domingo, junho 17, 2012

Calculadoras...

Pois é, pra quem mexe com eletronica, é um item que parece completamente offtopic. Mas é mais pertinente do que voces imaginam.

Quem mexe com eletronica/programacao, normalmente precisa de uma calculadora eficiente. E pra nao dizerem que eu nao tenho uma, eu tenho uma HP48. Essa nem é tao "velha", to com ela (comprei usada por 12 dolares no ebay hehehe) em 2009. E sempre me atendeu. "bem" é uma coisa completamente diferente, mas sempre me atendeu.

Na programacao/design de circuitos, vira e mexe voce precisa trabalhar com numeros em binario e hexadecimal, fazer conversões de base entre decimal/binario/hexadecimal e operações logicas (and/or/xor/not/etc), entre outros calculos. A HP48 faz isso tudo, mas mostra que é um projeto de 1900 e bolinha quadrada (com as arestas vivas). A calculadora nao tem backlight, e tem um modo de entrar numeros em outras bases que é completamente bizarro.

Pra converter entre bases, na HP, a gente faz assim:
  1. Seta direita, menu
  2. Selecione HEX
  3. Entre o numero hexadecimal, considerando que voce tem que entrar o # no inicio do numero (seta direita, simbolo de divisao) e pra cada letra (A...F) do numero hexa, voce precisa apertar Alpha + a letra na linha de teclas de funcao la em cima), depois enter
  4. Aperte a tecla de função correspondente a base que voce quer mudar
ISSO É UM SACO! Minha calculatrix tabajara de camelô faz isso muito mais rapido com entrada direta dos numeros!!!

Ai voces perguntam, "porque nao a de camelo?". Ora, porque ela tem teclas minusculas, visor minusculo e nao tem operações logicas :o) Entao tambem é "pouco pratica", digamos assim.

Calculadora boa, era a HP20S. Essa eu usei meu segundo grau inteiro, e era OTIMA pra fazer operações com numeros em outras bases. Mas infelizmente o LCD foi pro saco (coisa muito comum de acontecer com as HPs) e eu nao me sinto a vontade gastando dinheiro com OUTRA calculadora que nao seja absurdamente completa pro que eu faço. Eu ate pensei na HP10S, custa 30-40 reais, so que eu nao vi nenhum elogio a ela na internet, so reclamações.

Calculadora PERFEITA pra programadores é a tal da HP16. Só que é uma calculadora RARISSIMA da HP, e custa a pequena fabula de 750 reais A MAIS BARATA no ML. E la fora nao é nem um pouco barata tambem.

Há os programas de calculadora para iPhone. Todos sao muito completos, mas voce tem o problema do...teclado :o) É horrivel usar um teclado "lisinho" - quem ja usou TK82C, TK83 e Odyssey que o diga - pra quem está trabalhando "com pressa". Nem pra esses programas de calculadora incluirem resposta tactil (tocou na tecla, roda o motorzinho vibrante do telefone)  pra ajudar.

Qual seria a solucao?

Uma ideia interessante seria pegar uma HP12 (que tem por ai aos borbotoes) dessas novas - que de HP12 nao tem nada, ela tem um processador ARM emulando (!) o software da HP12 original - e refazer o software dela pra emular uma...HP16 :o) Mas ai teria o problema do teclado, que é (bem) diferente na HP 16.

Outra ideia interessante seria - literalmente - reprogramar uma HP48 pra fazer a "programmer's calculator"com um template aplicado por cima do teclado. Bastante trabalho, viu!

Mais uma ideia era partir do zero - usando botoes tic-tac e um microprocessador, pra fazer uma calculadora PORRETA, orientada a programacao

Enfim...Todas as solucoes sao caras e/ou ineficientes. Pelo visto ainda vou usar minha HP48 por muuuuito tempo :oP

3 comentários:

Tiago disse...

Eu tenho usado a calculadora do windows.... :P a do Windows 7 tem um modo "programador" além do clássico "científica" que existia até o WinXP...

Johnny Dreher disse...

Ja tentou mudar para uma calculadora da texas? na época que eu cursei engenharia todos usavam as HP's 48G, 49 e por ai vai, mas todas tinham esse mesmo problema pra mim, ai fui na contramão e comprei uma TI-89. Apesar de ser com um ARM também, ela é muito melhor para essas funções com bases diferentes, alem de na minha opinião ser superior em tudo. Alem disso, se encontra milhares de aplicativos para ela, alem de ser extremamente simples escrever funções e aplicativos na própria calculadora.

Valeu ai e parabéns pelo blog.

cdfreitas disse...

Sempre achei um saco essa entrada de dados, utilizando bases numéricas, na HP.

Hoje em dia, como o computador é ferramenta essencial na bancada, uso a calculadora do windows mesmo :)