10 setembro 2019

Consertando Lampadas de Led

Ola pessoal, Tabajara na area! =D

Eu nao sou pao-duro. Sou um pao, e sou um duro. Mas nao sou de forma alguma pao-duro. E sou um cara mais ou menos criterioso com sucata eletronica. Eu NAO GOSTO de jogar coisas fora porque deram um minimo defeito. É uma opiniao pessoal, um "principio". Quem nao gostou, ja sabe né? =) Mas é assim que eu funciono e ponto final.

Pois bem, estava na casa da namorada, queimou uma lampada da cozinha e eu fui trocar


Ces ja viram o ABSURDO que isso ilumina? Pois é. E consome miseros 10 watts. Brilha igual (ou mais) a uma lampada de 100W, mas consome 1/10 da sua lampada incandescente de 10 watts. E é uma lampada antiga, de 2016. 3 anos depois tem coisa mais eficiente.

A lampada durou 3 anos e...apagou. Veja bem, essa lampada custa OITO REAIS la em Moo-Gi das Cruzes, que é onde a namorada mora. Nao apenas custa ninharia, mas ninharia no interiorrr. E lembre-se: 8 reais voce nao paga uma coca-cola de 2 litros.

Porem, a curiosidade aliada ao "nao vou jogar fora nem @()#*%@" me levou a abrir e consertar essa lampada.

O reparo? Uma gota de solda =)


Eu explico:

Leds precisam ter CORRENTE constante e nao TENSAO constante. Uma lampada de LED normalmente é um retificador/capacitor, um integrado driver (de corrente constante) e uma tripa de LEDs ligados em serie. No caso dessa lampada, temos 24 leds, dando mais ou menos 5 volts pra cada led. POREM como é ligado em corrente constante, nao faz muita diferença ter 24 ou 23 leds.

O que acontece é que se UM led queimar, tudo para =) Afinal todos os LEDs estao ligados em serie. O segredo? Achar o led queimado e jumpea-lo. A lampada vai ficar funcionando, mantendo mais ou menos os mesmos parametros de operacao. E voce evita de gastar 8 reais =)

Pra testar o LED é facil, meça-o com o multiteste na escala X1 ou no automatico (pra quem tem multimetro auto-range). Se nao funcionar, inverta as pontas de prova. No caso dessa lampada os leds pares tem a polaridade invertida em relacao aos impares. Entao voce testa os leds pares, inverte as pontas de prova, testa os leds impares. O que nao acender com as pontas de prova nos dois sentidos, voce arranca fora e mete um jumper no lugar


Funcionou =) Vai voltar pra casa da namorada =D

Ate a proxima, pessoal! =D

4 comentários:

Alisson Teles Cavalcanti disse...

Alexandre, tenho aqui algumas lampadas assim. Fiz jumpers nos leds defeituosos, mas voltaram a queimar, e com pouquíssimo tempo (1 ou 2h de funcionamento). Suspeito do circuito driver, que deve ser bem porco... será?

Fabiano disse...

Só pra constar, já peguei uma lâmpada com os leds em paralelo (ou talvez em modo serie/paralelo). Colocando o jumper (um pinguinho de solda) no lugar do led em curto, a lâmpada acendia muito fraca. Removi a solda/jumper (deixando o ponto vazio) e a lâmpada voltou a funcionar.

Marcos Delai disse...

Valeu pela dica.
Já vou ver uma que parou de funcionar há poucos dias.
;)

Samuka disse...

Legal a dica Taba