sexta-feira, setembro 06, 2019

O drive Super 5 que nao movia o motor de passo

Oi pessoal, Tabajara na area!

Esse post vai ser rapidinho e quase sem fotos. Eu vou coloca-lo como um "lembrete", pra o dia que aparecer outro eu lembrar de fotografar e explicar melhor o defeito.

Hoje vamos falar de um dos melhores drives de disquete pro Apple II, o "Super 5"



Um defeito muito comum no drive "Super 5" de Apple II, o "bico de pato" que na realidade é um mecanismo CHINON, é o motor de passo nao se mover, ou mover com muita dificuldade.

Esse defeito é daqueles que o filho chora e a mae nao ve. NORMALMENTE o povo pensa que é o chip que empurra o motor de passo, um chip da Mitsubishi (o qual eu nao lembro o codigo agora) que é quase impossivel de achar no Brasil.

O defeito é simplerrimo. Na parte de tras do drive, mais ou menos no meio da placa, tem 4 capacitores de 220µF x 10V. Troque todos os 4, e o problema estará resolvido.

Hoje um amigo apareceu aqui em casa com um drive desses, com exatamente este defeito. Eu pastei uns 10 minutos pra lembrar o que era exatamente. Ate que resolvi trocar logo os 4 capacitores, e o defeito era este mesmo. E detalhe: No testador de capacitor, a capacitancia e a ESR dos capacitores estavam - pasmem - perfeitas.

Obvio, aproveite e troque todos os capacitores eletroliticos da placa do drive =) 

Ate a proxima, pessoal!

(In english, quick wrap up: If your "Super 5" floppy doesn't move the head, change the 4 220µF x 10V capacitors that are together on the back of the drive, around the middle of the board)

Um comentário:

Ariel Fornazari Veiga disse...

Parabéns pelo blog! Simples, ótimas explicações. Virei seu fã