15 agosto 2018

O MSX Sony HB-F900 que não aceitava cartuchos...

Ola pessoal, Tabajara na area! :oD

Mais um dia, mais um retrocomputador consertado :) Hoje é dia do Sony HB-F900!




Mas primeiramente, eu vou mendingar, e hoje vou mendingar MESMO!

O Tabajara Labs (e nao apenas o Tabajara) precisa da ajuda de voces. Recebi uma doação FANTASTICA de um apoiador, que está chegando ;a de fora pelo correio. Ja está no Brasil, só que precisamos da misera quantia de 1200 reais pra pagar os impostos. É material de MSX e ferramental, que vao engrandecer pacas o blog. Alguem pode ajudar a gente a tirar os brinquedos das garras da receita? Voce pode contribuir pela minha conta (Caixa Economica), pelo Apoia-se, pelo paypal, ou ate mesmo receber o boletao da receita e pagar. Quem topa ajudar? Qualquer 10 reau faz diferença, ajudem o Tabajara a receber seus brinquedos :o)

E nao esqueçam da campanha do APOIA.SE:



Claro, tem tambem os anunciantes la em cima, clique nos banners dos anunciantes e conhecam seus produtos. Essa merrequinha dos clicks ajuda pacas a pagar as contas :o)  Agora pra nao perder 20 dolares a cada 100 dolares ganhos pelo site (ta dando uma media de 50 dolares/mes, voces estao muito fraquinhos nos cliques :( ) eu coloquei o limite de saque em 300 dolares. Ou seja, ja tem 100 la, voces vao ter que clicar ate atingir 300. Ajudem o Tabajara! :oD

Ok, ja mendinguei, agora vamos ao artigo...

Como eu disse la em cima, mais um dia, mais um computador antigo trazido dos mortos :o)

Pra nao citar nomes (eu nao sei se eles querem ser citados) um fudeba estava vendendo um computador, outro fudeba comprou. So que o computador estava com um defeitinho muito curioso - Nao funcionava nenhum cartucho, seja no slot frontal, seja no traseiro. Defeito incomum, né? Vamos pegar o burro pelo chifre, e vamos conhecer mais esse msx incomum, belo e CARO :oD

Antes, vamos falar um pouquinho desse micro diferentao?

Este micro é um micro especifico para uso com videoproducao, feito pela sony. Sao 2 modulos, um é o MSX normal, o outro é toda a parte auxiliar de video


 Nesta foto vemos embaixo o computador, e em cima o modulo de mixagem de video.


 Desde ja, uma dica; os modulos sao interligados por um cabo com conectores CENTRONICS-50 pino a pino. Ou seja, qualquer cabo centronics SCSI funciona perfeitamente para interligar os dois micros. Se voce tem os modulos e nao tem o cabo, ja sabe como encontrar por mixaria aqui no Brasil :o)


Esse micro tem uma peculiaridade, ele é feito para ser usado com um modulo de mixagem de video, que lhe permite "superimpor" o video do MSX em um video interno. 

Nosso grande amigo Emiliano Fraga fez um video interessantissimo sobre o funcionamento do conjunto


 Infelizmente o micro que veio pra reparo so tinha o modulo MSX, mas mesmo assim, foi diversao garantida :oD

O bonitao é esse aqui


Primeiro eu vou contar como foi o reparo, e mostrar um pouco de retrocomputerpr0n. Depois eu digo como cheguei no problema, ok?

O defeito, nenhum cartucho era reconhecido. Entao vamos tirar a tampa e ver o que tem dentro


 Equipo profissa. Fonte de qualidade, par de drives, construção excelente. Sao varias placas (embora só costumamos contar 2 porque é a placa de saida de video e a placa mae)


 E equipo profissional, principalmente da sony, tem essa vantagem de ter o fundo removivel. Entao voce pode mexer na placa mae, sem ter que tira-la do lugar. Tirando essa tampa, o micro fica com a parte de baixo exposta


Olha so que pratico :o)

Entao, com a placa mae a mostra, eu vi a entrada e a saida dos buffers de barramento/dados/sinais de controle e tava la, alguns estavam entrando mas nao estavam saido. Alguem deve ter enfiado um cartucho bichado em um dos slots e ploft. Queimou.

Mas ja explico como cheguei a essa conclusao, deixa terminar a desmontagem

Pra retirarmos a placa-mae, podemos apenas tirar os 6 parafusos da placa e soltar os conectores, mas eu queria dar uma fuçada no resto


Primeiro tiramos o cabo de dados dos drives, e os cabos de alimentacao. Aqueles 4 parafusos atras dos drives sao os que os mantem presos. É legal tirar os parafusos e essa barra, porque e MUITO COMUM a barra que suporta os drives amassar, e os drives ficarem levemente inclinados na frente do micro. Fazendo isso voce endireita a barra e os drives ficam bonitinhos. Aproveite pra limpar as cabeças, e esses drives NAO usam correia.


Pra tirar a barra, só tirando os dois drives


Tao vendo como ela ta torta?


A titulo de curiosidade, a fonte do equipamento. NORMALMENTE nao carece recapear esta fonte, fica a dica tambem.


Para remover a placa mae, alem de desconectar os varios conectores, voce precisa dessoldar esse cabo coaxial cinza no meio da foto. Anote bem as conexoes dele para nao se confundir depois. Essa e a placa de saida de video.


Essa e a nossa placa mae. Tem coisa pra caramba, ne?

Eu tirei fotos dos "quadrantes", boto aqui para voces a titulo de curiosidade





O problema? Tava aqui ó...


Eu vou tentar explicar a questao para leigos. Para os iniciados, de bater o olho ja entendem o esquema.

Esse micro é todo protegido (coisa que muito MSX nao é). Podem ver que todos os sinais do barramento de endereço, dados e controle, sao bufferizados, ou seja, tem uma pecinha que "reforça" o sinal quando passa por ela, e ajuda a - se der alguma encrenca e algo 'retornar' pro computador - proteger o que está atras dela. E sim, eu sei que a parte dos buffers de dados nao esta nesse esquema :o) Entao a primeira coisa que eu fiz quando vi que os cartuchos nao estavam sendo reconhecidos, foi passar o scope na entrada e na saida dos ICs que bufferizam os sinais. Encontrei dois sinais na entrada dos buffers, com 0 na saida.

Ai, reparar foi facinho :o)


Pelos soquetes ja da pra ver, né? Um par de 74LS367 com defeito :o)


RIP SN74LS367 :o)

Foi so trocar esses dois bichinhos, remontar o quebra-cabeças e o seu F900 ficou novo de novo :o)


Mais um pra conta, mais um amigo feliz :o)

É isso ai pessoal, ate a proxima!
Gostam de ver posts assim todos os dias? Contribuam com o Tabajara Labs, e ajudem-me a trazer sempre conteudo de qualidade pra voces :oD

3 comentários:

Emil disse...

Oi Alexandre,

Parabéns pelo trabalho e pelo excelente post.

Abraço,

Emiliano

Clóvis (Datassette) disse...

Show Taba!!!

Oscar A.Koepke disse...

Muito show! Parabém!!
Eu so tenho uma crítica, como que um 'macaco velho'como tu foi tirar fotos de close e me usa flash, isso ofusca o nome de componentes, deves usar um local bem iluminado de luz indireta e nada de flash, nunca!
E sim sempre clico em seus patrocinadores...

Forte abraço,
Oscar