07 maio 2018

Brinquedo novo: Victor HC-60 (yamaha "tipo 1")

Ola pessoal! Tabajara na area! :D



Primeiro gostaria de agradecer a todos pelos (ate agora) 950 views da ultima postagem. Tantos pageviews dao um animo danado pra gente continuar escrevendo, mesmo que sejam posts futeis. Porque mesmo aqueles posts que pra mim sao "quase nada", eu sei que pra muita gente é uma leitura (diaria) interessante. Eu prefiro trazer pra voces posts mais substanciais. Alias o proprio nome do blog anda "desajustado", porque antes aqui era o lugar que eu desabafava todo o meu odio da vida. Agora eu so trago coisas legais pra voces. Eu gostaria de ouvir seus comentarios a esse respeito. Percebi por exemplo que posts sobre MSX quase nao dao pageviews. Ja posts sobre coisas mais exoticas, como por exemplo o TK83, bombam.

Segundo, eu vou ter que parar para pedir para clicarem nos links ali de cima. Tomei uma mensagem (alias varias, de outros amigos) avisando que "pedir pra clicar é pedir pra ser banido". Um amigo proximo, foi. Eu nao consigo entender essa atitude do google, uma vez que nem sempre os anunciantes se fazem "marcantes" no espaço do blog, e pedir para conhecer nossos anunciantes é uma forma (honesta e educada) de propaganda. Eu gostaria de ter um canal mais direto com o Google pra saber o que eu EFETIVAMENTE posso fazer e nao fazer. Por exemplo, se eu pedir "por favor, conheçam os produtos dos anunciantes do blog" é a mesma coisa que pedir cliques? Essa falta de precisao gera menos renda pro blog, e menos pageviews pros anunciantes do Google. Se por acaso algum administrador do Google estiver lendo essas parcas linhas, poderia expor sua posicao (preferencialmente oficial) sobre o assunto? O Blog me rende mixaria, mas essa mixaria ajuda a trazer brinquedos novos pra voces. Por exemplo, esse HC-60 que vamos ver hoje, foi comprado com dinheiro do blog :o)

Terceiro: Pessoal, voces gostam do que leem? Porque nao fazer uma pequena doação (em equipamento e/ou em dinheiro) pro blog? Estou pensando em criar uma campanha no apoia.se onde cada um pode doar uma merreca de uma vez só ou mensalmente. Pelos pageviews e pelos comentarios, eu duvido que cheguemos a 50, quiçá 20 pessoas que doem todo mes uma mixaria pro blog. Veja o Apoia-se do Ota (sim, o Ota da MAD!!! Migao! :D ) que so tem 30 e poucas pessoas apoiando. Po, o Ota é uma SUMIDADE em materia de desenho, HQ e humor no Brasil. E so tem 30 e poucas pessoas dando miseros 500 reais/mes pra ele. Se considerar que o apoia-se come 20% disso...Voces sabiam que eu recebo mais contribuicoes (em dinheiro) de FORA do Brasil do que de brasileiros?! Eu me questiono que falta faz 10 miau por mes pra voces, mas enfim...

Porem, o blog é uma das minhas diversoes. E eu vou continuar escrevendo, com esmola ou sem esmola. Entao voces vao ter que me aturar muito mais tempo :o)

Ok, ja acabou o choramingo :) Vamos pras novidades!

A foto de capa diz tudo, comprei um (rarissimo) HC-60 da Victor. Custou 380 reais, e comprei no Japão :o)


Esse micro é mais um da serie "Yamaha Tipo 1". E faz parte de uma linhagem da Victor (sabe o que significa JVC? Japan Victor Company :D ) de micros identicos, so mudando as cores:
  • HC-5 (mod.1, igual ao YIS303)
  • HC-5 (mod.2, igual ao YIS503)
  • HC-6
  • HC-60
Uma coisa interessante desse computador é que, sendo um "YT1" (pra compactar) ele tem o slot lateral pro SFG-01/05 mas o slot nessa serie é usado pra duas coisas diferentes. De fabrica, ele vem com um cartucho com saida de video composto. Opcionalmente ele tem um genlock (!) com saida RGB21 (aquela saida que o conector é igual ao SCART, mas com os pinos com uma disposicao diferente


Nao da pra ter "todos" os micros dessa serie. Acho micros muito bonitos, mas duvido que um dia eu consiga comprar por exemplo um AX100 (o da Al-Alamiah). E nao tem muita função alem de "colecionismo". Ate porque sao MSX1. Mas como eu gosto do layout/design desses micros, e ainda por cima aceitam os cartuchos "laterais" (para os quais eu nao conheço nome oficial), eu gosto de te-los. Em Jaú desse ano eu espero expor um hardware muito divertido pra colocar nos cartuchos laterais. Aguardem-me-me.


Este micro? Ainda está no Japão. Comprei-o ontem. Vai levar uns 3 meses pra chegar aqui, nao vejo a hora de te-lo em minhas maos sujas e mostrar todos os detalhes das visceras dele pra voces :oD


É legal pacas comprar micro novinho assim, na caixa. A sensação de poder ter algo que antes voce queria tanto é incrivel.


Uma curiosidade japonesa: Voces sabiam que comprar MANUAL de micro japones separado la no japao, é MAIS CARO que comprar o micro completo as vezes? Um manual de micro japones nao sai por menos de 2-3k yenes (mais de 100 reais). Incrivel isso ne?


Agora é esperar o bichao chegar. Pra esse ai estou ansioso. Ele vem junto de um CX5F, que é o mesmo computador (!) mas com o cartucho de som SFG-01 da Yamaha. E esse vem completao na caixa, tambem. Alias, doação GENEROSISSIMA de um colaborador (anonimo) do blog, que vem incentivando o mundo MSX de forma impar ha alguns meses. A voce, meu muito obrigado em nome de toda a comunidade. Sim, em nome de toda a comunidade, porque com a ajuda dele, projetos antes impossiveis estao sendo viabilizados. Isso é COMPANHEIRISMO


Assim que o brinquedo novo chegar, eu posto fotos dos intestinos aqui.

Ate la, um abraço, pessoal! :D

6 comentários:

Alexandre Guerra disse...

Oi o blog é interessante quando traz alguma informação diferente, que seja sobre a historia, construção, manutenção desses micros que na época era somente sonho para a maioria... Deixe a rabujice de lado, não precisa ser mundo de Alice, mas estamos na maioria de saco cheio das mazelas do mundo... Hoje vc esta cativando a galera de uma época, mas tenho uma sugestão que vc poderia acrescentar algo simples de eletrônica que poderia ser do interesse da galera de arduino e bichos assim

Luiz Felipe Dieder disse...

No teu laboratório tu não tinha um "Recanto dos bits idosos"? Este é um nome legal para um blog (não sei se pode trocar...). Um abraço.

Shenandoah disse...

Não sei onde vc consegue essas coisas lacradas... são tesouros! Viu, apoio a iniciativa no apoia.se. Abraço!

Unknown disse...

Se essas teclas estiverem amareladas mesmo devido ao tempo é só colocar numa bacia com Vanish, Água Oxigenada 40% e deixar no sol que voltam à cor de antes.

Unknown disse...

Eu não sei quem são os malas que "reclamaram" que você pede para clickar nos link dos anunciantes.
Devem ser os mesmos que tem o linefeed do facebook entupido de propagandas "sugeridas" pelo facebook e ficam caladinhos.
Eu vou continuar clickando mesmo que eu nunca vá comprar algo deles.
É o mínimo que posso fazer como gratidão.
E apesar de ser MSXManiac (Meu nick diz tudo) gosto de tudo que envolva eletrônica e informática, principalmente desenterrar sarcófagos e trazer algumas jóias ao mundo dos vivos outra vez.

Danjovic disse...

Bem bonito o micro, Alexandre. O MSX1 tem muitos jogos bons, então dá pra se divertir bastante com ele.