05 junho 2015

O Mes do CP500

CP500? Nunca aparece UM por aqui.

Eu tenho um :) Mas é raro de aparecer esse bichao. Primeiro porque é raro. Segundo porque é caro, terceiro porque é dificil de transportar.

 
Pois bem, por uma serie de fatores (alinhamento de planetas, energia super-cosmica, manifestação do monstro bizarro do espaguete voador, etc...) apareceram CINCO de uma vez. Sim, C I N C O.

Entao maos a obra, né?

 Esse deu trabalho."Só" tinha defeito no monitor, na placa mae e nos drives.


Linha de produção CP500tistica :oD


Defeito muito comum nos drives do CP500 M80C. O mancal (de plastico... ¬¬ ) que segura a alavanca do disquete, se quebra. Ai o disco nao funciona. A unica forma RAZOAVEL de recuperação é essa - faz-se um sulco no mancal e coloca-se um pedaço de arame engastado, colado com araldite. Ai tambem nunca mais da defeito. Se nao fizer assim, vai quebrar. Been there, Done that. 


Tem que fazer bem feito...


E mais um CP500 volta a vida, nao é uma sensação maravilhosa? :oD


Agradecimentos a boa alma que doou esses CP500 aos usuarios que REALMENTE queriam ter um CP500 e se esforçaram para colocar suas maquinas em funcionamento. Eu nao vou citar nomes aqui, mas uma pessoa doou TRES CP500 para 3 pessoas diferentes. Atitudes como essa sao raras, mas engrandecem a comunidade e trazem muita alegria tanto pra quem doa, como pra quem recebe.

Lembrando:
Faço manutenção em videogames e computadores antigos, Se precisar entre em contato pelo alexandre@tabalabs.com.br
E claro, aceito doacoes de computadores e videogames antigos, assim como quaisquer acessorios, cartuchos, documentos, etc. :o)

4 comentários:

Claudio H. Picolo disse...

Eu fui um desses caras que ganhou um desses CP-500!
Foi uma das restaurações mais desafiadoras da minha vida, mas valeu cada momento.
Essa plataforma é realmente incrível para quem quer aprender sobre as ORÍGENS da microinformática no Brasil.

Renan Bernardes disse...

Quando aparecer mais um por aí amigo me avisa !

Gigax disse...

Comprei um ontem. Está com problemas ao ligar. Ele não inicia, fica cheio de pontos na tela. Troquei os 4164, e nada de resolver. Então parti para a EPROM, que ao invés do chip, está uma placa com 3 EPROMs, creio que o erro esteja ali, porém não tenho uma EPROM com a gravação original, para testar. Você poderia me apontar um norte? O seu está com a EPROM original?

Gigax disse...

Eu necessito de help com o meu M80C, ele está iniciando com coisas aleatórias na tela. Infelizmente o meu está com EPROMs não originais. No lugar da EPROM única, tem uma placa com três EPROMs, creio ser esse trio o problema. Já troquei as memórias RAM, e dei uma boa fuçada nas EPROMs adaptadas, evolui para uma tela não estática, com algumas letras intermitentes. Você teria a ROM original para vender?