20 julho 2007

"brinde" essencial?!

Primeiro, nao sou especialista em aviação. Apenas tive pai piloto, padrinho mecanico de turbinas (herdei os manuais o r i g i n a i s do 727 hehhe), meia duzia de comissarios de bordo e, de quebra, um curso de piloto privado.

Agora, falar que reverso é "brinde" pro piloto?!

Travar o reverso DIREITO e nao travar ambos???

Olha, daqui a pouco os criminosos vao roubar seu carro e dizer "relaxa e goza". Tem algo muito estranho, muito bizarro, muito "vai dar merda" acontecendo. Preparem-se para uma guerra civil, ou algo tao ruim quanto.

(explicacao pseudo-tecnica: Hoje pela manha eu tava comentando com o Joao-Grandao que o aviao deu uma guinada de uns 3o graus pra esquerda pra poder bater no predio da TAM. E que pra isso acontecer, ou falharia o reverso DIREITO (porque quando acionado o reverso, se só abrisse o reverso ESQUERDO o aviao teria tendencia a rodar pro lado ESQUERDO do eixo vertical - exatamente o que aconteceu) ou falharia a turbina ESQUERDA (aumento do empuxo do lado direito, aviao rodaria no eixo vertical pro lado esquerdo). E que pra isso ter acontecido, teria que ter sido abortada a decolagem. Quando voce "abre o reverso", voce aumenta o "acelerador" das turbinas de forma que elas joguem mais ar pra tras. O reverso redireciona este ar pra frente, de forma que o aviao seja "empurrado para tras" (nota do pitacador: Na realidade a turbina nao "puxa" o aviao pra frente, mas EMPURRA o aviao pra frente. Sao os gases que SAEM da turbina que o movimentam e nao os que ENTRAM na mesma. Sim, nao é tao simples assim, mas nao da pra explicar em poucas linhas). Pois bem, imaginem o que aconteceria se apenas o reverso DIREITO tivesse sido travado, o piloto tivesse "esquecido" desse pequeno detalhe e, no pouso, o piloto tivesse acionado o reverso e dado todo motor pra frear o aviao (vide explicacao sobre o funcionamento do reverso)??? Parabens, exatamente o que aconteceu... )

2 comentários:

  1. Bingo! O reversor direito estava com problema desde sábado, e a aeronave estava voando com o reversor direito desligado: matéria no G1.

    O resto fica fácil: reversor direito desligado + pista molhada + aeronave rápida demais...

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  2. Opa Tabajara, beleza?

    Engraçado que no Fudebits tava falando mais ou menos isso: o que vai ter de "especialistas" falando merd@ a torto e direito não está escrito.

    Teve um desses especialistas que falou na Folha de SP que o piloto não precisa do reverso para pousar o avião. E eu pensei aqui comigo: "Claro, se for um teco-teco, um aeroplano ou um avião de papel, não precisa mesmo. Agora um Airbus?!?! Fala sério!"

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