terça-feira, julho 31, 2018

A (impossivel de encontrar) fonte do FS-A1 MKII

Ola pessoal, Tabajara na area!

UPDATE!!! Quem quiser comprar uma fonte dessas, mande um e-mail para alexandre@tabalabs.com.br - 5 pessoas e eu ja fabrico um lote. Obrigado!

Mas primeiro...Hora da mendingancia, né? :D Eu sei que voces adoram me ver pedindo para honrar nossos anunciantes, dar aquele click maroto ali em cima nos produtos anunciados...Voces gostam, falem a verdade :o)

Tambem vou lembrar da minha campanha no Apoia.Se.



Pessoal, deixem de ser pao-duros, paga ai uma pizza por mes pro Tabajara! Voces nao gostam de ler sempre posts interessantes? Custa tempo (e por consequencia dinheiro) trazer informacao legal pra voces. Que tal darem uma forcinha? ;o) 
Ok, amos aos trabalhos ;o)

O FS-A1 MKII é um dos meus MSX preferidos. O micro é pequenininho, bonitinho, tem um teclado super gostoso, uma programacao visual bacana (esse marrom-escuro-tendendo-ao-preto-com-laranja, voces vao me desculpar, mas eu acho simplesmente LINDO) e uma otima possibilidade de expansao interna - tem como expandir pra 2+, tem como colocar 512K de mapper com facilidade, aceita ate fonte interna (tem la no www.tabalabs.com.br, procura la), o conector de slot traseiro é horizontal - o que facilita o uso de um expansor de slots atras) e, como ja disse, ele é muito fofinho :o)


Esse micro foi presente (!) de um amigo, mais um motivo pra eu gostar tanto dele :o)

Porem, quase todo A1 que voce encontra por aqui vem sem a (pesada) fonte de alimentação externa. A qual, pra dificultar, vem com um conector bizarro


Curioso que a mesma fonte serve pra muitos dos micros da Sony tambem, como por exemplo o meu HB-10...que eu tambem gosto muito e ta la jogadinho num canto ha decadas, porque eu nunca consegui fazer uma fonte pra ele por causa desse maldito conector bizarro.

O FRS la na MSXBR-L disse que o nome desse conector é MINI-IEC, e que tem num site la de fora. Infelizmente o cabo com esse conector é mais caro do que eu acho aqui no BR :( De qualquer forma obrigado pela dica, FRS! :oD

Bem, arrumei um fornecedor de cabos desses ai, entao provavelmente farei algumas fontes pra vender (na faixa de R$ 180 cada). Mas deixo aqui o registro da fonte que fiz pra ele


Gostaria muito que alguem conseguisse esse plug baratinho. Como esse plug é usado em um equipamento industrial, estou comprando CADA CABO (que vem com uma fonte que nao vou usar) pela infima quantia de CINQUENTA REAIS CADA. Achou caro? Eu tambem. Quem achar mais barato, favor passar o link.

Esse foi o material utilizado


Lista de material:
  • Caixinha "patola" para fontes
  • Cabo de alimentação (plugue + fio) a sua escolha
  • O tal cabinho com o conector bizarro do FS-A1
  • Um diodo 1N5404
  • Um capacitor de 4700µF x 25 (ou mais) volts
  • Um led 5mm a sua escolha
  • Um resistor de 330R
  • Uma chave liga desliga
  • Uma chave 110-220V
  • Um par de amarras pra fio
  • Super bonder, ferro de soldar, solda, etc. 
  • Transformador 9V x 1.5A + 18V x 350mA
Fazer essa fonte é muito simples. Basicamente voce solda o diodo em um dos fios do enrolamento de 9V, com o "tracinho" pra fora. O "tracinho" voce liga no positivo do capacitor. O fio que sobrou do enrolamento de 9V voce liga em um dos fios do enrolamento de 18V. Esses dois fios ligados, voce liga no GND do capacitor. Ai voce liga o rabicho do conector maldito nos pinos adequados vide o esquema do conector la em cima, na foto da fonte da panasonic/sony, lembre-se que o grafico da etiqueta da fonte é O CONECTOR. O led voce liga o resistor de 330R em um dos pinos, e liga o positivo/negativo nos pinos do capacitor.

Desculpem a explicacao meio "aerea", é que é algo tao simples que eu nao sei como descrever pra voces com mais exatidao.

O transformador eu paguei a mixaria de 55 reais na Sta Ifigenia, tive que mandar fazer. Ou seja, só de transformador + cabo temos 105 reais. É uma boa grana, por isso dessa fonte ser cara. Claro, se nao quiser mandar fazer transformador, voce pode usar dois transformadores dentro de uma caixa só. Só fica mais caro.

O resultado ta aqui


"Not fancy but it works"

Uma fonte nao tem nada de especial. Mas eu sei que voces gostam de ver pornzao, entao tai :) A fonte do FS-A1!

Lembrando que essa mesma fonte serve pro FS-A1, FS-A1 MKII, Sony HB-10 e varios outros que eu nao faço a menor ideia :o)


 Depois eu faço um adesivo bacana pra colocar na cara dela :o)


E FINALMENTE, meu FS-A1 MkII funciona :oD

Ate a proxima, pessoal...E nao esqueçam daquele click maroto nos patrocinadores, e participar da campanha do Apoia-Se! :D

4 comentários:

Unknown disse...

Tabajara se aparecer algum famiclone desse modelo a venda me avisa.
https://fcgamer.wordpress.com/category/keyboard-famiclones/

E o primeiro da lista fabricado pela Asder, tiver um a bastante tempo e nunca encontrei outro a venda

FRS disse...

Essa fonte funciona também em 50Hz? (assim o pessoal da Europa também pode comprar)

RED DRAGON disse...

Quando começa a vender? Tenho interesse. Valeu.

Piva disse...

Me diga uma coisa, o retificador meia onda dá 9V DC mesmo? Pq o valor de pico da onda é maior q 9V. Se fosse um retificador de onda completa certamente ia dar mais q 9V. Não seria prudente usar uma ponte retificadora e uns 2 7409 na saída?