terça-feira, julho 12, 2016

Qual a graça de um brinquedo que so um brinca?


Babou? :)

Clavinova CLP550. Uma obra de arte da Yamaha. Presente (!!!) de um amigo de longa data.

Claro que ta com defeito :) E um defeito pilantra, que ate hoje ninguem solucionou na net. Pior, parece ser um defeito recorrente. Digno de recall da Yamaha. Vou explicar:

Esse ai é um piano eletronico. PIANO. Nao tem timbres variados. Tem 2 pianos, hapsichord, electric piano e mais 3 sons...de piano. Mecanismo de piano de verdade, com teclas (super) pesadas (de doer os dedos) e etc. Vem com stand (que o meu nao tem pq a madeira se esfarelou com o tempo, mais um motivo de ele ter virado presente). Coisa GROSSA. Nao e qualquer mané que tem o direito de ter uma joia dessas em casa :)

Mas ele tem um "probleminha". Alem dos 50 quilos de peso. Sem o pé.

Muitos Clavinovas com o tempo, desenvolvem um problema que é um "chiado" altissimo sem nenhuma tecla apertada. E posteriormente, alterna chiado/silencio em momentos aleatorios. Dizem ser corrupção da ROM, embora laaaaaaaaaaaaaaa no fundinho, voce ainda consegue ouvir um pouco do som de piano selecionado.

Obvio. Esse ta com defeito :)

O chato, do brinquedo que so um brinca, é que nao ha referencias na internet, alem da mensagem de um cidadao que atende pela popular alcunha de dkneyle e que ainda jogou alguma luz sobre o assunto. Pior, nao existe imagem das ROMs conhecidamente boas (alias...nao ha imagem ALGUMA) para se comparar com as minhas e ver se o defeito é realmente esse.

Infelizmente, nao há ninguem pra discutir e conversar sobre esse assunto

Perdido nao vai ficar. Na pior das hipoteses é um controlador MIDI fantastico, com todos os sbrubbles que voce sonhar. Mas eu faço questao de colocar esse bicho funcionando. Ja consegui o manual de usuario, o manual de serviço e algumas fotos da placa. Tem fotos? SIM! TEM FOTOS!

IBAGENS:



O que seria muito legal de conseguir?
- Imagem das 3 ROMs. Sao TCM534000 compativeis pino a pino. Quase todos os gravadores leem essas bichas
- Dimensoes EXATAS das 4 peças de madeira do movel, de forma que eu pudesse reproduzi-las com perfeição. Esquema abaixo:


Eu tenho todas as peças de metal. Mas como o desenho nao está em escala, nao possso derivar as medidas baseado (epa!) em outras peças

Um dia, o grande clavinova voltará a vida...Me aguardem! :D

E muito grato pelo presente. Me trouxe uma alegria incrivel. Nao é um brinquedo pra qualquer um.

Um comentário:

Newton Pessoa disse...

Chiado normalmente é semicondutor bichado, mas vai saber...