22 março 2017

O Reparo do Sistema 600 (que levou mais de ano)


ATENÇÃO! Esse é um post "Dinamico"
Isso significa que receberá atualizações em breve. Conforme for reunindo mais informações, eu vou atualizando o post.

***se voce compartilhar esse post e eu tiver um zilhao (ta, mais de 500) visualizações, incentiva pacas a criar outros posts interessantes. Da uma forcinha pra mim, que eu dou uma forcinha pra voce :) ***

Tem coisa que demora pra acertar.

Eu vendi meu Sistema 600 pro Marcos Velasco, e chegou defeituoso na casa dele. Eu ACHAVA que ele funcionava, mas a falta de experiencia com o equipamento maquiou um defeito que eu nao imaginava que existia.

Esse é o sistema 600, em toda sua beleza e gloria :o)



O Sistema 600 é clone do Intertec Superbrain, porem em uma versao "Simplificada".


A versao brasileira é um pouquinho diferente, mas e funcionalmente identica

A "simplificacao" é que na versao brasileira do sistema 600 (o 700 é diferente), o banco de 32 memorias 4116 foi trocado por um banco de 8 memorias 4164, perfazendo 64KBytes.

(tem cara que caberia 128K ali!)

Pois bem, quando eu levei o computador pro MV, ficava piscando um cursor no canto superior esquerdo da tela, e eu pensei que isso era normal. Nao tinha os discos do 600, e nunca tinha visto um funcionando. Alias, aqui provavelmente é o UNICO lugar na internet que voce vai encontrar alguma referencia a ele. Ô micro RARO, viu!? Teoricamente o MV tem o ultimo exemplar que restou funcionando no Brasil.

So que, a duras penas, descobri que o micro nao boota assim. Lendo a ROM dele, vi que tinha um texto que deveria aparecer na tela.


Com essa "Prova", la fui eu tentar achar o problema :o)

Primeiramente, a placa mae dele tem algo de muito curioso. Ela funciona SO com 5 volts. Acredito que para a porta serial, etc...deva ter outra alimentacao numa subplaca externa (que cuida das seriais, etc). Mas para o funcionamento do computador, basta alimentar o conector CN1 com 5 volts. A pinagem é

GND +5 +5 GND

Video voce retira no conector CN2. A pinagem é

GND (espaço) VIDEO SYNCH SYNCV
Nivel TTL (0-5V)

Apos trocar todas as memorias RAM (sao 8 memorias 4164 e 2 memorias 2114) me deparei com a seguinte imagem (retorcida, porque meu monitor nao sincronizou com a placa e eu nao estou com o computador inteiro aqui):


Essa imagem deixei propositalmente pequena, porque fica mais facil de voce enxergar um "SIC" ali. O que é SIC? Nao faço a menor ideia, mas observe que la no BIOS, tem um "Serviço de Informacao ao Cliente"...Sera?

Entao, caindo de osciloscopio no circuito, cheguei a conclusao que um chip simplerrimo, comumzao, So-Que-Nao, estava com defeito. O CRT8002.



Onde que eu ia achar isso? Ha Ha Ha. Rodei o dia inteiro na Sta Ifigenia, ate conseguir achar o bicho. Por sorte, tinha UM em estoque na Newport Goldnews.


Trocando o chip, deu pra ver o boot correto na tela, apesar da falta de sincronismo



Agora? A placa vai ficar aqui em casa mais uma semana, pra que eu tente documentar o maximo possivel do funcionamento do equipamento. Depois disso volta pro seu dono, e teremos pelo menos UM sistema 600 funcionando no Brasil :o)

Certamente voces querem a imagem do BIOS pra dar uma futucada, ne? Beleza, ta >>>AQUI<<<

Algumas fotos da placa (se clicar, amplia)

Essa e a placa original:







8 comentários:

Bené disse...

Rapaz, que raro, ao ver, pensei que fosse um outro tipo de "CP500", mas não! Me lembrei de três CP500 que dava manutenção na FIEC, eu tinha que fechar a tampa com ele ligado, e correr pra voltar pra empresa! Quase toda semana esta lá olhando os três!
Valeu o trabalho que vc esta tendo em documentar esta raridade!
Bené

Claudio H. Picolo disse...

Para quem quiser comparar a ROM do Sistema 600 com o SuperBrain, aqui tem um link para ROMs de 3 modelos diferentes:
http://bitsavers.informatik.uni-stuttgart.de/pdf/intertec/firmware/
Acho que faltou a ROM do SuperBrain Jr. Mas não deve ser muito diferente. Se bobear, é a mesma.

O que é aquela daughterboard embaixo da mainboard? Controladora de disco?

Fabrício Cabral disse...

Parabéns pelo post, Taba!

Como disse o @Bené, valeu por documentar esta radidade, inclusive, com muitas fotos!

At.te.

Fernando Nomellini disse...

em 1990 eu estudei em um colégio técnico chamado ENIAC e o CPD eram várias máquinas SISTEMA 600 e alguns SISTEMA 700. Aprendi muito neles.

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

A primeira vez que compilei alguma coisa em minha vida, foi em um desses.
Ele está funcionando 100%?
Seria interessante um esforço para estudo, desenho e disponibilização de toda a eletrônica de uma máquina dessas. Talvez alguem no futuro possa fazer por "ela" o que estão fazendo com o MSX. Assim os discos poderão ser trocados por cartões SD e ou Pendrivers.

DudCopa disse...

Muito bom o post!!
Tive um desses pós mais de 2 anos, década de 80, quando morava ainda em João Pessoa PB, foi meu primeiro contato com cp/m. boas experiências tive com ele!

Fernando Nomellini disse...

Meus tempos de colégio técnico Eniac em São Bernardo do Campo nos idos de 1988-1990 o laboratório tinha vários Sistema 600 e 700. Eu usei bastante.

Tchello disse...

Que bacana saber que tem um cp 600 funcionando ainda... Pelo que eu me lembro, quando dava boot pelo diskete aparecia o logo da prologica em ASCII. Não sei se eu estou viajando mas são lembranças de uma criança. Fiquei com um em casa até meados de 2000.