04 setembro 2013

Serviço de desserviço publico! Reparo do M1921A da LG :)

Esses dias eu comprei um monitor M1921A no mercado livre, e tinha um defeito bastante caracteristico...Liga, a tela pisca, as vezes funciona, as vezes da um FZZZZZZZZZZZZ e a tela apaga. O led continua aceso, verde.

Por sorte consegui o manual de serviço com o esquema da fonte...Depois que consertei o defeito. Agora que o bicho ta morto, ta facil bater nele :)

Mas como eu cheguei lá? Vamos fazer um passeio pela fonte do M1921A (e por consequencia, do M1721A. Nao sei se o M1521A é a mesma coisa porque nunca sequer vi um de perto).


O esquema ta miudinho, e eu confesso que talvez nao tenha entendido bem o esquema. Se voce clicar nele, ele amplia BEM mais. Vai seguindo comigo ai.

Esse monitor tem 4 lampadas. Duas em cima e duas embaixo (!!! Informação do Alexandre Morgado que entende mais do assunto que eu :oD). A fonte de alta tensao na realidade sao 2 fontes separadas, controladas pelo U301. E é um loop fechado, realimentado por C403, C405, C410 e C413. Cada um desses capacitores pega uma "amostra" da tensao de saida das lampadas, e joga nos diodos D401, D402, D403 e D404, que sao ligados em paralelo, dali indo pro pino 2 do integrado de PWM com um resistor de 1M2 indo a terra pra dar uma queda na tensao.



Se um capacitor desses entra em curto ou fuga, ele vai deixar passar um baita pico de alta tensao pro integrado do PWM. Mas pra isso ta la o resistor de 1M2. Se a tensao/corrente sobe muito, ele desvia um bocado pra GND e o integrado de PWM percebe que "deu mal" e corta a fonte de alta tensao.

No caso desse monitor especifico, nao tive como testar os capacitores, porque nao é facil testar capacitores de 6KV. Mas percebi que os resistores R310 de 1M2 e R313 de 68K estavam em aberto. Pelo comportamento do circuito (ligou, piscou a lampada, bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz e apagou), certamente um dos capacitores de "amostragem" estavam com fuga/curto em alta tensao, mandando o resistor de 1M2 pro saco e - sabe-se la por que, o de 68K tambem.


O resultado? Funcionamento perfeito apos a substituição dos capacitores e dos resistores. De quebra, aproveitei pra trocar os eletroliticos da fonte, que aparentavam ja terem sido substituidos pelos capacitores errados, e mal-soldados. Assim o serviço ficou "padrao" e meu M1921A vai durar por muuuuito tempo :o)

Essa informação eu nao achei em lugar algum na net. Entao procurei detalhar bem pra que todos tenham acesso.

O manual de serviço chama-se LG+LCD++M1721A.pdf. Procurem no google por esse nome que certamente vao achar. Como é material copyright da LG, nao seria conveniente hospeda-lo aqui.

Boa sorte a todos!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo, tudo beleza, Tenho um monitor lg flatron m1721a, A imagem tá ok, Mas o som tá chiando, cheguei a trocar vários capacitores mas não resolveu, tem alguma dica para min da?