11 maio 2020

Sem entrada auxiliar? Sem problema! (Philips FWC170/19)

Ola pessoal, Tabajara na area =)

(o assunto é: Colocar uma entrada de audio auxiliar no aparelho de som Philips FWC 170/19, mas tem toda uma introducaozinha...)

Como voces sabem, eu tenho um GRAVE problema de barulho na vizinhanca. O de sempre.

Entao, primeiro eu comprei os tapa-ouvidos. Ajuda, mas nao resolve

Esse protetor da 3M é baratinho, e MUITO melhor que os MACKs importados. Gastei dinheiro a toa comprando um pacote de macks.

Ai como isso ai nao resolveu (ontem os meus 4 vizinhos, da frente, de tras, da esquerda e da direita tocaram o maior rebú, desde 9 da manha ate sei la que horas da noite, eu fui forçado a comprar um "reforço" caro, indesejavel, mas espero que me garanta meu silencio


Caro, desconfortavel, indesejado, mas atenua 23db de barulho. Espero que esse troço junto dos tapa-ouvidos me resolva meu problema de querer me isolar e ficar em silencio.

Mas nem sempre eu quero silencio, muitas vezes tudo que eu quero é nao ouvir o ruido que os vizinhos consideram musica. Ou o ruido deles proprios. Entao eu boto musica, so que as caixas de som do meu monitor nao fazem jus a qualidade da musica que eu ouço (que eu sei, é subjetivo, mas estou medindo pela minha regua).

Minha ideia? Conseguir um somzinho e ligar a saida do meu computador. O mais barato que eu consegui foi esse aqui


O mesmo defeito de todos os aparelhos de som com CD - O proprio CD nao funciona =)

Como eu nao vou ouvir mesmo CD, entao tou pouco me lixando. Funcionando o radio...eu me entendo =)

O som saiu quase de graça, mas quando eu fui buscar, notei que faltava alguma coisa: Cade a entrada auxiliar? Philips feia...nao colocou entrada de audio auxiliar no somzinho. Feia, muito feia.

Por sorte, isso a gente resolve

Primeiro eu baixei o manual de serviço. Procurem na internet por FWC 170/19 service manual e voces acham

Depois eu fui estudar o circuito do amplificador...olha que simples

(clica que amplia)

Resumo da opera? Retira R3545 e R3546, insere ali canal esquerdo e direito =)

Como esse é um post rapido (como eu disse, to atulhado de trabalho, e preciso dormir) entao eu fiz um hack rapidinho


Esse sao os resistores a retirar. Marcados em vermelho. Em cima deles está escrito 102, ou seja, 1K


Um par de resistores de 1K, ligados DEPOIS dos resistores que voce removeu. Nao usei o pad dos resistores porque o pad é fragil, use os jumpers que estao logo apos os jumpers. O GND é ligado logo ao lado


Esse conector fica na borda direita da placa (olhando por tras) e tem 4 fios, dois pretos e dois brancos. Esses fios sao cames (chaves acionadas mecanicamente) que ficam no modulo do cassete. Voce precisa ligar esses dois ai que estao curto-circuitados no meio da imagem pro audio sair e voce nao ter que ficar com a tecla play - e o motor do cassete - acionados.

Com isso, basta ligar sua fonte de audio e pronto =) Somzinho no auxiliar! =D

Claro que eu farei essa modificacao de forma muito mais cuidadosa - Com uma chave de alavanca atras selecionando som do auxiliar ou do tape, ja que eu bloqueei o audio vindo da unidade de cassete, e chaveando tambem esse ponto curtorcircuitado. Mas eu nao tinha a chave de 3 polos x 2 posicoes no estoque, nem conectores RCA de painel DECENTES pra modificar. Quando o comercio abrir, eu refaço a modificacao. Por enquanto vai ficar assim =) E funciona, o somzinho ficou otimo! Amanha vou prender uma prateleira na parede para coloca-lo =)

E isso ai pessoal, ate a proxima, agora com um somzinho bem legal! =D

Um comentário:

Formigão disse...

Muito bonito o som e philips sempre é bom, eu tenho um C-252 que ganhei da minha sogra e foi só uma limpeza e fico ótimo eu ia também colocar no pc mas dona maria pegou e agora vou comprar um outro e seguindo sua dica talvez adquiri o mesmo modelo. 7351.