quarta-feira, julho 01, 2009

Em terra de cego, quem tem um olho é rei - mas pelo menos enxerga!!!

Hoje (de novo) eu consertei a maquina de lavar aqui de casa.

Nao é que ela é ruim, é que ela é MUITO usada. Somos em tres aqui em casa, lava-se roupa todo dia. Fora as roupas da quarta, quinta e do sexto que eventualmente sao lavadas aqui. Quando nao tem setima, oitava, nona...Pois e, vou colocar uma plaquinha "lavanderia tabajara" la fora, mas isso é outro assunto, nao é disso que eu quero falar, mas sim do quanto é importante voce conhecer o mundo que te cerca.

La nos estados unidos, voce tem aulas "extras" (mas compulsorias) de culinaria, marcenaria, eletricidade residencial, coisas do dia-a-dia. Se voce vem de uma familia inapta a apertar um parafuso, voce tem a chance de aprender como o mundo que te cerca funciona. Nao é nada do outro mundo voce trocar um plug (lembrando: Plug é o que fica no fio, tomada é o que fica na parede. O plug encaixa na tomada.) de um ferro de passar roupa, ou desligar todos os disjuntores da casa e trocar um chuveiro, ou entao fechar o registro e trocar uma torneira. Ninguem morre disso (se souber fazer).

Porem, aqui no lisarB, vivemos numa sociedade onde os ricos tem dinheiro para contratar os serviçais. Ato continuo, os pobres ja nao tem tanto dinheiro assim - mas contratam os serviçais do mesmo jeito.

Esse final de semana a maquina de lavar pifou. Fui direto na tal placa digital dela (que é razoavelmente fragil, mas tambem...36 reais a placa inteira, com 3 tiristores, um monte de LEDs, um microcontrolador (Holtek! :oD), 3 botoes de pressao e mais uma renca de pecinhas. Nao vale nem a pena o esforço de consertar...NAO!!! VALE SIM!!! E, pra variar, nao era a placa. O motor fazia um "hmmm...hmmm...hmmm...". 'Capacitor!', pensei eu. La fui eu na loja de peças para lavadoras e, 17 reais mais a grana do buzao, la estava a maquina funcionando redondinho de novo. Só nao fiz sozinho pq minha coluna nao me deixava fazer o contorcionismo necessario a colocar o troço no lugar, precisei de ajuda pra colocar a maquina sobre a mesa (Tabajara pasquale ensina: Sobre é em cima, sob é embaixo. Em cima é separado, embaixo é junto. E nao existe ascender, mas ja ta ficando offtopic). Apos coloca-la na mesa, 5 minutinhos de diversao e maquina funcionando de novo.

Será que nao falta a nossa juventude um pouco de raciocinio logico, experiencias do dia-a-dia, aprender como o mundo ao redor funciona?

3 comentários:

Ígor Tschoepke Goedel disse...

Tio Xande, tio Xande...

Essa gurizada não entende nada de satisfação pessoal. Eles até acham que entendem, mas nem vale a pena querer discutir.

Aqui em casa eu só não faço o que eu: não sei fazer e pode dar porcaria, não tenho saco de fazer ou não tenho ferramental. Arrumar parede, trocar borrachinha da torneira, fazer a mesa nova do Pc (ficou supimpa (credo!), só falta o verniz), fora o que eu invento de fazer que não precisa, que dá mais diversão ainda.

Faz tempo que eu acho que tinha que ter aula disso nas escolas, a gurizada anda tão burra, mas tão burra, que daqui a pouco estão pastando por aí...

[]s

Mell Nasgon disse...

Chaaaaaaaaaaatooooooooo! Morro de medo de choque! :P

C_E disse...

falta um pouco ?? infelizmente falta MUITO :|

já queimei muito dedo e fiz muita besteira como hobbysta (ainda sou) em eletronica, mas a alegria a cada nova descoberta e a cada melhoria... é uma experiência GRATIFICANTE!