terça-feira, setembro 10, 2019

Consertando Lampadas de Led

Ola pessoal, Tabajara na area! =D

Eu nao sou pao-duro. Sou um pao, e sou um duro. Mas nao sou de forma alguma pao-duro. E sou um cara mais ou menos criterioso com sucata eletronica. Eu NAO GOSTO de jogar coisas fora porque deram um minimo defeito. É uma opiniao pessoal, um "principio". Quem nao gostou, ja sabe né? =) Mas é assim que eu funciono e ponto final.

Pois bem, estava na casa da namorada, queimou uma lampada da cozinha e eu fui trocar


Ces ja viram o ABSURDO que isso ilumina? Pois é. E consome miseros 10 watts. Brilha igual (ou mais) a uma lampada de 100W, mas consome 1/10 da sua lampada incandescente de 10 watts. E é uma lampada antiga, de 2016. 3 anos depois tem coisa mais eficiente.

A lampada durou 3 anos e...apagou. Veja bem, essa lampada custa OITO REAIS la em Moo-Gi das Cruzes, que é onde a namorada mora. Nao apenas custa ninharia, mas ninharia no interiorrr. E lembre-se: 8 reais voce nao paga uma coca-cola de 2 litros.

Porem, a curiosidade aliada ao "nao vou jogar fora nem @()#*%@" me levou a abrir e consertar essa lampada.

O reparo? Uma gota de solda =)


Eu explico:

Leds precisam ter CORRENTE constante e nao TENSAO constante. Uma lampada de LED normalmente é um retificador/capacitor, um integrado driver (de corrente constante) e uma tripa de LEDs ligados em serie. No caso dessa lampada, temos 24 leds, dando mais ou menos 5 volts pra cada led. POREM como é ligado em corrente constante, nao faz muita diferença ter 24 ou 23 leds.

O que acontece é que se UM led queimar, tudo para =) Afinal todos os LEDs estao ligados em serie. O segredo? Achar o led queimado e jumpea-lo. A lampada vai ficar funcionando, mantendo mais ou menos os mesmos parametros de operacao. E voce evita de gastar 8 reais =)

Pra testar o LED é facil, meça-o com o multiteste na escala X1 ou no automatico (pra quem tem multimetro auto-range). Se nao funcionar, inverta as pontas de prova. No caso dessa lampada os leds pares tem a polaridade invertida em relacao aos impares. Entao voce testa os leds pares, inverte as pontas de prova, testa os leds impares. O que nao acender com as pontas de prova nos dois sentidos, voce arranca fora e mete um jumper no lugar


Funcionou =) Vai voltar pra casa da namorada =D

Ate a proxima, pessoal! =D

Um comentário:

Alisson Teles Cavalcanti disse...

Alexandre, tenho aqui algumas lampadas assim. Fiz jumpers nos leds defeituosos, mas voltaram a queimar, e com pouquíssimo tempo (1 ou 2h de funcionamento). Suspeito do circuito driver, que deve ser bem porco... será?