segunda-feira, outubro 16, 2017

Hackeando o Atari Flashback 7 (parte 1)

UPDATE:
BORA PESSOAL!!! COMPARTILHA AI NAS MIDIAS SOCIAIS E NOS GRUPOS!!!
Se a gente bater 1000 visitas hoje, amanha tem post ESPECIAL sobre o Mega Drive 4, cheio de coisas boas pra voces :oD  Muito obrigado a todos que ajudam o blog, seja curtindo/compartilhando, enviando equipamento pra gente ou mandando uma merreca pelo paypal
(continuando...)

Ola pessoal!

Hoje temos mais um episodio da serie "Hackeando o..."

Mas antes: NAO SE ESQUECAM DE CLICAR NOS ANUNCIANTES!!! :D É assim que o Taba ganha uma merrequinha, e impulsiona as novidades do blog. Ajude-nos! :D 

Nossa vitima de hoje é o Atari Flashback 7 :o)


Essa coisa fofa ai foi enviada pelo nosso amigo Jeferson para que eu pudesse extrair a ROM dele e tentar colocar mais jogos, alem de extrair o Yar's revenge II. Pareceu um excelente desafio e resolvi encarar a diversao :o)

Interessante que - aparentemente - ate agora ninguem "abriu" o bicho. E há uma serie de videogames que usam o mesmo microprocessador (chamado TITAN, que é um ARM) deste brinquedo

# atgames
[sms/gg systems]    Noza   
[genesis/mega drive systems (since 2008?)] RedKid/RedKid 2
atari flashback 3    Titan  
atari flashback 4    Titan  
atari flashback 64    Titan  
intellivision flashback    Titan  
atari flashback 5    Titan  
colecovision flashback    Titan  
atari flashback 6    Titan  
atari flashback 7    Titan  
atari flashback portable   Monkey King 2

Ou seja, temos bastante diversao pela frente :o)


Tem ate o logo da atari...é uma miniatura de um atari "de verdade". Detalhe pra etiquetinha da trecotoy :D


Ue...so isso?! :oD Poise...temos uma fonte chaveada bem simples de 9 volts (que vejam so que curioso, nunca desliga!!! A chave do painel chaveia a SAIDA da fonte para a placa logica), uma placa pros botoes e uma placa com "o resto".


Essa e a nossa plaquinha. A gota preta no meio é o processador (em "die", ou seja, é só a pastilha de silicio - sem encapsulamento - grudada na placa de circuito impresso. Barateia pra caramba a montagem). Ao lado uma memoria RAM da ESMT M12L16161 e finalmente uma memoria FLASH KH29LV640 de 16 megabits (2 megabytes). Interessante o U6 ali embaixo, que parece ser OU um amp op ligado ao U5 que é um sensor de infravermelho, ou um microprocessador para decodificar os comandos e mandar pro Titan. Ainda nao deu pra descobrir


E a memoria tem no Beeprog. Gostei! :oD


U1 e U7 sao dois reguladores de tensao. U1 é um AM1117 3.3 e U7 é um AM117 1.8. Ou seja, entra 5V na placa e regula pra 3.3 volts e 1.8 volts - normal hoje em dia no mundo dos ARMs e FPGAs. No conector de 3 pinos a direita, onde saem os fios amarelo, branco e preto, voce tem os pinos de video, audio e GND.


Observem os 3 furos vazios na parte de cima, no meio da placa. Ali vai um receptor infravermelho para a versao do Flashback que tem controles sem fio...


Na parte de baixo da placa, nada de interessante. Apenas aquele lugar pra um R10 vazio la no meio. Pra que será??? Quando tem um resistor vazio assim, pode ser selecao de modo :o)


Beleza, tirei a FLASH fora e usei o adaptador TSOP48 para ler a memoria


Ela encaixa assim no adaptador.

Ainda nao consegui uma leitura ESTAVEL dessa memoria. Pode ser defeito da memoria, pdoe ser defeito no meu gravador (o que eu duvido). Ainda estou analisando o problema. Mas mesmo com erro, o arquivo que li tem alguns pontos interessantissimos.

#UPDATE!!! O Dablio Games tambem tentou ler essa memoria e teve o mesmo problema. Entao tem algo de errado com a memoria em si. Desconfio que - pra dificultar a pirataria - ela teve as inscricoes apagadas e remarcada com um codigo parecido. Fica a dica. 


O autotest do hardware, aquele que voce executa ao ligar o Atari


List directory!? File contents??? Interessante que tem isso exatamente igual na rom do mega drive 4! :D Isso significa que o sistema operacional de ambos PARECE ser compartilhado.


Essa tela indica que há uma funcao de download pelo PC. Mas como? Por aonde? De que forma?!


Command shell??? Entao podemos executar comandos no atari? :D

Ainda temos muitos misterios a desvendar...
Quer ajudar???

Preciso de MAIS UM atari flashback em perfeito estado. Nao precisa dos controles. Quem pode emprestar/doar um para a causa?


Isso nao acaba aqui nao...Por motivos obvios nao posso dedicar muito tempo a essa tarefa. mas continuo pesquisando. Novidades em breve! :oD

6 comentários:

Alexandre disse...

Aeee. Legal. Aguardando parte 2!

Cuki disse...

Aeee. Legal. Aguardando parte 2!

Cuki disse...

Aeee. Legal. Aguardando parte 2!

Ricardo Macagnan disse...

Tá parecendo que aquela parte do "Start PC Download" se refere a regravação da memória flas ou algo assim, o que talvez sugira que possam ser feitas melhorias ou alterações e "reflasheadas".
Já a mensagem de "Command '%s' not found. Returning to shell" dá a impressão de que o sistema seja algo similar ao DOS, quiçá se não for um Stella ou um Z26 para DOS rodando ali.

Orlando Akira Nishio disse...

Olá, Tabajara! Sabe o que seria bacana para aumentar as visitas do site? Eu curtia demais os posts sobre o seu dia-a-dia no Espírito Santo e outros locais que você morou. Sem brincadeira, eu acho que vi todos os seus posts mais antigos, mas já faz uns bons 5 anos. :)

Roberto disse...

Assim como no MD4, eu acho que essa bagaça também possui uma porta serial, tentei nas entradas de joystick (pois conseguiram fazer dump das ROMS do FB2 através da porta 2, mas por se tratar de um atari on-a-chip são outros 500). Então, se a serial não está nas entradas de joystick, só pode estar escondida embaixo do epoxy do DIE, mas como o meu é um FB3 e tá funcionando bonitinho, tenho dó de arrancar o epoxy pra ver se está lá... Obs: é só uma teoria, mas tive essa desconfiança devido a serial do MD4 estar bem próxima do CPU... Vai saber...