segunda-feira, setembro 28, 2015

Radio Positron SP2211UB - Consertando e colocando Bluetooth (!!!)

Faaaaaaaaaaaaala pessoal :D

Ganhei de um amigo um radinho muito bacana da Positron, um SP2211UB. Obviamente, com defeito :)


Radinho bacana, né? A performance dele nao é grande coisa nao, mas é melhor que o radio original do carro. E alem do mais, toca MP3 e da pra fazer uma modificacao muito interessante...

Ta vendo aquele "AUX" ali?

Dá pra fazer milagre com ele :o)

Tem um receptorzinho Bluetooth stereo que vende no mercado livre por mixaria. Ele encaixa na USB, e tem um cabinho P2 pra voce ligar no Aux. Porem, tem tres problemas serissimos
  • Todo cabinho que eu vi ate hoje veio com os canais esquerdo e direito EM CURTO. Ou seja, funciona mono. E é problema do cabinho, e nao do receptor bluetooth. 
  • Pra funcionar, depende do radio manter a alimentação da porta USB enquanto está no modo "AUX", ou seja, se ele desligar a USB enquanto entra o audio da porta AUX, o receptor nao funciona
  • Fica aquela trosobinha pendurada pra fora do radio o tempo todo
Como o radio ja estava bichado mesmo, vamos resolver dois problemas? :D

Primeiro, o defeito do radio:

Esse botaozinho ai do meio (abaixo do led, a direita) é acionado quando o painel do radio é encaixado no lugar. Ele deve informar ao processador que pode começar a comunicacao pela porta do painel, ou algo assim. O botao quebra as soldas e sai do lugar!!! Porem, como há um flat cable colado por tras dele, ele fica fisicamente preso, mas eletricamente desconectado.

Tao vendo ai? Em cima da fita branca, a direita, um quadradinho preto com 4 "patinhas" ao redor. É ai que quebra as soldas, e o radio nao funciona. Voce ve o volume funcionando, o "mode" funcionando, mas o radio nao toca nada. É porque tudo aquilo que depende de retorno do processador do radio, nao funciona. Mas as funcoes "locais" ao painel, como por exemplo aumentar volume, continuam parecendo funcionar.

Radio funcionando...Fui entender como colocar o Bluetooth por dentro.

Como podem ver, a modificacao é muito simples. O fio vermelho é ligado na linha de 5V do receptor bluetooth USB. O fio preto vai no GND, e os fios verde e amarelo vao nos canais esquerdo e direito, respectivamente.

No radio fica facil de achar os pontos de conexao, seguindo o sinal do conector AUX. Por sorte (valeu, Positron!) tem o esquema dos conectores ao lado. Entao nao deu trabalho nenhum, foi só ligar os fios no +5V, GND, L e R. Pronto, radio modificado. Inutiliza-se o conector AUX na frente do painel, mas pra que eu vou querer usa-lo de qualquer jeito? :o)

Esse ai é o radinho por dentro, só de curiosidade. Tem um integrado receptor de AM/FM, um processador de audio, uma CPUzinha tabajara (e outra no painel) e um amplificador de 4 canais de audio. SO ISSO.

Agora tenho som com bluetooth no carro :o)


9 comentários:

EP Auto Elétrica disse...

Show

Jwildes disse...

Taba,

manda o link para o modulo bluetooth

Rodrigo disse...

Vou fazer isso, estava postergando, mas agora não tem jeito, vou ter que tirar o som do painel, aproveito e dou um upgrade no sistema :D

C_E disse...

Tudo fica melhor com bluetooth :P

Andre Tolentino disse...

Excelente tutorial. Só uma dúvida, esse adaptador também permite que durante as ligações você escute o som pelo aparelho?

E excelente blog, conheci através do clube Civic (também tenho um Civic velho). Parabéns.

apagina disse...

sera que tem algum problema em eu fazer simplesmente um jumper no lugar do botão

Alexandre Souza - PU1BZZ disse...

Apagina, creio eu que nao. Ate porque no meu caso o radio fica sempre com a frente encaixada.

André Tolentino, infelizmente nao. o piluluzinhu blututi que eu comprei funciona como "receptor de audio stereo" e nao como "Handsfree". Talvez se eu adaptasse um handsfree stereo, funcionaria. Fica a dica :)

Jesus, basta procurar no ML por "receptor audio bluetooth usb" e ordenar pelo "mais barato" ehe

EP Auto Elétrica disse...

Tá sumido fera, volta pro blog.

Unknown disse...

Sabe como sair do modo demo ?