08 junho 2016

Placa Mockingboard para Apple II feita em casa :D


Ah, eu sempre quis uma mockingboard :)

O som do apple II é uma bleosta. Serio. Essa porcaria so faz bip bip. Claro, é um projeto de 1977. Queria o que? Na epoca ja fazia muita coisa :) So que o mundo mudou, evoluiu, e hoje em dia há outras opcoes :)

A Mockingboard é uma placa que adiciona 2 PSGs ao seu lindo e maravilhoso Apple II, alem de - opcionalmente - um ou dois geradores de fonemas, chamados "SSI263P. Opcionais porque custam uma fortuna. 65 dolares cada, pra falar com voz de robô fanho. Legal, mas nao $65 legal.

Uma mockingboard encontra-se por 50 a 100 dolares nos USA, muito mais caro por aqui. E como voces sabem, somos "em desenvolvimento". Nao vou gastar 350 reais (mais frete...mais dilmada...) em um brinquedo. Tem 10 dolares de componente nessa placa. Fora, claro, os SSI. Entao o que fazer?

Enter the Tabajara Solution :)


Viram? Ficou igualzinha :) So mudou a cor :D

Foi uma diversao fazer essa placa ai. O esquema ta na net, nao e tao complicado
Esse esquema so tem "meia duzia" de errinhos.
  • O pino 21 da 6522 do canal direito (right channel combo) vai ligado ao pino 21 do canal esquerdo (left channel combo). Nao vai ligado ao /NMI em hipotese alguma. 
  • O "apple II slot" está COMPLETAMENTE invertido. Nao sigam esse esquema. 
  • Nao usem 7405 pro buffer do clock. Usem 74LS04. HC nem pensar
Fora isso, funciona :) No caso da minha placa, eu usei o AY-3-8912 porque era o que tinha "a mao". Mas o AY-3-8910 no Aliexpress sai 1/5 do preço. Fica a dica ;)

Agora é jogar meus joguinhos com som AY :) Em breve publico um esquema mais legivel, e uma sugestao de PCB "fazivel em casa" :D 

Um comentário:

Mauricio disse...

genial, parabéns pelo blog.. (este é meu primeiro comentário, mas faz teeeempo que acompanho o blog)... ah, conforme você me pediu via campo de perguntas e respostas do mercado lixo, fiz um comentário aqui no blog :) ... abraços!!