Pra quem nao sabe, eu sou (era?) aeromodelista, aqueles avioeszinhos de controle remoto. Pra quem nao sabe, pra pilotar aquilo voce tem que ter a carteira de piloto (!) emitida pelo DAC (!!!). Sim, o troço é oficial. Quando voce pilota um "brinquedo" que voa a mais de 100 km/h, tem que rolar regulamentação, senao o bicho pega.
Pra voar de aeromodelo, fora o necessario treinamento, tem que ser em local apropriado. Tinha uma praça maravilhosa na frente da minha casa, mas nada de decolar com o helicoptero ali...Era só mesmo na ASA (clube) e lugar nenhum mais. Aeromodelo é uma coisa muito seria, pode machucar alguem seriamente, ou até matar.
Toda pista de aeromodelismo tem que ser legalmente constituida e aprovada. Nao basta "ah, vamos pegar esse pedaço de terra e foda-se", tem que ter uma estrutura e a devida aprovacao. E pra isso, NAO pode ser perto de residencias ou onde haja pessoas. Tem que haver uma "area de escape" que elimine a possibilidade de acidentes com vitimas, fatais ou nao. Ou seja, é algo que dificilmente dá problema. Um aeromodelo é um aviao de verdade em miniatura. Tem motor a combustao, helice, trem de pouso, flaps, ailerons, profundores, igualzinho o de verdade. Só que miudinho. Ou seja, todos podem causar um acidente fatal. Nao causam porque as regras sao estritamente seguidas por todos os seus participantes.
Seria tao bom que a aviacao comercial, onde pessoas de verdade viajam em avioes de verdade, seguisse os mesmos padroes rigidos, nao é mesmo? :oP
Oi Tabajara, beleza?
ResponderExcluirLegal saber que você é aeromodelista. Nem sabia que tinha todas essas coisas.
Sabe o que realmente é "sóda"?
Aquilo que o Ricardo também falou: cadê o raio do entorno no aeroporto? Vou falar mais no meu blog (acessível pelo planet). Até +