali dentro do quadradinho vermelho, o fio azul ligado?

E embaixo do chip, fiz as outras ligacoes necessarias


Com isso, voce pode colocar o 9958 no lugar e bootar o MSX. Ele vai funcionar EXATAMENTE igual a antes, nao há diferença de codigo (neste caso) entre o 9938 e 9958. Entao, para testar seu mod, ligue o micro e veja se o MSX boota. Bootou, ta sussa. Proxima fase.

Agora vamos trocar o BIOS do MSX pelo BIOS do 2+. No nosso caso, por sugestao do Leonard Oliveira eu peguei o BIOS do FS-A1F (que é praticamente o mesmo computador), desabilitei a ROM interna de disco, ja que o A1F tem disquete, e no caso dessa ROM o Leonard ja tinha substituido o inutil Cockpit (aquele troço da panasonic que sempre entra antes do BASIC) pelo BASIC-KUN. Vou disponibilizar o binario da ROM no final do Post.

Primeiramente vamos remover com aqueeeeeeeeeeeeele cuidado a ROM original e colocar um soquete de 32 pinos no lugar, porem com os pinos 1, 2, 24, 30, 31, 32 levantados


A EPROM é a da esquerda. Ignore a RAM de 512K ao lado por enquanto, ja chegaremos la.

O motivo de ter colocado um soquete de 32 pinos (a rom original é de 28 pinos) é que podemos remover a EPROM e fazer alterações a vontade. Como nao tem EPROM de 28 pinos facilmente disponivel no mercado, o melhor é usar a boa e velha 27C010 e nao ter dores de cabeça.

A titulo de curiosidade, o esquema de ligacao é esse aqui , imagem retirada do site http://www.adsb.co.uk/bbc/adaptor.html
As ligacoes estao na imagem. Pra ficar mais facil, antes de soldar o soquete no lugar, faça as seguintes conexoes:
  • Ligar juntos pinos 1, 16, 24
  • Ligar juntos pinos 31 e 32, e ligar ao pino 28 na placa mae (ou qualquer ponto de VCC)
  • Ligar pino 2 do soquete ao pino 22 na placa mae
Essas sao as alterações. Nao esqueça de tirar o capacitor eletrolitico que está a frente da ROM e colocar um outro com as pernas maiores (veja na foto) pra ter espaço pra encaixar o soquete de 32 pinos. E um pedaco de fita isolante por baixo dos pinos extras do soquete, so por segurança. Afinal embaixo passam trilhas de tinta condutiva.

Com isso, pode colocar a EPROM e ver seu micro bootando 2+ =) Parabens! =D

Lembrando: Eu presto esse serviço e nao fica tao caro. Contacte-me em alexandre@tabalabs.com.br !!!

O post poderia acabar aqui. Mas pra concentrar as informacoes todas em um lugar só, vamos botar 512K de MAPPER RAM no bichao tambem? =)

Nao é uma tarefa facil. Pra voce fazer essa modificacao, vai precisar ser MUITO BOM de soldagem. Agora, MSX pra mim é fudebagem, é aprendizado, é evolucao. Otima hora pra voce aprender a soldar SMD.

Voce vai precisar de:
  •  Um chip de SRAM de 512K. Eu uso o AS6C4008, tem facil pela internet. Voce pode usar ate um de 256K. Ou de 128. Mas vamos fazer logo o "topzera da parada", afinal o trabalho que vai dar pra comprar um chip de menor capacidade, é o trabalho que vai dar pra achar o chip de 512K. 
  • Um palmo de fio de wire-up x 5 cores diferentes. Ou da mesma cor, depende de voce
  • Super bonder
  • Soquete de 28 pinos
  • Dois transistores 2N3904
  • Dois resistores de 10K
  • 1 diodo 1N4148
Primeiro vamos tentar entender o que vamos fazer

Vamos conectar uma RAM no barramento do MSX da seguinte forma
  • A0 a A13 da SRAM ligados ao barramento de endereços do MSX
  • D0 a D8 da SRAM ligados ao barramento de dados do MSX
  • /OE da SRAM vai ao pino /RD do Z80
  • /WE da SRAM vai ao pino /WR do Z80
  • A14 a A18 da SRAM vao ligados aos pinos MA14 a MA18 do S1985
  • /CS da SRAM vai ligado ao pino do slot onde você quer alocar a RAM. No nosso caso, vai no slot 3.0 (slot 3, subslot 0)
Isso ai é suficiente para voce ter 256K de Mapper RAM. 256K porque para reconhecer 512K, o pino X5 do S1985 tem que pulsar no reset pra avisar ao micro que a linha MA18 esta ativa. Para isso, usaremos um circuitinho bem simples.

Como temos praticamente todos esses sinais ao lado da ROM do FS-A1MKII, basta removermos as soldas e colocarmos um soquete de 28 pinos ali. 28 pinos porque e MUITO MAIS FACIL apenas levantar os pinos da RAM e soldarmos os fios necessarios.

Os transistores, resistores e diodo vao pro nosso circuitinho de pulsar a linha X5 no boot. Mole, ne?

Mole nada, é um trampo dos infernos. Vamos começar

Ja soldou o soquete la? Entao vamos pegar nossa RAM e dobrar os seguintes pininhos pra cima:  1, 2, 3, 32, 31, 30, 29, 24, 22


 O resultado é esse:


 Assim, basta encaixar essa RAM  no lugar e soldar os fios da seguinte forma:
  • Pino 24 da memoria (/OE) vai ligado ao pino 21 do Z80 (/RD)
  • Pino 29 da memoria (/WE) vai ligado ao pino 22 do Z80 (/WR)
  • Pino 22 da memoria (/CE) vai ligado ao pino 16 de uma das memorias DRAM (o que é o sinal /CAS das memorias)
  • pino 32 da memoria (VCC) vai ligado ao +5 volts (na foto foi ligado ao pino 28 da ROM, que vai ligado ao +5 volts)
 Com isso, ja temos 64K no barramento. Se ligarmos os pinos 1, 2, 3, 30 e 31 a VCC ou GND (todos juntos, obvio) ja poderemos ver o micro bootando com 64K.

Mas e agora que a giripoca pia :(Agora vamos ligar os pinos 1, 2, 3, 30 e 31 ao S1985


Ta preparado pra fazer essas soldas?

Meu "aviso": Pra mim, que tenho larga experiencia em soldas SMD, é um porre fazer essas soldas. Se voce nao se garante, acho bom treinar em uma placa mae velha de PC antes de faze-lo no MSX =)

Vamos la:
  • MA14 (pino mais abaixo na foto) no pino 3 da memoria
  • MA15 no pino 31 da memoria
  • MA16 no pino 2 da memoria
  • MA17 no pino 30 da memoria
  • MA18 (pino mais acima na foto) no pino 1 da memoria


So isso. Com isso o MSX ja boota com 256K de RAM.

Recomendo FORTEMENTE que, apos soldar os fios e ter certeza que nao ha curto, colocar uma gota de super-bonder segurando os fios da placa, pra que eles NUNCA MAIS se mexam. 

Os fios, eu passo pelos furos de 2 componentes que nao sao instalados na placa




Agora, vamos subir pra 512K?

Monte o seguinte circuitnho:


Voce vai ligar o /RESET no pino 26 do Z80. E o "Linha X5" no seguinte pino do teclado (!) do bichao


Pronto. Ao boot, ja devem aparecer 512K de RAM.

É isso ai pessoal, voce transformou seu FS-A1MKII de MSX2 para MSX 2+, e ainda colocou 512K de RAM nele. Pra mim esse micro é um dos MSX mais bacanas e versateis existentes. E por ser placa face-simples, é muito mais facil de modificar que o FS-A1F ou FS-A1FM que tem placas face-dupla com metalizacao de furo, portanto sendo muito mais dificil dessoldar os pinos do VDP.

Espero que voces tenham gostado do post. Me tomou 3 horas pra escrever isso tudo. Agradeço doações para incentivar meu trabalho e peço aquele famoso click nos anunciantes. Tambem, nao se esqueca de conhecer meu canal do youtube, e assistir meus videos. Ainda preciso de 1200 horas de exibicao para que meu canal volte a ser monetizado. E, sempre que eu tiver paciencia, tem artigo novo no site.

Ate a proxima!

SERVICO:
  •  Todas essas modificacoes podem ser feitas por mim no seu computador, me contacte em alexandre@tabalabs.com.br
  • Dou manutencao em videogames e computadores antigos. Contato pelo mesmo email. Nao deixe seu bem valioso nas maos de um curioso qualquer, tenho larga experiencia de mais de 30 anos de manutencao desses aparelhos. Desde quando eles eram novos!
  • A ROM necessaria para este upgrade está >>>AQUI<<<

4 comentários:

juaozis disse...

Fantástico tutorial, Alexandre! Você bem que poderia ser nosso 8-bit guy brasileiro, hein?

Josue disse...

Muito bom gostei mesmo, ha Alexandre eu sempre clico a mim nos anunciantes, mas dessa vez não esta aparecendo pra mim aqui, Ótimo post valeu!

Marcos Delai disse...

Alexandre, espero que consigas mandar embora essa depressão.
Sei bem o que é não ter vontade de falar, de fazer nada. Passei alguns anos com essa maldição, e hoje estou bem. Como dissestes, requer acompanhamento médico, que faço até hoje.
Continue com este ótimo trabalho, que é este site. Trabalhar, para mim, foi o que me salvou de afundar ainda mais... Ainda trabalho no mesmo local hoje, mas, na época, era algo que eu fazia por obrigação (precisava me manter, $$$, he he he).
Abração!
;)

Unknown disse...

Thanks por suas 3 horas doadas nesse post.