22 março 2017

O Reparo do Sistema 600 (que levou mais de ano)


ATENÇÃO! Esse é um post "Dinamico"
Isso significa que receberá atualizações em breve. Conforme for reunindo mais informações, eu vou atualizando o post.

***se voce compartilhar esse post e eu tiver um zilhao (ta, mais de 500) visualizações, incentiva pacas a criar outros posts interessantes. Da uma forcinha pra mim, que eu dou uma forcinha pra voce :) ***

Tem coisa que demora pra acertar.

Eu vendi meu Sistema 600 pro Marcos Velasco, e chegou defeituoso na casa dele. Eu ACHAVA que ele funcionava, mas a falta de experiencia com o equipamento maquiou um defeito que eu nao imaginava que existia.

Esse é o sistema 600, em toda sua beleza e gloria :o)



O Sistema 600 é clone do Intertec Superbrain, porem em uma versao "Simplificada".


A versao brasileira é um pouquinho diferente, mas e funcionalmente identica

A "simplificacao" é que na versao brasileira do sistema 600 (o 700 é diferente), o banco de 32 memorias 4116 foi trocado por um banco de 8 memorias 4164, perfazendo 64KBytes.

(tem cara que caberia 128K ali!)

Pois bem, quando eu levei o computador pro MV, ficava piscando um cursor no canto superior esquerdo da tela, e eu pensei que isso era normal. Nao tinha os discos do 600, e nunca tinha visto um funcionando. Alias, aqui provavelmente é o UNICO lugar na internet que voce vai encontrar alguma referencia a ele. Ô micro RARO, viu!? Teoricamente o MV tem o ultimo exemplar que restou funcionando no Brasil.

So que, a duras penas, descobri que o micro nao boota assim. Lendo a ROM dele, vi que tinha um texto que deveria aparecer na tela.


Com essa "Prova", la fui eu tentar achar o problema :o)

Primeiramente, a placa mae dele tem algo de muito curioso. Ela funciona SO com 5 volts. Acredito que para a porta serial, etc...deva ter outra alimentacao numa subplaca externa (que cuida das seriais, etc). Mas para o funcionamento do computador, basta alimentar o conector CN1 com 5 volts. A pinagem é

GND +5 +5 GND

Video voce retira no conector CN2. A pinagem é

GND (espaço) VIDEO SYNCH SYNCV
Nivel TTL (0-5V)

Apos trocar todas as memorias RAM (sao 8 memorias 4164 e 2 memorias 2114) me deparei com a seguinte imagem (retorcida, porque meu monitor nao sincronizou com a placa e eu nao estou com o computador inteiro aqui):


Essa imagem deixei propositalmente pequena, porque fica mais facil de voce enxergar um "SIC" ali. O que é SIC? Nao faço a menor ideia, mas observe que la no BIOS, tem um "Serviço de Informacao ao Cliente"...Sera?

Entao, caindo de osciloscopio no circuito, cheguei a conclusao que um chip simplerrimo, comumzao, So-Que-Nao, estava com defeito. O CRT8002.



Onde que eu ia achar isso? Ha Ha Ha. Rodei o dia inteiro na Sta Ifigenia, ate conseguir achar o bicho. Por sorte, tinha UM em estoque na Newport Goldnews.


Trocando o chip, deu pra ver o boot correto na tela, apesar da falta de sincronismo



Agora? A placa vai ficar aqui em casa mais uma semana, pra que eu tente documentar o maximo possivel do funcionamento do equipamento. Depois disso volta pro seu dono, e teremos pelo menos UM sistema 600 funcionando no Brasil :o)

Certamente voces querem a imagem do BIOS pra dar uma futucada, ne? Beleza, ta >>>AQUI<<<

Algumas fotos da placa (se clicar, amplia)

Essa e a placa original:







8 comentários:

  1. Rapaz, que raro, ao ver, pensei que fosse um outro tipo de "CP500", mas não! Me lembrei de três CP500 que dava manutenção na FIEC, eu tinha que fechar a tampa com ele ligado, e correr pra voltar pra empresa! Quase toda semana esta lá olhando os três!
    Valeu o trabalho que vc esta tendo em documentar esta raridade!
    Bené

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser comparar a ROM do Sistema 600 com o SuperBrain, aqui tem um link para ROMs de 3 modelos diferentes:
    http://bitsavers.informatik.uni-stuttgart.de/pdf/intertec/firmware/
    Acho que faltou a ROM do SuperBrain Jr. Mas não deve ser muito diferente. Se bobear, é a mesma.

    O que é aquela daughterboard embaixo da mainboard? Controladora de disco?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, Taba!

    Como disse o @Bené, valeu por documentar esta radidade, inclusive, com muitas fotos!

    At.te.

    ResponderExcluir
  4. em 1990 eu estudei em um colégio técnico chamado ENIAC e o CPD eram várias máquinas SISTEMA 600 e alguns SISTEMA 700. Aprendi muito neles.

    ResponderExcluir
  5. A primeira vez que compilei alguma coisa em minha vida, foi em um desses.
    Ele está funcionando 100%?
    Seria interessante um esforço para estudo, desenho e disponibilização de toda a eletrônica de uma máquina dessas. Talvez alguem no futuro possa fazer por "ela" o que estão fazendo com o MSX. Assim os discos poderão ser trocados por cartões SD e ou Pendrivers.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post!!
    Tive um desses pós mais de 2 anos, década de 80, quando morava ainda em João Pessoa PB, foi meu primeiro contato com cp/m. boas experiências tive com ele!

    ResponderExcluir
  7. Meus tempos de colégio técnico Eniac em São Bernardo do Campo nos idos de 1988-1990 o laboratório tinha vários Sistema 600 e 700. Eu usei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana saber que tem um cp 600 funcionando ainda... Pelo que eu me lembro, quando dava boot pelo diskete aparecia o logo da prologica em ASCII. Não sei se eu estou viajando mas são lembranças de uma criança. Fiquei com um em casa até meados de 2000.

    ResponderExcluir