26 abril 2005

O seguro é caro apenas porque todos deixam se-lo.

Depois me chamam de mal-humorado...

Hoje eu li no terra uma noticia sobre a diminuição (!!!) do preço do seguro para os automoveis "Saveiro" da volkswagen (epa, perai, volkswagen significa "carro do povo"...Acho que tem algo de errado ai!!!). Isso porque a fabrica grava agora o numero do chassí do carro em 8 partes distintas, para evitar o "mercado paralelo" de peças.

Aí voce ve só:

- Todo carro deveria **obrigatoriamente** ter o numero do chassí gravado nos vidros. Dá trabalho pra fabrica fazer? Ué, faz na concessionaria entao!!!
- Todo carro deveria **obrigatoriamente** ter alarme. Nao fica caro, principalmente se integrado a central de injeção. Ferrari se nao me engano, é assim. Fica barato de integrar a central de injeção e seria bem melhor do que as opcoes de mercado. Obvio, comunicação por RF ou infravermelho (como no Audi) com uma chave de 128 ou 256 bits de encriptação. Qualquer processadorzinho vagaba faz isso. Até um engenheiro da volkswagen sabe disso.
- Todo carro deveria ter o numero do motor gravado abaixo do numero do chassí, pra nao deixar duvidas. E se botar outro motor, nao deveria haver encheção de saco. A obrigação de conferir se a numeração do motor bate com a de algum carro roubado, é unica e exclusivamente da policia. Nao podemos ser culpados de um crime até que o mesmo seja provado. E o onus da prova é da parte acusadora, eu como suposto reu da ação nao sou culpado até que haja prova ou flagrante do delito. Entao ter motor de carro com numeração diferente do documento deveria ser PERMITIDO até que se provasse que ele é roubado.
- Pneus deveriam ter a placa do carro. Ou até mesmo o chassí. Assim ficaria facil de achar um pneu roubado. Rodas tambem.

Quer mais piada?
- O seguro mais barato que eu ja vi até hoje pro meu carro (Escort XR3 Formula 1991, completamente original e conservado) foi de R$ 1700 reais. Para um carro que custa R$ 8000. Melhor economizar essa grana ;oP Fora que a franquia era coisa de mil reais. E o premio por perda total ou roubo era de 7 mil reais. Pode?
- Um amigo tem um golf 2003 (nao turbo) e o seguro custa MAIS DE CINCO MIL REAIS. 1/6 do valor do carro. Pode?
- Os ladroes ODEIAM roubar carro com seguro. Porque eles sabem que a policia EFETIVAMENTE CORRE ATRAS, afinal as seguradoras pagam - por baixo dos panos - premios a quem resgata o carro, principalmente se resgata-lo em impecavel estado. Ja para o resto...

Tudo bem que nao foi Charles De Gaulle que disse isso. Mas definitivamente, este nao é um pais serio.

Nenhum comentário: