17 abril 2018

Dando um trato no Colecovision

Ola pessoal! Tabajara na area :D

Obvio que eu vou começar esse post mendingando o clique de voces ali nos anunciantes, né? Essa merrequinha ajuda pacas o Tabajara Labs, alem de ser aqueeeeeeeeeeeeeeeele incentivo a escrever mais artigos :D Vamos clicar nos anunciantes? :o)

Aproveitando, vou tambem lembrar a turma que o Tabajara Labs SEMPRE aceita doações. Este Colecovision por exemplo foi doação de um colaborador do site (o qual agradeceria publicamente, mas ele prefere se manter anonimo) que quis ajudar com um outro projeto envolvendo tambem o Colecovision. Tem Paypal, tem conta na caixa, tem como mandar doações em equipamentos direto pra ca. Quanto mais me ajudam, mais posts vão ter :o) Qualquer coisa, mandem e-mail pra alexandre@tabalabs.com.br :oD

E pessoal, por favor, deixem seus comentarios. Como diz o pessoal do Retrocomputaria, "Seu comentario é o nosso salario". Os comentarios incentivam a escrever mais posts, e ate a descobrir erros e o que mais voces querem que acrescente ao post :)

**UPDATE** Performance hoje ta fraca, pessoal ta honrando pouco nossos anunciantes... :\ E nao se esqueçam que meu blog nao é so esse post, tem muito mais pra voces lerem! Clica depois la em cima no "pior do meu mau humor" :) 

Chega de mendingagem, vamos ao nosso post, e se preparem que esse vai ser loooooooooongo :) Tem mais de 30 fotos! :D


Bem, eu ganhei um colecovision. Esse videogame pra quem nao conhece, era um videogame CARISSIMO da epoca do Atari. Ele deixava todo o resto no chinelo, os jogos eram "igual fliperama" mas era muito, mas MUITO mais caro que o Atari, Odyssey e Intellivision.



Eu vou meio que dispensar as apresentações, ja que voce pode ir no google e ler dezenas de paginas sobre o assunto. Vou tentar me limitar ao que tenho pra apresentar - A futucagem no Coleco

Resumo (TL;DR) do post:
  • Chegada do coleco
  • Como abrir o maldito gabinete
  • Lavagem do gabinete
  • Fonte interna
  • BIOS modificado
  • VDP soquetado (pra que? Segredo...)
  • Saidas de audio/video composto
Vamos la! :oD 

Chegou um pacotinho (em tempo recorde) dos USA


O conteudo? Ahhh muleeeeeeeeeeeekeeeeeeeeeee :D


Chegou feio, chegou sujo, sem fonte de alimentacao nem cartuchos. Por sorte eu tinha uns cartuchos guardados aqui

Como abrir o colecovision?

Essa parte é COMPLICADA. Eu poderia dizer mil coisas, mas vou deixar o link desse video que, embora em ingles, explica detalhadamente como fazer sem tirar o adesivo da frente e deixar seu coleco irremediavelmente danificado.


Nao esqueçam do seu like no video :) O cara merece! :D

Limpeza do Coleco

O tadinho chegou impecavelmente SUJO :D Eu diria IMUNDO


A primeira coisa que eu faço nesses videogames quando chegam, é desmontar e lavar. Lavo com detergente ou veja, e deixo impecavelmente limpo. Odeio futucar em coisa suja.


Coleco limpinho, passamos a primeira tarefa:


A FONTE



Fonte de colecovision é grande, pesada, propensa a defeitos, dificil de trazer de fora. A fonte funciona com dois (!) reguladores µA723. Se entrar em curto, moi o colecovision. Fica a dica.

Uma coisa que muito me desagrada no colecovision é ter esse TIJOLO pendurado na parede. Fora que esse conector bizarro da fonte é literalmente impossivel de se achar por essas bandas.

Entao, todo colecovision que eu pego, eu costumo colocar uma fonte interna.

O macete que eu uso pra fonte interna do colecovision, é usar uma pequena fonte de kit de HD externo USB. Desmonto a fonte, adiciono o -5 volts que ela nao tem e instalo dentro do coleco


Essa e a nossa fontezinha


Essa linhazinha ai na lateral é onde vamos abrir a fonte, que é colada


Colocamos a lamina do estilete na borda, e damos uma pancada com o alicate ou o martelo


Ela quebra a cola e abre. A partir dai é só separar as duas metades


E ai está. Fonte aberta. Basta adicionar a plaquinha de -5 volts, e ligarmos no Colecovision


A modificação de -5 volts é muito facil:


Nao precisa nem fazer plaquinha. Voce vai pegar a saida de 5 volts (é facil de achar) e ligar ali um diodo, um capacitor de 100µF x 15 volts (C1), um 7905, um capacitor de 100nF (C3) e pronto, voce ja tem o -5 volts que é necessario pras memorias 4116.

Ai esta :) Fonte no lugar :D


Esse foi meu primeiro erro. Achei que estava abafando, e realmente ficou muito bonito esse conector de alimentacao atras do coleco. MAS o roller controller PRECISA de alimentacao, entao o correto é deixar o conector de fonte no lugar (pra conectar o roller controller) e fazer um furo na caixa para o conector da fonte de alimentacao. Fica a dica.


BIOS SEM PAUSA DE 12 SEGUNDOS

O colecovision tem uma coisa chata pra caramba, que é a tela de entrada que mostra "colecovision" e o nome do jogo. Ela fica paradona la, 12 segundos, e voce doido pra jogar.


Isso é um saco. Mas tem como resolver. Tem gente que coloca "dual boot" com uma rom original e uma rom hackeada para nao ter essa tela. Como eu acho bonitinho, eu prefiro a versao de 3 segundos de pausa. Aparece a tela bonitinha, fica por 3 segundos e carrega o jogo. Com isso, nao preciso da complicacao do dual boot. Coloco a rom em uma 27C64, soldo no lugar e pá.

Pra fazer, é facil:


Esse integrado grande ai do meio é uma memoria ROM com o BIOS. Primeiro nos vamos tirar esse chip fora, pra depois cortar duas trilhas e ligar aqueles dois jumpers, WJ4 e WJ5


Sempre com soquete, tá? Soquete de 28 pinos


Corte as "bolinhas" dos dois retangulos vermelhos. Tome MUITO CUIDADO para nao cortar mais o que deveria, ok?


Viram la os cortes? Cuidado...


Agora é so soldar os dois jumpers abaixo do soquete da ROM


Pronto! 3 segundinhos de boot ao inves de 12. Voce pode colocar tambem o boot "instantaneo", voce decide :)


SAIDA DE VIDEO COMPOSTO

Uma coisa ruim do colecovision é nao ter saida de audio/video composto. A imagem é bacana, mas so tem RF. E nos sabemos o quanto RF é uma bosta.

Pra adicionar audio/video, é facinho. Voce vai precisar de um trim-pot de 1K, um resistor de 1K e um transistor 2N4401.


Vamos abrir essa caixinha, ela tem uma tampa de pressao, só puxar e ela abre


Tcharan!

Vamos pegar um pedaço de fita isolante e cobrir parte do circuito, pra evitar curtos


Ai é só montar tudo no lugar :o)


Esse desenho chupinhado da internet explica com mais detalhes o procedimento. O resistor de 1K vai ligado no terra (qualquer pino da placa ligado a superficie verde grande), o pino do meio do trim-pot vai ligado ao +12V (que tambem da pra ver muito bem onde vai ligado) e o pino do meio do 2N4401 vai ligado ao pino 13 do integrado (4o pino da esquerda pra direita). Mais simples impossivel :o) A qualidade da imagem voce regula no trim-pot de 1K que voce soldou ali. Vai aumentando a regulagem ate a imagem ficar perfeita.


O audio é mais simples ainda. Pegue um pedaço de mais ou menos um palmo de tamanho de coaxial bem fininho, e ligue a malha ao pino 8 do SN76489. O vivo voce liga no pino 7. E é só ligar no conector RCA de saida :o)


Eu recomendo esse padrao de furação na saida. Sao 3 conectores, 2 pra audio e 1 pra video. O audio nao é estereo, mas voce pode ligar os 2 conectores (L e R) de audio em paralelo, pra facilitar sua vida.


Por dentro fica assim


So que na hora de fechar...se voce nao amassar os pinos ou rotear o coaxial por um lugar diferente, a blindagem superior atrapalha a fechar. Essa blindagem é COMPLETAMENTE desnecessaria hoje em dia que voce nao liga mais o videogame via RF. Masssssssssssssss...se voce quiser deixar tudo original...


Voce pode usar essa ferramenta chamada "Nibbling tool" para fazer um recorte na chapa e deixar os fios passarem :o)


Nessa foto da pra ver o corte da chapa



VDP Soquetado

Esse eu AINDA nao vou dizer pra que é. Mas em breve voces vao saber ;)

Basta dessoldar o VDP e colocar um soquete de pino TORNEADO (muito importante)


O VDP com o soquete e o dissipador nao fica muito alto. Da para fechar a cobertura metalica numa boa.



Pronto! Olha como ficou bonitinho! :oD



O mais legal é que ate funciona :)


E esse é o resultado final. Um colecovision limpinho, novinho, perfeitamente funcional e pronto para o desenvolvimento do multicart e da expans...

epa...

Isso é mais pra frente, aguardem novidades ;)

PS:
Este post é uma homenagem postuma ao amigo Claudio Falcao, vulgo Cenourinha. Infelizmente ele nao esta mais aqui pra ver o videogame preferido dele funcionando. Se existe uma vida apos a morte, certamente ele está la fazendo musica industrial e jogando em um videogame desses.

12 comentários:

Luiz Felipe Dieder disse...

Show de bola, como sempre!

Marcelo Eiras disse...

O conector bizarro do colecovision é igual ao MSX do spectravideo.

Luciano disse...

Hmmmm... eu por precaução colocaria um capacitorzinho de 1uF em série com a saída de áudio.

rsenas disse...

Oi seu "Taba", uma pergunta, porque de usar dois conectores diferentes, um torneado e outro molex? Seria o tamanho? Gosto dos torneados. Abração.
E ótimo blog esse bem retrozão,rsrsrsr.

Unknown disse...

Muito 10 parabéns. Gostei do seu conhecimento no assunto, impressionante, parece até que projetou o console :)

Danjovic disse...

Mais um post bacana! Parabéns!
Dadas as postagens anteriores, do clonecovision não duvido que você vá fazer uma plaquinha "add-on" pra saída de vídeo :)
Bom também que com um Coleco em mãos dá pra revisar aquele diagrama em que você se baseou pra fazer o seu clone....

Unknown disse...

Cara, eu não entendo nada disso, mas só de ver você colocando essas raridades para funcionar e entendendo tanto dessa porra me faz acompanhar o seu blog!

Unknown disse...

Véi, c tá di parabéinx........

Shenandoah disse...

Acho engraçado esses consoles não terem saída de áudio e vídeo, sendo tão simples a implementação. Parabéns pela iniciativa de mostrar como fazer. É sempre muito bom ter um especialista pra mostrar como se faz. Abraço!

Mrs. Wells disse...

Pra mim você é incrível, um gênio! Tu arruma solução pra tudo (ou quase tudo!), acho isso bem legal e me faz conhecer coisas que não são da minha época (sou de 94). Grande abraço!

Unknown disse...

Show.
Sempre visito seu blog.

Unknown disse...

tentei fazer a fonte com o seu esquema mas nao consegui, mas vejo que no final vc utilizou dois transitores um capacitor poliester e dois capacitores ceramicos, eu nao consegui tirar o -5v, da uma dica ai