15 janeiro 2015

Voce brinca com seus brinquedos, ou acumula tralhas?

Hoje eu vi uma cena que me deixou profundamente incomodado.

Estava eu voltando da casa da namorada, e vi um menininho "soltando pipa pelo basculhante". Sim, ele amarrou um saquinho de supermercado (!) numa linha, jogou pelo basculhante e ficava tenteando a linha (os pipeiros chamam isso de dar "dibíco") freneticamente.

Me senti Um Bosta. Com letras maiusculas.

Sabem quais sao minhas posses mais valorizadas (por mim, nao pelo mercado?) que eu desejava desde pirralho?
  • Sinclair Spectrum +2 e +3 (dificil decidir qual, ja explico)
  • Apple //e assinado pelo mestre Woz
  • MSX A1-WX
Sim, sao 4 computadores. Dos mais de 150 que eu tenho.

O Sinclair spectrum é um sonho de criança. Eu tinha um TK90X e lia muito as revistas importadas da epoca (meu pai ao inves de me incentivar a pegar mulher, me incentivava a aprender ingles). E eu me lembro quando lançaram o Sinclair Spectrum +2, com aquele gravador cassete lindao ao lado...UAU! Eu babava, mas era literalmente impossivel ter um. +3 entao, com aquele disquete diferentao? ESQUECE!

O Apple //e é o micro que eu tinha aos 20 anos, quando meu pai morreu. Ja nao tinha mais MSX (tinha trocado por uma IC Test pro Apple) e que me arrependi AMARGAMENTE de ter vendido. tinha Ramworks III, IC Test, Transwarp, TimeMachine H.O., "Disk II" da Microdigital (a de discos de 880K), controladora de floppy original da apple, Duodisk, monitor original, joystick original...Hoje tenho ainda o mesmo monitor (o cara que comprou o apple nao quis levar no onibus, deixou pra tras) mas o micro é outro, e so consegui de volta a Ramworks, a Duodisk e a "Disk II da microdigital. Pelo menos tenho de volta o micrao da minha adolescencia.

O A1-WX era aquele micro "impossivel" de ter. MSX 2+ japones, com tudo que tem direito. Aquela maquina dos sonhos que so os milionarios abastados compravam...Eu tenho uma, super bem conservada, eu tenho uns 20 MSX importados, mas essa é minha preferida

E eu nao uso essas maquinas, praticamente.

O Apple IIe e o MSX ficam na mesa do meu quarto, pronto pra uso. O Spectrum (+3 porque eu gosto do disquinho de 3" que é diferentao! :D) eu ainda nao achei um lugar onde eu possa deixa-lo ligado com todos os seus penduricalhos e apetrechos. Preciso de uma mesa maior :) Comprei ate um daqueles suportes que colocam o teclado do PC debaixo da mesa com um trilho, pra colocar o teclado do PC. Ou o Spectrum. Nao sei ainda. Mas eu quero deixa-lo disponivel. De qualquer forma, uso menos do que deveria. E pior, tenho TODOS (!) os ZX Spectrum, menos o toastrack que virou objeto de colecionador e custa uma fortuna. Vai vendo.

O motivo de eu ter me sentido Um Bosta® é justamente ter usado tao pouco meus brinquedos em 2014. Tenho tantos, e brinco tao pouco.

E pior:

Vivo correndo atras de MAIS brinquedos. Uma busca incessante, motivada por uma competitividade estupida, de quem tem MAIS brinquedos e os mais raros.

Deixo claro que nao vou deixar de correr atras de mais brinquedos, e muito menos deixar de aceitar doações. Outro dia recebi um e-mail de um leitor do blog oferecendo - veja so - um TK95 na caixa!!! Fiquei super contente com a oferta, é o unico micro da microdigital que eu nao tenho, e que eu estou querendo ha tempos! Mas quero parar de correr atras de micros e mais micros e mais micros.

Voce brinca com seus brinquedos? Ou meramente acumula tralhas?

Me tornei um acumulador :(

2015 vai ser o ano que eu vou BRINCAR com meus brinquedos. Vamos lá? Me acompanha? :oD

4 comentários:

Rickert Senhorini disse...

Acho que acumular tralhas e uma sina de todos que gostam e trabalham com eletrônica. O trabalho nunca deixa a gente se divertir com o que a gente gosta. tenho muitas tralas aqui que não uso, o pior que quando descarto algo, algum tempo depois acho utilidade "praquilo" e ao já era. Também queria brincar com meus amigas, que nunca fiz nada alem de bootar com o WB, Outra também que eu ao tenho a minima paciência com jogos( Acho que hoje a utilidade de computadores antigos e so jogos, se tiver outra me fale, rs ), ma tenho muita saudade de um APPLE II que largue pra traz quando mudei para o interior, na época era so a carcaça com a placa( sem fonte sem nada ) no meu modo de ver não iria funcionar nunca, mas com o tempo a visão da gente muda e o conhecimento também, mas ai já era, uma pena..

Eduardo disse...

Eu troco meu apartamento pelo seu AppleII autografado

Rafael disse...

Ih Taba, eu passo pela mesma coisa, mas em grau menor. Master System, Mega Drive, Saturn, Dreamcast... uma família SEGA quase completinha, e não jogo. E ainda invento mais, com o projetinho do Raspberry Pi num MegaDrive.

Isso sem falar nas pilhas de jogos, no PS3, no Wii, nos consoles clássicos, no Notebook... e sempre tem mais aquele jogo fantástico em promoção (especialmente no PC), que compro e nunca termino. É foda :(

Iamweasel disse...

Sei como é. Reduzi aqui a quantidade de coisas retrô quando me dei conta de que não teria tempo para usar tudo (e também queria o espaço de volta, já que moro em aPERtamento. Mas o fato é, por menos que vc tenha, nunca conseguirá usar seus itens como deveria ou gostaria, porque o nosso tempo livre vai ficando cada vez mais curto a medida que envelhecemos.