10 julho 2018

Reparo do teclado do MSX National CF2000

Ola pessoal!

Mais um micro pra consertar :) Eu vou acabar voltando a viver disso, mas so a hora que eu conseguir colocar um esquema suficientemente profissional, com OS online, para os clientes acompanharem o que estao acontecendo, e precos/prazos profissionais.

Enquanto isso nao acontece, a gente vai pegando um micro aqui e ali. E tem uma fila ENORME de micros pra consertar, estou tentando colocar o maximo de coisas pra fora no menor tempo possivel. So que eu sou um so e a fila ta grande, leva tempo...

Alias, so pra lembrar: Nao se esquecam de clicar nos nossos patrocinadores, e de visitar a minha campanha no apoia.se


Eu acho incrivel, 160 pessoas seguindo o blog, e quase ninguem contribuindo...Gente, voces podem contribuir com QUALQUER dinheiro, tanto mensalmente quanto de vez em quando. E ajuda pacas o blog. Qualquer 10, 20 reais ajuda pacas, e da aqueeeeele animo de escrever mais e mais

(claro, quem quiser doar mensalmente 100 reais eu nao fico triste :oD )

Mas ok, mendingagem feita, vamos pro assunto de hoje :o) 


CF2000, o primeiro MSX da Matsushita (National, hoje em dia Panasonic)

É um micro basicao, 16K de ram, mas é muito bonito pessoalmente. E pesa uns 10 quilos. Serio.



Esse ja chegou com o teclado parado. Porem o micro funcionava.

Quando chegou aqui em casa eu fui ligar e...pfff. Nada do micro partir.

Eu vou poupar voces de tirar todos os componentes da fonte, testa-los um por um, trocar a maioria e nao entender o porque dessa fonte nao funcionar.


Depois de muito tempo eu achei o defeito da fonte. Nenhum.

É. Nenhum.

Assim como o expert, esse micro tem inibidor de fonte. Se voce nao ligar o cabinho com os micro-switches das tampas dos slots. O micro nao parte. Paguei mico :\

Ok, micro ligando, fui caçar o maldito defeito do teclado. Percebi que dependendo da posicao que eu segurava o teclado, algumas teclas a mais funcionavam.


Detesto esses cabos e esses conectores. Pra resumir (outra) longa historia, achei o problema. veja se voces percebem


Dificil de ver, ne? Mas esse conector esta PESADAMENTE OXIDADO. E pior, é conector que nao acha aqui no Brasil.

Solucao? Tem gente que conserta, mas Só Tabajara Salva®


Tirando o conector velho...


Barrinha de pinos 90 graus


Eu deixo guardado uns cabinhos com conector dupont, justamente pra esses reparos. Eu comprei la no Shopping da Beth (endereço)


Soldei no lugar do conector que fica do lado do teclado


Um tasco de fita dupla-face 'espuminha' pra segurar os fios no lugar. Se voce nao fizer isso, um dia os fios podem quebrar na solda. Nao Bom®.


Mais um tasco de fita 'espuminha', agora por cima. Esse troço gruda TAO FORTE que eu duvido que esses fios se mexam. Eu podia usar cola quente, mas francamente? Fica feio :)


E esse é o resultado. Um retrofit perfeito, parece original. E voce ainda consegue remover o teclado com facilidade


Alegria! Tudo funcionando perfeitamente :o)

Reparo aqui no Tabajara Labs é assim. Nao tem que apenas "funcionar". Tem que ficar bonito e durar pra sempre

Ate a proxima, pessoal! :o)

2 comentários:

Samuka disse...

Mais um Show do Taba, parabéns.

Danjovic disse...

Boa solução!! Manter a originalidade manteria também o problema original, rsrs...