quinta-feira, dezembro 31, 2015

Feliz passagem de ano...

...porque 2016 vai ser OSSO.

quinta-feira, dezembro 24, 2015

Um conto de natal

Uma historia de natal. Ou quase.

Essa é a historia de um rapaz que estava indo para a academia e, passando em frente a uma igreja, viu uma senhora negra, velhinha, vestida de forma bem humilde, chorando no meio da rua.

Era de noite, horario de saida da tal igreja. Sei la qual era a denominação religiosa. Era uma igreja cristã, protestante, algo assim. A senhora estava exatamente no centro geometrico da frente do templo, e uma profusao de pessoas saia do sagrado culto. Curiosamente, ninguem parecia enxergar tal senhora no meio da rua. Desesperada, ela andava de um lado pro outro, no meio dos carros. E ninguem fazia nada. Nenhum daqueles que sao puros de coracao observava na sua frente, uma pessoa desesperada.

Ato continuo, o rapaz interrompeu seu trajeto ate a academia, e foi falar com a senhora. E ela chorava pelos cotovelos, dizendo que havia perdido sua irmã, e nao se consolava, andando de um lado pro outro.

O rapaz cuidadosamente tirou a senhora do meio da rua - propositalmente para a calçada da tal igreja. Mesmo tendo uma senhora de avançada idade aos prantos ao seu lado, os "crentes" continuavam passando por eles como se fossem invisiveis. Ninguem tomou a iniciativa de auxiliar a pobre velhinha.

Apos conversar um pouco com a humilde senhora, dando uma palavra de conforto e pedindo que ela nao fizesse nenhuma besteira, o jovem continuou seu caminho para a academia. Vez por outra olhando pra tras, e vendo a pobre senhora na calçada, tao notavel pelos olhos de uma pessoa normal, porem completamente transparente aos olhos daqueles que profissam a fé, a paz, a uniao, o perdao, a caridade.

Moral? Nenhuma. Foi apenas um acontecido. Mas se tivesse alguma moral, ela poderia ser

"Nao é preciso acreditar numa lenda para ser bom e fazer o bem"

Feliz dia 25 de dezembro a todos :o)

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Os prazeres do ambiente corporativo

Eu tenho mil historias de traquinagens em ambiente corporativo. Obvio, eu nao vou falar muita coisa, mas uma é especial e eu posso publicar sem dizer o nome dos envolvidos/as.

Uma vez eu trabalhava em um lugar onde a minha "sala" era isolada, assim como a sala de reuniao. O resto da turma ficava amontoada em um salao ruidoso e sem privacidade. Eu acho isso estupido, mas é a cultura corporativa. E num canto da sala, havia um banheiro. O unico "usavel". Tinha um na sala de reuniao, mas sempre estava rolando reuniao, e eu nao podia entrar la pra dar um barrao e empestiar a reuniao. Quem é gente, entende. Porque ninguem caga cheiroso, nem a Gisele Bundchen, aquela gostosa.

Pois bem. Um dia, uma das meninas do grupo de "muderninhos" que empesteava a sala, declarou que nao se podia mais fazer "Numero 2" naquele banheiro. Ora porcaria, eu vou fazer aonde entao? Na padaria da esquina? E foram la, colocaram uma plaquinha, "proibido Numero 2"

De repente, comecaram a aparecer risquinhos na porta. E quando ja tinha uma cacetada de risquinhos, uma menina perguntou para um glutao amigo que por acaso era o meu patrao, o que significavam aqueles risquinhos.

E ele respondeu, do alto da sua fidalguia e sensibilidade aguçada de um rinoceronte com dor de dente:

"É o numero de vezes que eu caguei pra esse bilhete idiota que voces colocaram no banheiro da MINHA empresa"

Ba-dum, tsss! :)

quinta-feira, dezembro 10, 2015

E a venda "de garagem" Tabajara ainda continua...

Pois e pessoal
Infelizmente, a diabetes ainda anda (bem) ruim, e a situacao nao melhorou muito. Entao, a "venda de garagem Tabajara" continua

http://www.tabalabs.com.br/temp/lista.pdf

Quem puder comprar alguma coisa, da uma ajuda tremenda! :)

sexta-feira, novembro 06, 2015

Tabajarices aleatorias de outubro/2015

Oi pessoal!
Nada que preste pra escrever aqui. Mas como todo mundo pede atualizacao, vamos la falar umas abobrinhas.

- Chocolate!
Ontem a noite fui a um supermercado 24h de SP comprar um chocolate. Claro, eu vou a supermercados de madrugada. Eu GOSTO de ir a supermercados de madrugada. Eu faço compras de madrugada. Acho mó legal. Nao tem ninguem, nao preciso interagir com ninguem alem do caixa. Ainda vejo as madames riquissimas andando pra la e pra ca com seus armarios-de-segurança dentro do supermercado...mó legal.
Estava a conversar com a moça do caixa, quando viu meu chocolate. Ela disse "odeio esses chocolates que tem cacau". E eu respondi "mas moça, chocolate é feito de cacau!" e ela respondeu "nao!!! Esse chocolate ai tem cacau, eu gosto do sem cacau!!!"
Ba-dum, tss...

- Autorizadas...
Levar carro a autorizada é sempre uma diversão. Os caras te cobram 290 reais A HORA de mao de obra, e nem sempre sabem o que estao fazendo. Outro dia cotaram 390 reais pra trocar o oleo E O FILTRO DE OLEO da caixa de cambio do meu honda (civic, 2001). Esse honda é conhecido por ter um erro de projeto na caixa de cambio, onde o fluxo de oleo no filtro é baixo. O ideal é colocar o filtro de "duplo fluxo" da caixa do 2005. Só que ai...voce tem que retirar a caixa do carro e desmontar a caixa INTEIRA. Sim, o filtro fica NO MEIO da caixa de cambio. Hahahaha, ta bom que vao trocar por 390 reais :)

- Barbeiragem :(
Outro dia eu fui ao encontro do clube do TK la no predio (da mae) do Eduardo Luccas. Ate ai tudo bem. Na saida, parado na rua, motor ligado, pisca-alerta ligado, eu dentro do carro, vem um louco e ARRANCA meu parachoque dianteiro. Ainda bem que tinha seguro, porque o prejuizo ficou em QUATRO PAU E MEIO. 1/3 do preço do carro. Alias, eu tinha comprado esse carro ha 25 dias. Bummer. :(

E assim passam os dias :)
(ok, escrevi alguma coisa, hehe)

Alias, alguem teria um (ou dois!) monitores BX2350 da Samsung ai pra vender ou quem sabe me doar? :) 

segunda-feira, setembro 28, 2015

Radio Positron SP2211UB - Consertando e colocando Bluetooth (!!!)

Faaaaaaaaaaaaala pessoal :D

Ganhei de um amigo um radinho muito bacana da Positron, um SP2211UB. Obviamente, com defeito :)


Radinho bacana, né? A performance dele nao é grande coisa nao, mas é melhor que o radio original do carro. E alem do mais, toca MP3 e da pra fazer uma modificacao muito interessante...

Ta vendo aquele "AUX" ali?

Dá pra fazer milagre com ele :o)

Tem um receptorzinho Bluetooth stereo que vende no mercado livre por mixaria. Ele encaixa na USB, e tem um cabinho P2 pra voce ligar no Aux. Porem, tem tres problemas serissimos
  • Todo cabinho que eu vi ate hoje veio com os canais esquerdo e direito EM CURTO. Ou seja, funciona mono. E é problema do cabinho, e nao do receptor bluetooth. 
  • Pra funcionar, depende do radio manter a alimentação da porta USB enquanto está no modo "AUX", ou seja, se ele desligar a USB enquanto entra o audio da porta AUX, o receptor nao funciona
  • Fica aquela trosobinha pendurada pra fora do radio o tempo todo
Como o radio ja estava bichado mesmo, vamos resolver dois problemas? :D

Primeiro, o defeito do radio:

Esse botaozinho ai do meio (abaixo do led, a direita) é acionado quando o painel do radio é encaixado no lugar. Ele deve informar ao processador que pode começar a comunicacao pela porta do painel, ou algo assim. O botao quebra as soldas e sai do lugar!!! Porem, como há um flat cable colado por tras dele, ele fica fisicamente preso, mas eletricamente desconectado.

Tao vendo ai? Em cima da fita branca, a direita, um quadradinho preto com 4 "patinhas" ao redor. É ai que quebra as soldas, e o radio nao funciona. Voce ve o volume funcionando, o "mode" funcionando, mas o radio nao toca nada. É porque tudo aquilo que depende de retorno do processador do radio, nao funciona. Mas as funcoes "locais" ao painel, como por exemplo aumentar volume, continuam parecendo funcionar.

Radio funcionando...Fui entender como colocar o Bluetooth por dentro.

Como podem ver, a modificacao é muito simples. O fio vermelho é ligado na linha de 5V do receptor bluetooth USB. O fio preto vai no GND, e os fios verde e amarelo vao nos canais esquerdo e direito, respectivamente.

No radio fica facil de achar os pontos de conexao, seguindo o sinal do conector AUX. Por sorte (valeu, Positron!) tem o esquema dos conectores ao lado. Entao nao deu trabalho nenhum, foi só ligar os fios no +5V, GND, L e R. Pronto, radio modificado. Inutiliza-se o conector AUX na frente do painel, mas pra que eu vou querer usa-lo de qualquer jeito? :o)

Esse ai é o radinho por dentro, só de curiosidade. Tem um integrado receptor de AM/FM, um processador de audio, uma CPUzinha tabajara (e outra no painel) e um amplificador de 4 canais de audio. SO ISSO.

Agora tenho som com bluetooth no carro :o)


Trocando as lampadas dos interruptores do Honda civic 2001

UM SACO.
Mas odeio painel apagadao :) Pra mim, todas as lampadaszinhas tem que acender. Hoje foram as lampadas do controle do espelho e do cruise control (que nao é "piloto automatico" mas "governador automatico de velocidade") :)

Esse é o modulo onde ficam os interruptores. O espaço vazio do meio serve pro farol de milha :) 


Começando pelo controle do espelho, aperte na parte de baixo dessa trava metalica, e ela pula fora. Ai é só puxar o botao. 


Para abrir esse botao, segure-o com os botoes PARA BAIXO na horizontal e, com uma chave de fenda fininha, force as 4 travas laterais. Levante a parte traseira sem inclinar, porque se essas pecinhas brancas cairem, voce vai ter MUITO trabalho pra coloca-las no lugar. Aproveite e NAO TOQUE nos contatos dourados. A lampada que voce quer é a azulzinha do meio. 


Esta é uma lampada comum, 12 volts. Nao sei o "tipo" dela, vou adicionar aqui quando for comprar na sta ifigenia. É a mesma lampada usada nos botoes de cruise control (sao duas) e no pisca alerta. Ta notando que ela é azul? É uma capinha de borracha. Puxe-a com a unha e ela sai. Trocando a lampada, é só encaixar essa peça de novo no lugar. 



Agora o botao do "Cruise Control"

Com o botao no lugar, nao da pra tirar as lampadas. Note que a de cima é verde, e a de baixo é azul. 


Mesmo esquema da de cima. A lampada é a da esquerda, com os terminais soltos. Voce vai comprar ela desse jeito, encaixar na base marrom e colocar a capinha colorida. 


Mais uma vista das travas...É facil de fazer, eu levei 10 minutos :) O ideal é ja ter a lampada a maos. 

(continua, quando eu comprar as outras lampadas)

sábado, setembro 12, 2015

Vendo (quase) toda a minha colecao de computadores antigos. E nao, nao fiquei maluco.

Caros amigos.

É com algum pesar que eu anuncio que estou vendendo boa parte da minha colecao de computadores e videogames antigos.

Tao espantados? Tem bons motivos.

Como sabem, tenho 41 anos. Minha diabetes desgringolou, e eu tenho andado MUITO preocupado com o meu futuro. Gastei uma boa grana com medicos (e o SUS ajudou bastante, mas nao foi suficiente) e estou - infelizmente - tendo que me preocupar com ter algum dinheiro guardado para emergencias que, inevitavelmente, a partir de agora vao acontecer.

Uma delas foi que a minha vista "bichou". E pelo visto, vai precisar de tratamento.

Entao quem quiser dar uma contribuida, aqui esta a lista:

http://www.tabalabs.com.br/temp/lista.pdf





Obvio que nao estou vendendo as doações (afinal foram presentes e presente nao se vende), e os micros mais queridos. Mas boa parte das coisas estao ai. Agradeço quem comprar.

Espero que entendam essa triste e dolorosa decisao.

As postagens continuam. Só preciso fazer dinheiro e ter reservas.
Obrigado e um grande abraço!

segunda-feira, agosto 24, 2015

É sempre bom ganhar presentes :D


É sempre bom ganhar presentes! :oD

Um grande amigo mandou de presente pra "Coleção Tabajara" :D Sega CDX que ele tem desde novo!

Lembrando a todos os meus 10 ou 20 leitores que eu ainda dou manutenção em videogames e computadores antigos, e aceito doações para o meu humilde acervo :)

domingo, agosto 09, 2015

A percepcao da felicidade

O quanto feliz voce é?

Tem gente que tem tudo, mas nao sabe ser feliz.

Seja feliz! Voce pode nao ter uma ferrari, nem ter um micro poderoso pra jogos, mas isso te impede de ser feliz?

Seja feliz, muito feliz! :)

E feliz dia dos pais pra todos :)

quarta-feira, julho 29, 2015

Ue, cade os anuncios?

Tirei.

Nao davam 10 dolares/ano. Por 30 reais eu nao vou encher meu blog de anuncio.

Quem quiser doar equipamentos pro tabajara labs, é só entrar em contato por e-mail.
Quem quiser doar dindin pra incentivar a producao de novas novidades noviças, meu paypal é alexandre.tabajara@gmail.com

Tchau, adsense!

terça-feira, julho 28, 2015

Coleco Gemini e Supergame VG-2800 da CCE - Separados no nascimento, hehehe :)


O MaximumRD tava comentando do Gemini nao ser um micro muito comum no Ebay. Estranho, pq eu tenho 3, comentei que o Supergame era igualzinho. Aproveitei pra botar uma foto :)