23 junho 2015

A guerra dos consoles

Ja viram briga online de console X versus console Y?

Tem fanboys pra todos os consoles, assim como tem pra todos os times de futebol

Eu?

Tenho todos. Nao preciso medir tamanho de pinto.

22 junho 2015

Ninguem respeita carro velho. MESMO.

Continuando a saga do Veiona, hoje fui lavar o carro.

É.

O carro ta com a pintura horrivel, mas eu nao aguentava mais ver as rodas imundas, e levei o carro pra lavar. Meia hora lavando, saiu com as rodas - ainda - imundas.

"Po! Eu trouxe o carro pra lavar as rodas tambem"
"ah, ta muito sujo, so sai com solupan"
"...?"

E o carro continuou com as rodas sujas. E eu vou ter que pegar a escovinha, e lavar.

Ninguem respeita carro velho :(

18 junho 2015

Qual a tarefa de um museu de informatica?

Ola pessoal!

Bem, como alguns de voces devem saber, eu tenho "alguns" computadores antigos. Sendo "alguns", uma "quantidade razoavel". Voces entendem, né? :o)

Eu nao sou um museu de informatica. Nem pretendo ser. Serio. Eu tenho um monte de computadores antigos PRA MIM. Tenho porque gosto, e porque sinto uma grande necessidade de preservar o legado da informatica brasileira. Pra um pais que tem vergonha ate das suas origens e da sua propria lingua, lembrar de um passado glorioso - e ao mesmo tempo, vergonhoso - é praticamente impossivel.

Entao, haja visto que tenho espaço e conhecimento, eu faço o possivel pra preservar o que os outros nao querem mais. Tenho um acervo que considero razoavel de maquinas, acessorios e software pra tudo que foi lançado no Brasil. Ate o I-7000 "patinho feio" que ninguem tem.

Ai nós chegamos ao porque disso tudo: Colaboração entre "colecionadores" e "museus".

Eu nao me considero "colecionador". Eu me considero uma pessoa que ajuda a manter um determinado legado. Eu tenho varias maquinas, documentei-as na medida do possivel (e se voce reclama que ainda nao está online, é porque - como sabem - eu nao vivo disso. Preciso de tempo livre pra por isso online e meu trabalho toma bastante do meu tempo acordado). E nao apenas a documentação como o "serviço" de midia e preservação estao disponiveis - de acordo com meu tempo.

O que eu quero nesse post, é chamar a atencao (e de forma alguma jogar verde) pra todos voces, museus, colecionadores, possuidores de equipamentos antigos:

O quanto voces colaboram entre si? 

Muitas vezes um colecionador precisa de um disco de boot (eu procuro o do I7000 ha tempos) ou alguma informacao especifica sobre um determinado computador. O quanto voces colaboram pra isso? 

Em um mundo "ideal", museus e colecionadores andariam junto. Nao é o que eu vejo no Brasil. Que tal darmos as maos e colaborarmos mais entre si? Os museus de informatica do pais (e os futuros curadores, diga-se de passagem) precisam de maior integracao, sem estrelismo, sem "eu estou aqui no topo, e voces ai embaixo". Nós colecionadores precisamos de ajuda para mantermos nossos sistemas operacionais. E os museus TAMBEM precisam dos colecionadores, porque muitas vezes os proprios museus tem equipamentos incompletos, e/ou nao sabem como por um equipamento funcionando. 

Da mesma forma, MOSTREM A CARA!!! Passou da hora dos museus se interarem e aparecerem mais nos encontros de colecionadores e afficionados. Há uma agenda de encontros (no Facebook, e em breve no meu site, quando possivel) onde sao divulgados eventos de ambito estadual e nacional. Por que os curadores e/ou pessoas ligadas aos museus nao aparecem nesses encontros? É sempre oportunidade de adquirir novas peças, gerar falatorio, conhecer novas pessoas. 

Como eu disse uma vez ao curador de um museu nacional: "A sociedade retrocomputacional brasileira conhece mais os itens da minha coleção, que da sua"

Vamos dar as maos? 

Aproveitando: 
Aceito doacoes de qualquer coisa relacionada a computadores antigos, ao inves de jogar fora ou direcionar pra um "buraco negro" que só absorve, mas nunca mostra, lembrem-se do Tabajara e sua "colecao". Certamente terá um bom destino, ajudará a preservar a historia da informatica e será devidamente cuidado e catalogado. Se forem disquetes/documentacao impressa, melhor ainda! O que nao existe digitalizado, o será. E disponibilizado pra todos. Qualquer duvida entrem em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br :o)

15 junho 2015

Era pra ser um post de festa, mas...

Oi gente
Esse é o post de numero 1000 do meu blog.

Era pra ser um post comemorativo, mas infelizmente nao rola

Ontem, meu amigo Renato Prado, se jogou do viaduto do chá

Nao sei porque ele tomou essa decisao absurda. Mas é a ultima pessoa que eu esperava fazer uma coisa dessas.

Eximio programador, excelente guitarrista, nunca levantou a voz ou se alterou durante o ano que trabalhou comigo. Sempre teve uma atitude positiva, amigavel e progressista seja la qual fosse a dificuldade ou problema.

Va em paz, caro amigo. Que voce encontre a paz pros problemas que te levaram a fazer essa besteira.


10 junho 2015

I7000 da Itautec finalmente emulado no MESS (que agora é MAME)

Excelente noticia pra uma semana tao funebre

O Felipe Sanches criou o driver do I7000 para o MESS (agora MAME).



 Boot do computador sem cartucho nenhum

Boot do computador no modo de testes

Os meus mais sinceros parabens ao rapaz! Finalmente um dos poucos micros realmente nacionais, eternizado na emulação.

Em nome de toda a comunidade retrocomputacional, ficam os nossos agradecimentos ao Felipe Sanches!

(e este é o post 999 do blog :oD )

O professor que bloqueava

Esse post é um comentario a (excelente) coluna do meu amigo B.Piropo, no IT Forum. Link?
http://itforum365.com.br/blogs/post/113627/um-bravo-professor

Conforme prometi, teceria alguns comentarios com calma, porque o assunto é deveras vasto, e precisa ser analisado com calma.

Nao foi la? Que pena. Perdeu um excelente artigo. Vai la ler, e volta aqui.

Voltou?

Entao continuando:

Interferencia em celular é cana dura. A rede de celular - felizmente - é uma das coisas mais bem boladas e protegidas da nossa terra brasilis. Graças a isso, celular funciona em qualquer lugar. Inclusive nos presidios.

Mas como?

A intenção do professor foi otima. Eu mesmo ja quis comprar bloqueadores de celular pra andar no bolso, assim quando eu estivesse no restaurante jantando, ou em algum lugar que eu nao quisesse ser incomdado, eu simplesmente ligaria o bloqueador. Só que, infelizmente, nao é bem assim.

Há basicamente dois tipos de bloqueador de celular: O bloqueador por "espalhamento de sinal" e o bloqueador "direcionado". Coloquei os dois entre aspas porque realmente nao tem esses nomes. Vamos simplificar, afinal nao é uma coluna tecnica.

O bloqueador por espalhamento gera um sinal de banda larga, cobrindo todo o espectro dos celulares. Ou seja, seria como uma torre de celular com sinal muito forte, transmitindo nos canais de recepcao de todos os celulares simultaneamente. Seria o equivalente ao seu vizinho funkeiro colocar o ruido que ele escuta no ultimo volume do som poderosissimo que ele comprou. Ninguem escuta o programa de tv, a radio e a namorada reclamando.

O bloqueador direcionado funciona como uma "celula de interface" entre os celulares de uma area - um presidio, por exemplo - e a celula "oficial" da operadora. Nesse bloqueador, ha cadastro de todos os celulares "autorizados". Todo o resto, é bloqueado (ou monitorado!).

O bloqueador que o professor utilizou, é o primeiro tipo, o por "espalhamento". O problema desse bloqueador é que ele bloqueia TUDO. Ou seja, se ocorrer uma emergencia, ou uma necessidade real de uso, o bloqueador tambem vai bloquear essas ligacoes. Pior, nao há como limitar o raio de operação desse aparelho. Todos os celulares em uma determinada area correspondente a potencia do transmissor do bloqueador, serao bloqueados. Sem excessao. Ou seja, dos alunos, dos mestres, dos vizinhos, dos medicos, veterinarios, policiais...todo mundo ao redor.

Pra esse tipo de utilizacao, deveria-se utilizar o sistema de bloqueio seletivo, o "direcionado". Com isso apenas os celulares autorizados do pessoal da escola, funcionariam. Claro que isso tambem geraria interferencia nos vizinhos. O que mostra que, usar um bloqueador de celular em uma area densa, populosa, é pessima ideia.

O que tambem mostra, que é perfeitamente possivel bloquear celulares dentro de um presidio, tecnologia há, e custa razoavelmente barato. Falta vergonha na cara e vontade politica para tal. Mas isso é outro assunto completamente diferente, fora do escopo do artigo...

05 junho 2015

Video Composto FACIL pro TK90X (e TK95!)


Voce vai precisar de:
  • Transistor 2N4401 (nao use equivalentes, BC558 nao serve)
  • Resistor 75R x 1/8W
  • Capacitor 100µF x 25 volts
A foto é auto-explicativa. Observe-a com atenção (se clicar, aumenta!)

Primeiro voce vai retirar o resistor que está ali no espaço vazio, a direita. Depois, soldar o resistor de 75R no lugar, ai voce solda o transistor de acordo com o que está na foto. Retire o fio que vai do centro do conector RCA ate a placa, ai solde o capacitor (positivo no conector) e depois solde o negativo do capacitor no transistor.

Pronto, video-composto feito. Facil, né?

Lembrando:
Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br
E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o) 

Como fazer que suas teclas deslizem perfeitamente?

Teclado "agarrando" tecla? Facil de resolver.

Ao inves de usar WD40 ou oleo singer, use oleo de silicone usado para automodelos (é o oleo que vai dentro do amortecedor do carrinho).


Teclado do Apple IIe, sem as teclas que estao agarrando. 


 Alcool (para limpar antes de lubrificar), oleo de silicone para pingar UMA GOTINHA na ponta do cotonete, e o cotonete "generico"


Limpou, aplicou o oleo em toda a superficie deslizante, pronto. Teclado novo, de novo! :o)

A forma CORRETA de chavear um TK90X pra TK e Spectrum

Fazer gambiarra em micro antigo é muito, MUITO feio.

Entao, tutorial rapidinho pra galera, como chavear seu TK pra TK / Spectrum.

Primeiro, seja bomzinho e SOQUETE sua ROM.



Depois, pegue uma eprom 27256 e grave esse arquivo aqui: ROM TK + SPECCY


Coloque a eprom no lugar, deixando o pino 27 pra fora do soquete. É só dobrar ele um pouquinho pra fora, veja na foto. Solde um resistor de 10K do pino 28 para o pino 27.

Depois, pegue uma chave liga-desliga qualquer, solde um polo da chave no pino 27, e o outro polo da chave em qualquer GND da placa (por exemplo, pino 14 da EPROM ou pino 7 desse IC25 ai na frente da memoria

Pronto. Chaveado DECENTEMENTE.

#NaoARetroGambiarra

Lembrando:
Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br
E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

O Mes do CP500

CP500? Nunca aparece UM por aqui.

Eu tenho um :) Mas é raro de aparecer esse bichao. Primeiro porque é raro. Segundo porque é caro, terceiro porque é dificil de transportar.

 
Pois bem, por uma serie de fatores (alinhamento de planetas, energia super-cosmica, manifestação do monstro bizarro do espaguete voador, etc...) apareceram CINCO de uma vez. Sim, C I N C O.

Entao maos a obra, né?

 Esse deu trabalho."Só" tinha defeito no monitor, na placa mae e nos drives.


Linha de produção CP500tistica :oD


Defeito muito comum nos drives do CP500 M80C. O mancal (de plastico... ¬¬ ) que segura a alavanca do disquete, se quebra. Ai o disco nao funciona. A unica forma RAZOAVEL de recuperação é essa - faz-se um sulco no mancal e coloca-se um pedaço de arame engastado, colado com araldite. Ai tambem nunca mais da defeito. Se nao fizer assim, vai quebrar. Been there, Done that. 


Tem que fazer bem feito...


E mais um CP500 volta a vida, nao é uma sensação maravilhosa? :oD


Agradecimentos a boa alma que doou esses CP500 aos usuarios que REALMENTE queriam ter um CP500 e se esforçaram para colocar suas maquinas em funcionamento. Eu nao vou citar nomes aqui, mas uma pessoa doou TRES CP500 para 3 pessoas diferentes. Atitudes como essa sao raras, mas engrandecem a comunidade e trazem muita alegria tanto pra quem doa, como pra quem recebe.

Lembrando:
Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br
E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

O Amiga CDTV que caiu de bumbum no chao :o)

So pode ter sido isso...

(fonte: Wikipedia)

Um cliente trouxe aqui em casa um CDTV que comprou pela internet. Funcionava, mas nao exibia imagem.

Como todos os sinais pareciam normais, retirei a placa de saida de video e fui ver se havia algum problema. Qual minha surpresa...



Poisé. Alguem tem que consertar essa placa :)




É muito importante entregar o seu xodó para alguem que REALMENTE sabe o que está fazendo, nao é? :)

Lembrando:
Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br 

E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

Trocando os capacitores do Amiga CD32

Coisa bem rara de se ver :)

Hoje um cliente trouxe um Amiga CD32 para trocar os TRINTA (!) capacitores da placa.
(achou muito? O modulo de Genesis/Mega Drive do LaserActive CLD-100 da Pioneer tem mais de 100...)


Os micros da linha Amiga que tem capacitores SMD na placa (Amiga 600, Amiga 1200, Amiga 3000, Amiga 4000, Amiga CDTV, Amiga CD32) **obrigatoriamente** tem que ter seus capacitores trocados o mais rapido possivel. Com o tempo, o "selo" que mantem o eletrolito (acido borico) dentro das latinhas de aluminio dos capacitores SMD apodrece e vaza eletrolito, com isso corroendo a placa e danificando definitivamente o seu (valioso) brinquedo.


Essa placa ainda estava em bom estado - os capacitores ja tinham começado a vazar, mas o eletrolito ainda nao tinha feito (muito) estrago. Resultado? Placa perfeitamente recuperada.


Nao. Nao fica bonito. Eu nao coloco capacitores SMD porque com o tempo, eles podem dar EXATAMENTE o mesmo problema. Estes capacitores (de excelente qualidade) nunca vao vazar, portanto seu aparelho nunca mais vai lhe dar dor de cabeça. Eu executo esse serviço de acordo com a vontade do cliente - Posso colocar no lugar capacitores SMD como os originais - mas nao garanto que vá durar como durariam estes capacitores PTH. Claro, se voce precisar trocar os capacitores do seu Amiga, ou de qualquer outro computador/videogame antigo, estou a disposicao.

Lembrando: Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

Sord M5

Olha que gracinha apareceu aqui hoje pra consertar :)


Esse é o Sord M5. Um micro japones (!) que foi vendido no reino unido (!!!) e que, por dentro, é quase um MSX (ou colecovision!!!!!!).


Nessa mother(foka)board, temos:
  • Z80 a 3.6MHz
  • TMS9918 (que é a mesma coisa do 9128 usado no MSX)
  • SN76489 (chip de som do colecovision)
  • Z80 CTC (!!!!!)
  • Um gate array que ta la pra estragar a brincadeira de eu copia-lo pra ter em casa :( 
Micrinho diverido! Tem jogos iguais ao do coleco, é super diferente e divertido. Olhe a traseira dele


Da esquerda pra direita: Fonte (um tijolao!!!), cassete, porta paralela, joysticks 1 e 2, audio, video. Na foto o modulador que fica mais a direita tinha sido removido.

Pra que serve? Bem...é praticamente um micro pra jogos. Tem poucos (e bons) jogos. Tem coisas originais da Konami, da Irem e de outros fabricantes japoneses de jogos. Olha por exemplo o Moon Patrol!


Micro super diferente, e divertido. O cliente que o trouxe, saiu satisfeitissimo. Quem mais consertaria um micro obscuro onde tudo quanto é informação é dificil?

O mais legal é que acabou saindo daqui com um cartucho com dezenas de jogos :) Sim, acabei fazendo um multicart pra ele! :D

Lembrando: Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br E obvio, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

Oba, vou ficar famoso!

Hoje a equipe da Rede TV esteve aqui em casa pra fazer uma materia sobre disquetes

Deve passar hoje as 21:30 no Rede TV News. To preparando o PVR pra tentar gravar.

Ai eu dei uma "arrumada" no caos infinito (eh...minha mesa) e tirei uma fotinho

Foto original em https://dl.dropboxusercontent.com/u/64631297/minha%20mesa%20-%20final.jpg


[UPDATE]: Ficou pra amanha :( Todo mundo sintonizando a Rede TV as 21:35 :)

01 junho 2015

Quer andar de carro velho, quer? :P

Eu tenho um carro velho. Um verona 94. E nao reclame, podia estar a pé :)


Ta, a pintura ta (bem) feia. Mas o carro ta muito gostoso de andar. Mecanica ta (marromeno) em dia, o interior é muito confortavel, e eu nao tenho do que reclamar. É o que temos pro almoço.

O chato é que quando voce tem carro velho, nao importa se voce tem dinheiro ou nao - voce É POBRE e doravante será tratado como tal.

Meu carro tinha uma infinidade de pequenos problemas, apesar da baixa quilometragem (quando peguei tinha em torno de 106 mil km, que para um carro 94, é "carro zero"). Obviamente, fui resolvento todos e, quando aparece mais um, dou um jeito de conserta-lo e deixa-lo supimpa. Gosto de manter meu carro devidamente conservado. Alem de conforto (minha namorada mora a 30 km daqui), é uma das minhas mais importantes ferramentas de trabalho.

Porem, voce chega numa oficina, nao e assim que te tratam.

Se eu levo meu carro para alguem mexer - coisa que é rara, porque o que tem que fazer, normalmente eu mesmo faço - invariavelmente os mecanicos nao tao nem ai. Sujam o banco, nao mexem direito, botam peças mais baratas - mesmo que eu peça pra resolver o problema da melhor forma possivel.

Uma vez fui a uma oficina pra trocar a correia dentada e os retentores do motor. Tava vazando oleo, e sujando o motor. Mas pedi que trocassem TODOS os retentores. Enfase no TODOS. Pois bem, nao trocaram o retentor do eixo da caixa. Porque "vai ficar muito caro". EU NAO PERGUNTEI QUANTO, EU MANDEI TROCAR, PORCARIA!

Outra vez, tinha um problema na borracha que veda a boia do tanque. A unica vez que esse carro me deixou na mao, foi um dia que eu deixei ele parado na porta da casa de um ser vivo, e quando voltei pra pegar, o carro nao partia. Bomba de combustivel. Troquei la mesmo na rua, fechei o troço as pressas e nao coloquei a borracha direito. So fui ver isso meses depois, na oficina. Um garotao ficou 5 minutos pra colocar a vedacao no lugar. Quando eu vi que nao tinha jeito, eu tomei da mao dele e fiz eu mesmo. Em 10 segundos. O cara ainda meteu o maozao de graxa no banco (impecavelmente limpo) e eu dei uma bronca nele e no dono da oficina.

Depois, foi trocar o radiador. Dei uma cacetada com a frente do carro numa das famosas valetas de SP, e com isso trincou a lateral do radiador. Sem problemas. TROCA O RADIADOR. Nao quero gambiarras, o radiador tava enferrujado mesmo. Veio um radiador novo...VAZANDO. E ainda por cima me ferraram o sensor de temperatura do radiador. Ficou ligado direto e descarregou a bateria. Beleza, eu fui la e troquei o sensor. E estou esperando a oficina resolver do radiador.

Dessa forma, a unica coisa que posso resumir é que oficina nao gosta de carro velho. E nem do meu dinheiro. A famosa "teoria das janelas quebradas", conhecem?

E cada vez mais eu faço os pequenos reparos do meu carro em casa :(