Ola pessoal, Tabajara na area! =D
Eu nao sou pao-duro. Sou um pao, e sou um duro. Mas nao sou de forma alguma pao-duro. E sou um cara mais ou menos criterioso com sucata eletronica. Eu NAO GOSTO de jogar coisas fora porque deram um minimo defeito. É uma opiniao pessoal, um "principio". Quem nao gostou, ja sabe né? =) Mas é assim que eu funciono e ponto final.
Pois bem, estava na casa da namorada, queimou uma lampada da cozinha e eu fui trocar
Ces ja viram o ABSURDO que isso ilumina? Pois é. E consome miseros 10 watts. Brilha igual (ou mais) a uma lampada de 100W, mas consome 1/10 da sua lampada incandescente de 10 watts. E é uma lampada antiga, de 2016. 3 anos depois tem coisa mais eficiente.
A lampada durou 3 anos e...apagou. Veja bem, essa lampada custa OITO REAIS la em Moo-Gi das Cruzes, que é onde a namorada mora. Nao apenas custa ninharia, mas ninharia no interiorrr. E lembre-se: 8 reais voce nao paga uma coca-cola de 2 litros.
Porem, a curiosidade aliada ao "nao vou jogar fora nem @()#*%@" me levou a abrir e consertar essa lampada.
O reparo? Uma gota de solda =)
Eu explico:
Leds precisam ter CORRENTE constante e nao TENSAO constante. Uma lampada de LED normalmente é um retificador/capacitor, um integrado driver (de corrente constante) e uma tripa de LEDs ligados em serie. No caso dessa lampada, temos 24 leds, dando mais ou menos 5 volts pra cada led. POREM como é ligado em corrente constante, nao faz muita diferença ter 24 ou 23 leds.
O que acontece é que se UM led queimar, tudo para =) Afinal todos os LEDs estao ligados em serie. O segredo? Achar o led queimado e jumpea-lo. A lampada vai ficar funcionando, mantendo mais ou menos os mesmos parametros de operacao. E voce evita de gastar 8 reais =)
Pra testar o LED é facil, meça-o com o multiteste na escala X1 ou no automatico (pra quem tem multimetro auto-range). Se nao funcionar, inverta as pontas de prova. No caso dessa lampada os leds pares tem a polaridade invertida em relacao aos impares. Entao voce testa os leds pares, inverte as pontas de prova, testa os leds impares. O que nao acender com as pontas de prova nos dois sentidos, voce arranca fora e mete um jumper no lugar
Funcionou =) Vai voltar pra casa da namorada =D
Ate a proxima, pessoal! =D
10 setembro 2019
06 setembro 2019
O drive Super 5 que nao movia o motor de passo
Oi pessoal, Tabajara na area!
Esse post vai ser rapidinho e quase sem fotos. Eu vou coloca-lo como um "lembrete", pra o dia que aparecer outro eu lembrar de fotografar e explicar melhor o defeito.
Hoje vamos falar de um dos melhores drives de disquete pro Apple II, o "Super 5"
Um defeito muito comum no drive "Super 5" de Apple II, o "bico de pato" que na realidade é um mecanismo CHINON, é o motor de passo nao se mover, ou mover com muita dificuldade.
Esse defeito é daqueles que o filho chora e a mae nao ve. NORMALMENTE o povo pensa que é o chip que empurra o motor de passo, um chip da Mitsubishi (o qual eu nao lembro o codigo agora) que é quase impossivel de achar no Brasil.
O defeito é simplerrimo. Na parte de tras do drive, mais ou menos no meio da placa, tem 4 capacitores de 220µF x 10V. Troque todos os 4, e o problema estará resolvido.
Hoje um amigo apareceu aqui em casa com um drive desses, com exatamente este defeito. Eu pastei uns 10 minutos pra lembrar o que era exatamente. Ate que resolvi trocar logo os 4 capacitores, e o defeito era este mesmo. E detalhe: No testador de capacitor, a capacitancia e a ESR dos capacitores estavam - pasmem - perfeitas.
Obvio, aproveite e troque todos os capacitores eletroliticos da placa do drive =)
Ate a proxima, pessoal!
(In english, quick wrap up: If your "Super 5" floppy doesn't move the head, change the 4 220µF x 10V capacitors that are together on the back of the drive, around the middle of the board)
Esse post vai ser rapidinho e quase sem fotos. Eu vou coloca-lo como um "lembrete", pra o dia que aparecer outro eu lembrar de fotografar e explicar melhor o defeito.
Hoje vamos falar de um dos melhores drives de disquete pro Apple II, o "Super 5"
Um defeito muito comum no drive "Super 5" de Apple II, o "bico de pato" que na realidade é um mecanismo CHINON, é o motor de passo nao se mover, ou mover com muita dificuldade.
Esse defeito é daqueles que o filho chora e a mae nao ve. NORMALMENTE o povo pensa que é o chip que empurra o motor de passo, um chip da Mitsubishi (o qual eu nao lembro o codigo agora) que é quase impossivel de achar no Brasil.
O defeito é simplerrimo. Na parte de tras do drive, mais ou menos no meio da placa, tem 4 capacitores de 220µF x 10V. Troque todos os 4, e o problema estará resolvido.
Hoje um amigo apareceu aqui em casa com um drive desses, com exatamente este defeito. Eu pastei uns 10 minutos pra lembrar o que era exatamente. Ate que resolvi trocar logo os 4 capacitores, e o defeito era este mesmo. E detalhe: No testador de capacitor, a capacitancia e a ESR dos capacitores estavam - pasmem - perfeitas.
Obvio, aproveite e troque todos os capacitores eletroliticos da placa do drive =)
Ate a proxima, pessoal!
(In english, quick wrap up: If your "Super 5" floppy doesn't move the head, change the 4 220µF x 10V capacitors that are together on the back of the drive, around the middle of the board)
02 setembro 2019
O radio que emudeceu (Positron sp2211ub - Soltou um diodo!)
Ola pessoal, Tabajara na area =D
Minha namorada tem um March, completinho da silva. Só que a nocao de "completinho" da Nissan é meio diferente. Veio sem alto-falantes e sem radio. É um absurdo em pleno 2013 um carro vir de fabrica sem um radinho de bleosta, mas foi assim que o carro dela veio, e la estava.
Outro dia me deu ira desse negocio de nao ter radio, ai eu peguei dois pares de alto-falantes que eu tinha comprado pro Peixinho Dourado (e acabei deixando os originais mesmo no lugar), e o radio que eu tinha ganhado do E1000 que estava guardado ha tempos, é um Positron SP2211UB. Ele inclusive ja apareceu aqui pelo blog...pq ele tinha um defeito bem peculiar. Procura ai que voce acha o post, foi um reparo interessante =)
Ai, apos umas 4 ou 5 idas a mercadocar, pq sempre faltava um detalhezinho...e lembrem-se, eu nao sou especialista em instalacoes automotivas...Beleza, radio funcionando.
Dia seguinte fomos sair e o radio...Ploft.
Mudinho da silva.
Beleza, depois eu vejo. Passam-se 6 ou 7 semanas, e ela nao aguentou mais e pediu que eu comprasse outro radio pra colocar no lugar. Comprei um poisézinho da multilaser e coloquei. Nao apenas o radio nao "encaixou" no painel dela por causa de uma aba que teria que ser serrada (!) fora, mas eu percebi logo de cara que o canal direito frontal estava mudo. Botei a mao atras do radio, tava quente bagaraio. Canal em curto. Multimetro na mao, realmente o fio do alto-falante dianteiro direito soltou e estava em curto.
Saco.
Eu ja imaginava que era isso que tinha queimado o radio Positron. Entao eu tirei o radio do carro dela, ia ter que trocar de qualquer jeito porque nao encaixava e no fim do dia acabei colocando o radio no carro da mae dela. E prometi que consertaria o positron. Assim fiz, trouxe-o-o pra casa e abri agora a noite.
Tirei a chapinha metalica do amplificador, fui ver o numero pra comprar..11 reais no ML. Mas ai eu notei um detalhe
Tao sentindo falta de alguma coisa?
ENHANCE!
Um diodo havia SOLTADO da placa. Um pad quebrou e o outro lado a solda tava mal soldada. Será isso que deu pau no radio?????????? O_O
Foi so colocar o diodinho, e o radio voltou a funcionar PERFEITAMENTE =)
Ate a proxima, pessoal! =D
Minha namorada tem um March, completinho da silva. Só que a nocao de "completinho" da Nissan é meio diferente. Veio sem alto-falantes e sem radio. É um absurdo em pleno 2013 um carro vir de fabrica sem um radinho de bleosta, mas foi assim que o carro dela veio, e la estava.
Outro dia me deu ira desse negocio de nao ter radio, ai eu peguei dois pares de alto-falantes que eu tinha comprado pro Peixinho Dourado (e acabei deixando os originais mesmo no lugar), e o radio que eu tinha ganhado do E1000 que estava guardado ha tempos, é um Positron SP2211UB. Ele inclusive ja apareceu aqui pelo blog...pq ele tinha um defeito bem peculiar. Procura ai que voce acha o post, foi um reparo interessante =)
Ai, apos umas 4 ou 5 idas a mercadocar, pq sempre faltava um detalhezinho...e lembrem-se, eu nao sou especialista em instalacoes automotivas...Beleza, radio funcionando.
Dia seguinte fomos sair e o radio...Ploft.
Mudinho da silva.
Beleza, depois eu vejo. Passam-se 6 ou 7 semanas, e ela nao aguentou mais e pediu que eu comprasse outro radio pra colocar no lugar. Comprei um poisézinho da multilaser e coloquei. Nao apenas o radio nao "encaixou" no painel dela por causa de uma aba que teria que ser serrada (!) fora, mas eu percebi logo de cara que o canal direito frontal estava mudo. Botei a mao atras do radio, tava quente bagaraio. Canal em curto. Multimetro na mao, realmente o fio do alto-falante dianteiro direito soltou e estava em curto.
Saco.
Eu ja imaginava que era isso que tinha queimado o radio Positron. Entao eu tirei o radio do carro dela, ia ter que trocar de qualquer jeito porque nao encaixava e no fim do dia acabei colocando o radio no carro da mae dela. E prometi que consertaria o positron. Assim fiz, trouxe-o-o pra casa e abri agora a noite.
Tirei a chapinha metalica do amplificador, fui ver o numero pra comprar..11 reais no ML. Mas ai eu notei um detalhe
Tao sentindo falta de alguma coisa?
ENHANCE!
Um diodo havia SOLTADO da placa. Um pad quebrou e o outro lado a solda tava mal soldada. Será isso que deu pau no radio?????????? O_O
Foi so colocar o diodinho, e o radio voltou a funcionar PERFEITAMENTE =)
Ate a proxima, pessoal! =D
A gambiarra que eu demorei 30 anos pra fazer (inversao dos drives do Apple II)
Ola pessoal, Tabajara na area =)
Eu sou usuario de Apple II. Pode falar o que for mas eu gostchu. E gostchu muitchu. Entao eu tenho varios Apple II em casa para brincar. Meu preferido é - pasme - o Apple IIe
Sim, é meu Apple IIe. Morram de inveja =)
E no IIe "principal", eu tenho uma Duodisk
Mas esse é a "estrela da colecao" e eu nem uso tanto. O que eu uso mais é um outro IIe, mais carcomido, que fica na minha bancada de trabalho. É onde eu testo meus prototipos, e as placas que fabrico. E nele eu uso um drive CCE de 1930, placa de drive da CCE e um monte de placas prototipo com meus circuitos...
Uma coisa que as vezes me faz falta, é poder "inverter" os drives de disquete. Por exemplo, tenho uma SDisk II ligada como drive 1 e o CCE como drive 2. Copio um disquete e quero testa-lo, preciso desligar o micro, desligar os conectores dos dois drives, inverter e ligar de novo.
Nao mais =)
Esta é minha placa de drive
O esquema dessa placa é bem parecido com a placa original Disk II da apple. Os dois drives tem os conectores de 20 pinos em paralelo, com exceção do pino de selecao de drive. Vejam no esquema:
A selecao de drive fica no pino 14, /enbl1 e /enbl2. Obvio, cada um desses pinos vao para um conector diferente. O nosso objetivo é pegar os pinos 6 e 8 do 74LS132 e liga-los diretos ou invertidos.
Vamos pegar uma chavinha H-H e cola-la-la na lateral da placa
Vamos fazer dois furinhos pra passar um arame e prende-la com mais força =D
Ai, vamos cortar duas trilhas na placa, ja marquei pra ficar facil pra voces
Ai é só a gente ligar os fios da chave...
Pronto! Quando quiser inverter os drives (mesmo com o micro ligado) é so mudar a posicao da chavinha =)
Ate a proxima, pessoal! =D
Eu sou usuario de Apple II. Pode falar o que for mas eu gostchu. E gostchu muitchu. Entao eu tenho varios Apple II em casa para brincar. Meu preferido é - pasme - o Apple IIe
Sim, é meu Apple IIe. Morram de inveja =)
E no IIe "principal", eu tenho uma Duodisk
Mas esse é a "estrela da colecao" e eu nem uso tanto. O que eu uso mais é um outro IIe, mais carcomido, que fica na minha bancada de trabalho. É onde eu testo meus prototipos, e as placas que fabrico. E nele eu uso um drive CCE de 1930, placa de drive da CCE e um monte de placas prototipo com meus circuitos...
Uma coisa que as vezes me faz falta, é poder "inverter" os drives de disquete. Por exemplo, tenho uma SDisk II ligada como drive 1 e o CCE como drive 2. Copio um disquete e quero testa-lo, preciso desligar o micro, desligar os conectores dos dois drives, inverter e ligar de novo.
Nao mais =)
Esta é minha placa de drive
O esquema dessa placa é bem parecido com a placa original Disk II da apple. Os dois drives tem os conectores de 20 pinos em paralelo, com exceção do pino de selecao de drive. Vejam no esquema:
A selecao de drive fica no pino 14, /enbl1 e /enbl2. Obvio, cada um desses pinos vao para um conector diferente. O nosso objetivo é pegar os pinos 6 e 8 do 74LS132 e liga-los diretos ou invertidos.
Vamos pegar uma chavinha H-H e cola-la-la na lateral da placa
Vamos fazer dois furinhos pra passar um arame e prende-la com mais força =D
Ai, vamos cortar duas trilhas na placa, ja marquei pra ficar facil pra voces
Ai é só a gente ligar os fios da chave...
Pronto! Quando quiser inverter os drives (mesmo com o micro ligado) é so mudar a posicao da chavinha =)
Ate a proxima, pessoal! =D