02 setembro 2019

A gambiarra que eu demorei 30 anos pra fazer (inversao dos drives do Apple II)

Ola pessoal, Tabajara na area =)

Eu sou usuario de Apple II. Pode falar o que for mas eu gostchu. E gostchu muitchu. Entao eu tenho varios Apple II em casa para brincar. Meu preferido é - pasme - o Apple IIe


Sim, é meu Apple IIe. Morram de inveja =)

E no IIe "principal", eu tenho uma Duodisk


Mas esse é a "estrela da colecao" e eu nem uso tanto. O que eu uso mais é um outro IIe, mais carcomido, que fica na minha bancada de trabalho. É onde eu testo meus prototipos, e as placas que fabrico. E nele eu uso um drive CCE de 1930, placa de drive da CCE e um monte de placas prototipo com meus circuitos...

Uma coisa que as vezes me faz falta, é poder "inverter" os drives de disquete. Por exemplo, tenho uma SDisk II ligada como drive 1 e o CCE como drive 2. Copio um disquete e quero testa-lo, preciso desligar o micro, desligar os conectores dos dois drives, inverter e ligar de novo.

Nao mais =)

Esta é minha placa de drive


O esquema dessa placa é bem parecido com a placa original Disk II da apple. Os dois drives tem os conectores de 20 pinos em paralelo, com exceção do pino de selecao de drive. Vejam no esquema:


A selecao de drive fica no pino 14, /enbl1 e /enbl2. Obvio, cada um desses pinos vao para um conector diferente. O nosso objetivo é pegar os pinos 6 e 8 do 74LS132 e liga-los diretos ou invertidos.

Vamos pegar uma chavinha H-H e cola-la-la na lateral da placa


Vamos fazer dois furinhos pra passar um arame e prende-la com mais força =D



Ai, vamos cortar duas trilhas na placa, ja marquei pra ficar facil pra voces


Ai é só a gente ligar os fios da chave...


Pronto! Quando quiser inverter os drives (mesmo com o micro ligado) é so mudar a posicao da chavinha =)

Ate a proxima, pessoal! =D

3 comentários:

Francisco Binoeza disse...

Olá, pode ser que eu esteja atrasado, mas tenho uma controladora igual a sua com dois drive disk separados.
Por favor, poderia me enviar a pinagem dos controladores 1 e 2? Estou fazendo a trocados conectores, me micro é um clone DISMAC D-8100/A.
Obrigado!

Francisco Binoeza disse...

Ok! Obrigado!

Ninguém disse...

Amigo, tenho muito interesse em conseguir essa chave (interruptor DPDT) que aparece em suas fotos. é a mesma que era usada na maioria dos cartuchos de 4 jogos do Atari ! Onde consigo comprar elas? Muito grato.