segunda-feira, janeiro 08, 2018

Sucata aqui vira novo! (Amiga 500 - recuperação da parte de video)

Ola pessoal! Mais um post TVKX, com o patrocinio das industrias Antenna :oD


Hoje temos uma historia engraçada aqui

(mas nao esquecam...compartilhem essa postagem nas redes sociais, e deem aqueles clicks amigos nos nossos anunciantes. É mixariazinha que entra, mas ajuda a comprar brinquedos novos para fazer mais posts divertidos! E lembrando que aceito doacoes de brinquedos com defeito para fazer novos posts interessantes :oD

O Leandro Azambuja estava na comunidade de Amiga do Facebook, discutindo sobre uma placa de Amiga 500 toda gambiarrada, se tinha jeito ou não.


Que crime foi esse? Bem...

PARECE que o cara que era dono dessa placa antes, inventou de fazer um tribufulador atomico nao regenerativo de quarta ordem Genlock ou coisa parecida. Falhou miseravelmente.


Cortou o A520 e colocou dentro do Amiga...


Fez essa placa bizarra aí, inclusive movendo o hibrido do video da placa mae do amiga pra essa gambiarra placa ai. Vai entender.


Ficou uma coisinha linda do capiroto.

Que entre (com força) no meio dessa bagunça, o poderoso ferro de soldar


Primeiro eu tratei de dessoldar todas as gambiarras, para ter um territorio "limpo" para trabalhar


Olha essa borra de fluxo...O cara usou solda "mamoré" pra soldar essas peças :D


Diferença, ne? Dessoldado e limpo com MEK pra eu poder pelo menos ter uma ideia do que tinha a fazer


O hibrido saiu desse jeito. Olha quanta metalizacao arrancada e quanto pino ta faltando?


O jeito foi cortar todos os pinos por igual, lixar os pinos oxidados e...


Soldar barrinha de pino. Podia ter soldado direto na placa, mas preferi usar esse tipo de barra que encaixa com perfeicao em barra de soquete torneado, assim se o hibrido estivesse porventura com algum defeito, tinha como substituir.


Area de video toda refeita e LIMPA


Esse ficou bao, patrao! :oD

3 comentários:

Carlos André Poloni disse...

Excelente Alexandre!
Não sei absolutamente nada de Amiga. O que tem dentro desse módulo híbrido?

Alexandre Souza - PU1BZZ disse...

A saida de video do amiga é digital (!) entao esse hibrido tem uma cacetada de resistores pra fazer um conversor D/A de "precisao" (entre aspas pq D/A com resistores nunca vai ser realmente de precisao) e gerar o sinal analogico...

Luiz Nascimento disse...

Olá Alexandre!

desanimei só de olhar a primeira foto...!