10 junho 2020

Resolvendo um problema cronico do Turbo Mouse da Kensington

Ola Pessoal! Tabajara na Area! =D

Primeiro de tudo, meu amiguinho Theodoro passou pra dar um oi =D


Esse post é endereçado a aquela turma que tem o famoso Turbo Mouse da Kensington


Esse trackball - quando novo - é EXCELENTE. É super confortavel de usar, e eu sempre quis ter um desses.

Consegui um, mas com o CRAAAAAAAAAAAAASSICO POBREMA de todo trackball - o movimento da bolota tava um lixo. E de quebra, nao funcionava

Abri o brinquedo, vamos la


Tem UM MONTE de coisa errada nessa foto. Mas vamos comecar pelo roletinho que eu ja tinha tirado do seu berço ali em cima a esquerda


ESSE e o grande problema desse trackball, da maioria dos trackballs e as vezes ate de mouses (mice é o plural correto de mouse, mas ninguem usa). Nao apenas enferruja a "capa" desse rolamento, como tambem ele trava com a sujeira e a oxidacao

O que? É um rolamento???

Sim, é um rolamento. E agora voce vai recber uma informacao secreta, dificl de achar e reservada, que vai facilitar sua vida

Esse rolamento tem o codigo R166ZZ - basta comprar outro rolamento, desencaixar do pininho plastico, encaixar o rolamento novo e a grande maioria dos seus problemas com esse trackball ta resolvido.


Rolamento novo no saquinho, rolamento velho fora do saquinho.

Porem, o trackball ainda nao funcionava...eu vou resumir: Solda quebrada nos leds emissores de infravermelho da placa


Da pra ver ali?  Nao da ne...

ENHANCE!


Tao vendo as soldas quebradas? Sö soldar de novo, e tava pronto.

Mas como eu vejo se ta funcionando ou nao? Facinho...


Esse é o emissor de infravermelho que "ilumina" o encoder. Se ele nao acende, nao tem como o encoder funcionar. Mas como voce enxerga se ele funciona, se infravermelho é invisivel ao olho nu?

Facil. Use a camera do seu celular. Normalmente cameras de celular sao sensiveis a infravermelho


Tao vendo o led aceso? Voce so enxerga essa iluminacao rosinha com a camera do celular. A olho nu nao rola. Dai eu achei o defeito

Tava assim ó...


Foi so ressoldar as soldas quebradas, e tudo funcionou redondinho. Agora meu Apple IIGS tem trackball =)

Ate a proxima, pessoal!

3 comentários:

emersonwsm disse...

Tai um troço que eu quero voltar a usar: Trackball.

Unknown disse...

Boa tarde Tabajara. Passando para deixar um abraço.Como sempre muito boas matérias no seu blog.

Unknown disse...

Boa tarde Tabajara. Passando para deixar um abraço. Como sempre boas matérias no seu blog.