domingo, agosto 21, 2016

Mais uma fotinho do ZX81 (agora com monitor!)


De ontem pra hoje consertei (era so a ponte retificadora queimada) um monitor que tinha encontrado num sucatao que se adequa perfeitamente ao ZX81...E olha a marca do monitor! :oD

Agora vai pra "bancada de honra" :o) Esse é PRA USAR :oD

sexta-feira, agosto 19, 2016

ZX81 com Blue Drive

Esse micro é um amorzinho!

 

Desde pirralho eu queria ter um ZX81. Ele foi o "segundao". Segundao porque o primeiro microcomputador da Sinclair foi o ZX80 (o qual eu nunca sequer vi de perto). Mas foi o meu primeiro computador, ainda que na forma do TK85, e um micro que eu NUNCA TIVE. Ja tive toneladas de Timex Sinclair 1000, mas nunca tive um ZX81 pra chamar de meu. Um dia, bati um rolo com um camarada do Facebook (Ola Dinho! :D) e trouxe essa joinha pra casa

Com o ZX81, animei de bater um rolo com o Tiago la de Brasilia, e pegar um BlueDrive do Victor Trucco. E usar o pequeno ZXzinho pra fazer bagunça :oD

So que o ZX81 é meio limitado...so saida de RF, Esquenta HORRORES por causa do pouco eficiente regulador interno de tensao...Mas a gente pode dar um tapinha, ne? 

Etapa 1: Saida de video:

Pra termos Video Composto no ZX81, basta puxar um fio. Serio. 


Funciona? Funciona. Ou menlhor, "funciona". Mas é uma gambiarra medonha. Da pra usar um transistor e fazer um serviço bem "honesto". 


Porem, com esse circuitinho voce nao pode ter video invertido, coisa altamente desejavel nos ZX81. Nos micros que nao usam ULA (os brasileiros TK85, TK83, alguns TK82C), é muito legal voce usar o TKolour do Victor Trucco/Danjovic. Mas e no ZX, como faz?

Simplao, esse circuito dessa pagina aqui, ja testado! 


Esse circuito é MUITO BOM porque, nao apenas dá uma saida de video estavel, mas tambem tem a inversao de video. E melhor ainda, controlada pela chave de canal 2/3 debaixo do micro, sem precisar furar caixa nem fazer gambiarra! :D 

Detalhe importante: Esse circuito NAO E ADEQUADO PARA USO COM MONITORES LCD. Em video reverso, "ate" funciona. Mas em video "normal" a imagem fica toda preta. Voce foi avisado. Vai usar com LCD? Usa o TKolour. Mas nao vai funcionar no ZX81...Só no TK82C, 83, 85 e CP200. 

Nao faça a mesma  besteira que eu fiz, de nao usar o led. Ele faz parte de um divisor de tensao que é NECESSARIO pro circuito funcionar

Fotos da minha gambiarra:



Observem como os fios sao ligados. Vermelho é o +5 da fonte, o branco é o sinal de video (vem do pino 16 da ULA) e o araminho (o fio desencapado que sai do resistor que está na vertical) é a selecao de video normal/inverso


No esquema (final do post) voce ve melhor onde sao as ligações. E com isso a imagem ficou OTEMA! :D


Etapa 2: Alimentação:

O 7805 é um integrado muito pratico. Mas esquenta DEMAIS por mixaria. Entao eu peguei uma plaquinha de 7-a-24-volts de entrada pra 5 volts de saida, e liguei-a no lugar do regulador. Agora o micro NAO AQUECE MAIS.


Mas eu tambem fiz outra gambi: Um diodo 1N4007 EM SERIE com a alimentacao. A minha fonte da em torno de 11 volts, e o diodo dá uma queda de 0,7 volts. Com isso, impede que um desavisado coloque uma fonte de polaridade errada no ZX e queime a plaquinha. E quem sabe, mais coisa.


Observe tambem o capacitor...Este é o C3 que fica la em cima, proximo ao modulador. Ele é o unico componente ANTES do regulador de tensao. Eu o dessoldei da placa, e coloquei DEPOIS do diodo. Assim se algum filho do marrom-que-fuça ligar uma fonte de polaridade invertida no meu ZX de estimação, nao vai estourar nada, nem o capacitorzinho.

O resultado? Pride and joy, man...Pride and joy!


LINKS:

A proposito: Estou aceitando doacoes de equipamentos :) Principalmente se voce tiver uma ZX Printer jogada num cantinho...Tambem aceito doações via PayPal para comprar mais bagulhos antigos pra futucar. Ajude o Tabajara Labs! :oD


segunda-feira, agosto 01, 2016

Instalando o DD-WRT no TP-Link TL MR3220

Alguem ja tentou? É UM PARTO fazer funcionar direito. E esse roteador é engraçado, a versao 1.x éé completamente diferente (por dentro e por fora) da versao 2.x que está no site da TP-LINK. De acordo com os procedimentos no site do DD-WRT, voce precisa instalar um firmware "factory-to-ddwrt.bin" e depois o DD-WRT mais atual (no caso o tl-mr3420-webflash.bin)

So que...Nao funciona :)

(lembrando que o DD-WRT so funciona nos roteadores versao 1.x, nao funciona no 2.0)

Voce tenta carregar o factory-to-ddwrt e retorna o erro

Error code: 18005 Upgrade unsuccessfully because the version of the upgraded file was incorrect. Please check the file name

Mas o Tabajara tem a solucao :)

  1. Resete o modem pelo botaozinho la de tras. Ele vai ficar no 192.168.1.1 e com usuario/senha admin
  2. carregue o arquivo factory-to-ddwrt.bin (Brain Slayer, ultima versao)
  3. Atualize o firmware pra ultima versao (no caso tl-mr3420-webflash.bin)
Pronto, DD-WRT instalado. SO FUNCIONA DESSE JEITO. Observe que há varios arquivos factory-to-ddwrt.bin espalhados por ai. O unico que eu consegui usar pra passar por cima do erro 18005 foi esse do link acima.

Caso esses links saiam do ar algum dia, procure pelo factory-to-ddwrt brain slayer. E me avise pra eu corrigir os links. 

sexta-feira, julho 29, 2016

Roland HD5-IF - A versao BeErre :)

Ces fazem ideia do quao dificil é conseguir uma Roland HD5-IF? :)

Essa é a interface SCSI do sampler Roland S-550.


E esse é parte (!) do CRONE nacional :)
Tem mais novidades em breve, fiquem ligados! :D


Procura-se: TK85 e TK90

Eu sei que é pedir demais, mas...

Estou com dois projetos, um para o TK85 e outro para o TK90 em andamento. Os micros que tenho agora sao os lacrados na caixa. Nao vou deslacrar um TK85 pra futucar dentro, nao acham? :) Entao preciso arrumar um de cada para algo que é de interesse da turma. Alguem topa ceder e/ou emprestar um de cada? :)

terça-feira, julho 12, 2016

Qual a graça de um brinquedo que so um brinca?


Babou? :)

Clavinova CLP550. Uma obra de arte da Yamaha. Presente (!!!) de um amigo de longa data.

Claro que ta com defeito :) E um defeito pilantra, que ate hoje ninguem solucionou na net. Pior, parece ser um defeito recorrente. Digno de recall da Yamaha. Vou explicar:

Esse ai é um piano eletronico. PIANO. Nao tem timbres variados. Tem 2 pianos, hapsichord, electric piano e mais 3 sons...de piano. Mecanismo de piano de verdade, com teclas (super) pesadas (de doer os dedos) e etc. Vem com stand (que o meu nao tem pq a madeira se esfarelou com o tempo, mais um motivo de ele ter virado presente). Coisa GROSSA. Nao e qualquer mané que tem o direito de ter uma joia dessas em casa :)

Mas ele tem um "probleminha". Alem dos 50 quilos de peso. Sem o pé.

Muitos Clavinovas com o tempo, desenvolvem um problema que é um "chiado" altissimo sem nenhuma tecla apertada. E posteriormente, alterna chiado/silencio em momentos aleatorios. Dizem ser corrupção da ROM, embora laaaaaaaaaaaaaaa no fundinho, voce ainda consegue ouvir um pouco do som de piano selecionado.

Obvio. Esse ta com defeito :)

O chato, do brinquedo que so um brinca, é que nao ha referencias na internet, alem da mensagem de um cidadao que atende pela popular alcunha de dkneyle e que ainda jogou alguma luz sobre o assunto. Pior, nao existe imagem das ROMs conhecidamente boas (alias...nao ha imagem ALGUMA) para se comparar com as minhas e ver se o defeito é realmente esse.

Infelizmente, nao há ninguem pra discutir e conversar sobre esse assunto

Perdido nao vai ficar. Na pior das hipoteses é um controlador MIDI fantastico, com todos os sbrubbles que voce sonhar. Mas eu faço questao de colocar esse bicho funcionando. Ja consegui o manual de usuario, o manual de serviço e algumas fotos da placa. Tem fotos? SIM! TEM FOTOS!

IBAGENS:



O que seria muito legal de conseguir?
- Imagem das 3 ROMs. Sao TCM534000 compativeis pino a pino. Quase todos os gravadores leem essas bichas
- Dimensoes EXATAS das 4 peças de madeira do movel, de forma que eu pudesse reproduzi-las com perfeição. Esquema abaixo:


Eu tenho todas as peças de metal. Mas como o desenho nao está em escala, nao possso derivar as medidas baseado (epa!) em outras peças

Um dia, o grande clavinova voltará a vida...Me aguardem! :D

E muito grato pelo presente. Me trouxe uma alegria incrivel. Nao é um brinquedo pra qualquer um.

quinta-feira, junho 30, 2016

Historias de uma infancia Tabajara: O Salvador da Patria

Mais um "historias de uma infancia Tabajara :o) 

Esse ai é o transmissor de FM fabricado pela Delta, aquela mesmo do Delta 500. Esse transmissor ai salvou minha sanidade quando meu pai morreu e eu me mudei pra Nilopolis. Nao vou contar detalhes :o) 

Como nao tem imagens dele pela net, ai está.




segunda-feira, junho 20, 2016

Quem nao fala ingles direito deveria ficar calado.

ATENÇÃO: POST COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ok, podemos começar

Brasileiro é uma praga. Somos literalmente os caes do quintal dos USA. E como somos um bando de iletrados anecefalos, sempre tem um idiota que introduz um anglicismo ou uma tradução mal feita, e vira algo cultuado por todos.

Em ingles, temos o "fucking", como algo que reforça uma ideia. Por exemplo:
"This is a fucking fast computer" = É um computador muito rapido
"I'm fucking tired" = Eu estou cansado pra caramba

E ai tem pessoas que, achando que sao os arautos do George Washington, traduzem literalmente expressoes como o "fucking" para um mero "fodendo"

Exemplo? Olha o anuncio...


Observem a fina frase
"Este carro é um fodendo GOL GTI 93"

fodendo

Fodendo

FODENDO

F O D E N D O ! ! !

Meu, se mata! Voce nao é apenas burro. Voce é MUITO BURRO. Voce é INCRIVELMENTE BURRO. YOU'RE FUCKING STUPID. E nao traduza como "voce é um fodendo estupido", mas o correto, que seria "VOCE É MUITO ESTUPIDO"

Na boa, para o mundo que eu quero descer. Anos de cultura inglesa, pra ler essa merda ai...to fora. 

(e essa expressao virou modinha...)

sábado, junho 18, 2016

Estou triste. #mimimi.

Mais um episodio que me entristece, face a idiotice enraizada e institucionalizada das pessoas.

Há uma excelente pagina no face que eu seguia, chamada "Dicionario Miaurelio". Serio, procurem no face. É muito legal ler as historias da Lelecolandia e seus suditos.

Porem, um comentario, desencadeou uma "guerra".


Vamos abrir um parenteses:
Nao me venha dizer que algo que funciona bem ha milhares de anos, foi "melhorado" pelo ser humano, quando o unico beneficiado...é o ser humano. Voce pode falar o que quiser da castração animal, mas nenhum argumento que voce me traga, vai se sobrepor ao fato que voce está MUTILANDO seu amiguinho de 4 patas para LHE satisfazer, e nao para qualquer coisa que beneficie o ser humano. Nao quer ter gato sapeca, criando filhos e mijando a casa? Muito simples: NAO O TENHA. Conforme eu disse pra moça, "espero que um dia seus ovarios lhe sejam arrancados contra a sua vontade e que voce fique incrivelmente feliz com isso". E ainda chama de "machismo", coisa que a tal moça sequer deve saber o que é. Principalmente porque eu disse que "Castração sux", mas nao disse que a castração MASCULINA sux. Pra mim, qualquer mutilação animal é um ato de VIOLENCIA contra o bichinho indefeso. Eu quero ver essa senhorita vir pra cima de mim arrancar meus testiculos, e sair viva.
Fecha parenteses.

Pois bem, eu coloquei uma opiniao EDUCADA em uma pagina. O dono da pagina nao é obrigado a aceitar minha opiniao. Mas acho que a tolerancia e a educacao devem se sobrepor a qualquer atitude. Nao acho que "banir" seja a solucao. Talvez um pequeno bate papo, uma mensagem, mude uma opiniao. Interessante que quando vejo uma pessoa agir de forma agressiva e violenta em relacao a sua opiniao, é quando esta mesma pessoa SABE que está errada. Ou seja, nao tem argumento, mantem sua opiniao e ponto final.

Pois bem, apos o que eu expus acima, fui banido da pagina, e o tal Edu, dono da pagina, publicou esta mensagem:


Caro Edu, fica o recado (ja que voce me bloqueou no facebook):

Se voce é a favor da castração de felinos, é um direito seu. E tambem é um direito meu ser contra. Tomara que arranquem seus testiculos na marra, que voce fique gordo e com voz fina, e que perca completamente o tesao por mulheres, e que isso lhe faça muito feliz.

Porem, nao seja um idiota intolerante. Aprenda a aceitar a divergencia de opiniao com educacao e respeito. Porque EU posso estar errado. Mas VOCE tambem pode estar errado.

Maldito mundo mimizento. As vezes da vontade de me dar um tiro na cabeça, e sumir desse mundo maldito onde todo mundo fica doidozinho com opinioes diferentes.

Eu nao vou me dobrar ao #mimimi.

Uma pena, eu gostava da pagina.

sexta-feira, junho 17, 2016

E saiu a Mockingboard Tabajara :)

O Lisias até recomendou que o nome fosse "MockingTauba" heuaheuahuea

Bem, depois de fazer minha mockingboard, eu perdi uma noite de sono e saiu isso ai:


Mas tem esquema? TEM ESQUEMA! :oD

(Clique pra ver maior)

Ainda sao versoes preeliminares (o roteamento do audio na placa ai em cima ta uma bosta) mas pelo esquema ja da pra voce construir sua mockingboard. Esse FUNCIONA, vai por mim :)

Um dia eu faço algumas placas profissionalmente...eu gostei do tamanho que ficou :)

quinta-feira, junho 16, 2016

O oculos 3D "limpo"

Oi gente, vamos começar uma campanha legal?

Entao, hoje eu fui ao cinema assistir um filme em 3D. Ja na porta da sala, tava escrito que os oculos "nao funcionam em televisores 3D" (mentira) e que sao higienizados da "melhor forma possivel, nos mais altos padroes de higiene". O que é uma pusta mentira, porque os oculos sempre vem sujos e cheios de gordura

Vamos fazer uma sacanagem?

Vamos levar uma caneta de retroprojetor pro cinema e riscar as duas lentes do oculos? A tinta é removivel com uma boa esfregada de pano. Se realmente os oculos sao limpos "nos mais altos padroes de higiene", nunca apanharemos oculos riscados

Compartilhe esse post, e vamos acabar com a nojeira que é esses oculos pseudolimpos.

quarta-feira, junho 08, 2016

Placa Mockingboard para Apple II feita em casa :D


Ah, eu sempre quis uma mockingboard :)

O som do apple II é uma bleosta. Serio. Essa porcaria so faz bip bip. Claro, é um projeto de 1977. Queria o que? Na epoca ja fazia muita coisa :) So que o mundo mudou, evoluiu, e hoje em dia há outras opcoes :)

A Mockingboard é uma placa que adiciona 2 PSGs ao seu lindo e maravilhoso Apple II, alem de - opcionalmente - um ou dois geradores de fonemas, chamados "SSI263P. Opcionais porque custam uma fortuna. 65 dolares cada, pra falar com voz de robô fanho. Legal, mas nao $65 legal.

Uma mockingboard encontra-se por 50 a 100 dolares nos USA, muito mais caro por aqui. E como voces sabem, somos "em desenvolvimento". Nao vou gastar 350 reais (mais frete...mais dilmada...) em um brinquedo. Tem 10 dolares de componente nessa placa. Fora, claro, os SSI. Entao o que fazer?

Enter the Tabajara Solution :)


Viram? Ficou igualzinha :) So mudou a cor :D

Foi uma diversao fazer essa placa ai. O esquema ta na net, nao e tao complicado
Esse esquema so tem "meia duzia" de errinhos.
  • O pino 21 da 6522 do canal direito (right channel combo) vai ligado ao pino 21 do canal esquerdo (left channel combo). Nao vai ligado ao /NMI em hipotese alguma. 
  • O "apple II slot" está COMPLETAMENTE invertido. Nao sigam esse esquema. 
  • Nao usem 7405 pro buffer do clock. Usem 74LS04. HC nem pensar
Fora isso, funciona :) No caso da minha placa, eu usei o AY-3-8912 porque era o que tinha "a mao". Mas o AY-3-8910 no Aliexpress sai 1/5 do preço. Fica a dica ;)

Agora é jogar meus joguinhos com som AY :) Em breve publico um esquema mais legivel, e uma sugestao de PCB "fazivel em casa" :D 

domingo, junho 05, 2016

Como é ruim viver em tempos mimizentos.

Mais de 30 "amigos" me cortaram do facebook por minhas posições "diferentes"
  • Nao acredito em Deus
  • Acho que a garota do "estupro 33" participou do bacanal intencionalmente
  • Nao suporto feminista
  • Vou atender TJ na porta aos domingos de cueca. Quando nao vou pelado.
  • Respeito os homossexuais mas nao apoio nem acho certo. Muito menos "bonito"
  • Quero que o PT (e todos os seus amantes e apadrinhados) morram de forma rapida e dolorosa
  • Acredito na meritocracia
  • Apoio a pena de morte
  • Nao suporto vagabundo
  • Nao passo a mao na cabeça de quem nao presta
  • Nao ando com quem nao presta
Embora eu acho que seja uma pena que as pessoas se afastem de mim por conta das minhas posicoes ideologicas, eu tenho um recado pra todos voces que decidiram que a sua mimimice vale mais que nossa amizade de 15, 20, 30 anos

DANEM-SE. 

quinta-feira, junho 02, 2016

Historias de uma infancia (???) Tabajara: A garrafa de café

Quando eu sai do ES e vim morar em SP, eu morava em uma croca chamada Nova Odessa. E o lugar em si nao era croca. Croca era o "anexo" do bairro onde eu morava.


Esse lugar nao tinha NADA alem de um mercadinho de bairro e um boteco. Eu morava ali na rua dois, e nao tinha carro. Imaginem o desespero. O interessante é que Nova Odessa é uma cidade grande e bonita, mas tem esse "anexo" a beira da Anhanguera, nao sei por que.

Pois bem, como eu trabalhava de segunda a sabado, so tinha o domingo pra descansar. Normalmente eu ia pra Campinas pra algum shopping, ja que Santa Ifigenia nao rolava no domingo. E numa dessas idas, eu conheci a Starbucks (tamos falando de 2011, lembrem-se)

Eu fiquei maravilhado nao apenas com a escolha de cafes diferentes, mas tambem os "acessorios" que eram vendidos a preços altos, mas pagaveis. E teve uma canequinha que eu fiquei especialmente encantado :oD


Essa é uma caneca TERMICA (!) que cabe mais ou menos um meio litro (!) de café! :oD Essa caneca foi minha companheira de muitos dias de frio intenso...Eu saia de casa a pe, pra chegar no trabalho, eram uns 3 km, beirando a rodovia Anhanguera, ate chegar no posto onde ficava o Lucas PX. Perai que tem mapa..


Eu fazia esse caminho todas as manhas, a pé :o) Num frio de 4 graus, por ai :oD O que ajudava era essa canequinha cheia de café quente, que ia me esquentando pelo caminho :oD

Essa caneca me acompanha ate hoje, esquentando o frio das manhas e das madrugadas, é uma grande companheira :oD E espero que dure muitos anos, porque eu ja tive no starbucks pra comprar outra e, pelo que vi, nao tem mais igual pra vender :o(

Quem quiser me dar uma caneca da starbucks, eu aceito...Ok? :) Aquela que eles "nao vendem" com o logo verde :o)

(imagem copiada da internet, da MDM Personalizações, nao os conheco nem tenho relacionamento comercial/pessoal com eles)