quarta-feira, fevereiro 28, 2018

E o filho nasceu - Adaptador de teclado para MSX Expert

Eu não sei nem como começar a contar essa historia...


(mas não esqueçam do click nos nossos anunciantes...conheça o que eles tem pra oferecer, e não esqueça de voltar, a historia é boa! :D Aproveitem, cliquem la em cima no "O pior do meu mau humor" e conheçam o resto do blog, tem muita coisa legal pra ler, nao é só essa postagem não...)

Expert é um parto pra achar teclado. Alias, quase todo computador que tem teclado separado, a primeira coisa que some é o bendito teclado. Sendo um teclado fora de "Padrão", você ja espera ser uma dificuldade enorme achar esse teclado perdido por ai né? :o)


Então, comecou a procura. Muitas pessoas disseram que fizeram, muita gente fez e ficou guardadinho, muita gente fez, disponibilizou e ninguem viu...Mas agora FINALMENTE, o adaptador de teclado PS2 e USB para MSX EXPERT

Tudo começou assim:
  • Primeiro o Karo fez um adaptador para alguns MSX importados. Nao lembro se o fonte estava disponivel, mas o programa era bem curtinho
  • Depois, o Luis Luca e o Fabio Belavenuto pegaram o codigo pelo chifre para adaptar para o Hotbit. O Belavenuto adaptou tambem pro expert, o codigo ficou la publicado, mas ninguem deu bola
  • Entao, o Andre Varjão pegou o circuito e tentou fazer funcionar, achou um monte de erros/detalhes e foi corrigindo aos poucos
  • E por fim, eu peguei o circuito, fiz o prototipo e ajudei o André a fazer as alterações. O resultado tai :o)
 Esse é o "porcotipo". Prototipo porcão :) Fica em cima do 8255 pra facilitar as coisas.

 Fazendo as correspondencias do DIN-13 pro 8255...

 Eu te disse que ia funcionar :oD



 
Ta, mas "E AGORA???"

Bem, agora os passos são: 
  • Terminar o projeto. Ainda há uns pequenos detalhes nas rotinas de teclado que eu e o André vamos acertar antes de declarar o projeto "pronto". 
  • Preciso desenhar o esquema e "limpar" o codigo para que ele fique "mantivel" (hahaha).
  • Vai ter adaptador interno (que eu acho muito melhor), e vai ter adaptador externo. Podem ficar tranquilos. 
  • O codigo é aberto e será sempre aberto. O esquema e os desenhos das placas tambem serão liberados em breve. O que eu costumo fazer é liberar os projetos em licença "TabajaraWare", ou seja, vendo 10 ou 20 placas, libero todos os arquivos (ate os gerbers), você faz o que quiser com eles. Ate vender. Eu peço que me de um agrado. Se nao der, tambem não tem problema. 
  • Eu vou fabricar e vender os adaptadores. Provavelmente o André tambem. Entao aguardem 2-3 meses quando teremos adaptadores prontos e testados para venda. Eu sei que é demorado, mas fazer placa no BR é impossivel, entao fazemos tudo na china e montamos aqui. Esperem que AGORA REALMENTE VAI :o)  
  • Quem quiser ajudar a fazer esse sonho acontecer mais rapido, pre-venda em breve! :o)

6 comentários:

renatobarbas disse...

A colocação dele mo expert demanda solda ou é só encaixar e usar? O plugue do novo teclado original do MSX vai ser retirado e colocado esse?

Luiz Felipe Cola Dieder disse...

Acho que vou ter que fazer um consórcio no tabajara para para adquirir tantas novidades...

wesley camargo - agudos/sp disse...

Parabens Alexandre...show.. quando voce for fabricar este adaptador para o msx/expert pode me por na lista...sucesso amigo!! agora so falta um adaptador para para usar o teclado original do tk no pc... lembra do que falei? um adaptador que de para por dentro da caixa do tk90x vazia so com o teclado e ligar os flats e para usar a caixa do tk90x como teclado de pc , para usar em um emulador.

BrancoRP2000 disse...

Parabéns Tabajara! Sempre inovando para nossos retro computadores!

Alexandre Morgado disse...

Muito bom. Show de bola!! Resolve o problema de muita gente.

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Boa idéia. Tenho um tk85 que não arrumo jeito ($) para por pra funcionar...
Assim substitui por um emulador.