03 fevereiro 2006

Por que eu tenho tanto micro e videogame velho?

Muita gente me pergunta que graça eu vejo nos meus 8 (!) MSX.
Bem...vamos lá

Eu nao quero ser repetitivo. Muita gente diz "usa emulador". Muita gente diz "isso é lixo". Muita gente diz "desperdicio de dinheiro". Pra mim tem uma razao pratica.

Essas maquinas sao de uma eletronica mais simples, uma pregada de circuitos TTL ajuntados em uma placa de face dupla. É diferente dos multi-gigahertz-enhanced-turbo-tabajara-2000 de hoje em dia. Um MSX voce compra as peças na Eletrolandia e monta. Um PC voce compra as placas prontas vindas de taiwan-xing-ling-ginseng-fita-k7 e só encaixa as placas.

Antigamente era mais legal, agora eu to aprendendo VHDL em CPLD, graças ao MSX. É nele que eu treino minhas fudebagens e desenvolvo uns circuitos doidos. É uma forma de exercitar a criatividade, de empurrar o troço a novas fronteiras, a fazer coisas nunca pensadas no micro. Quem imaginaria que o MSX teria ethernet, usb, unix e 4 megas de ram?

Um MSX é uma maquina simples, tudo que usa nela é substituivel por mixaria. Tem esquema e manual de serviço disponivel na internet. Voce pode fazer suas expansoes, pode incrementar a maquina, e o melhor - É uma grande ajuda para aprender eletronica digital e microprocessadores.


Com um MSX voce faz muita coisa. Os joguinhos sao fantasticos. Voce tem varias linguagens de programacao disponiveis. Nao, ele nao substitui um 386 ou um 486. Estamos falando de outro patamar informata aqui.

Um MSX é a certeza nao apenas de diversao, mas de aprendizado, de cultura e de crescimento pessoal. Realmente foi o micro pra geracao que ia saber mandar bem. Pena que nao teve o devido suporte tao necessario a uma maquina tao didatica.

É a reedição dos kits "aprenda eletronica"! :oD

Um comentário:

Sérgio Fonseca disse...

Se tivesse oportunidade gostaria de adquirir um.