06 julho 2021

Trocando a pelicula polarizadora do palmtop HP (HP95LX, HP100LX, HP200LX, HP1000LX)

 Oi Pessoal, Tabajara na area

O tal do palmtop da HP é muito legal, um PC-XT com CGA que roda a 4.77MHz e tem serial nativa =D


Infelizmente, todo palmtop legalzao desses estraga a pelicula polarizadora do LCD com muita facilidade. Esse problema é MUITO comum nos filtros originais, a tela fica assim: 


Parcialmente, ele funciona. Porem, a mancha atrapalha a visualizacao


Nao tem jeito. Tem que trocar, o processo é chato pra caramba, mas e a unica solucao. Entao, maos a obra

Primeiro voce vai precisar da pelicula polarizadora pra LCD, voce compra no Mercado Livre. E recomendo comprar uma folha (bem) maior que o LCD porque voce precisa girar a folha pra achar o ponto que a imagem fica melhor. 

Se inverter a folha, fica assim ó: 


Depois, voce precisa de um raspador. O ideal é comprar esse aqui que é pequenininho e facil de trocar a lamina. No mercado livre chama-se raspador "ratinho"

Primeiro, vamos remover a primeira camada da pelicula. Normalmente (no HP) ela e menor que o VIDRO (veja bem: VIDRO) do LCD. Olha na foto 



Ia ser bom se fosse facil assim, ne? Mas nao e nao. Tem uma segunda camada que voce so remove RASPANDO o **VIDRO** do LCD. 

Pq eu estou enfatizando o VIDRO? Por que voce pode raspa-lo sem arranhar. 



Observe que estou RASPANDO o vidro, e sai um "pozinho" branco. Essa e a segunda camada do polarizador. Tem que remover TUDO. 

Apos remover, limpe com alcool isopropilico e pano/papel ate ficar impecavelmente limpo. QUALQUER GRAO DE POEIRA VAI ATRAPALHAR 


Apos limpar tudo, voce pega a folha de polarizador e gira pra achar o melhor contraste


Ao achar a posicao, marque 4 pontos na pelicula mostrando os cantos da tela. E corte no tamanho certo, um pouco maior. Assim voce pode passar o estilete nos cantos e ficar no tamanho exato

Agora e so colar na tela. Nao se esqueça: A pelicula é auto-adesiva, e tem 2 "filmes de protecao". Um na frente (onde obvio, nao ha adesivo) e outro atras, onde está o adesivo.


Seu palmtop novo de novo =) 



Meus preciosos =D

Ate a proxima, pessoal!

7 comentários:

Shenandoah disse...

Nossa, q legal. Precisa ter coragem pra fazer isso, hein? Tem umas coisas q ainda não me sinto preparado pra fazer. Vc é um técnico fantástico.

Mário Nunes disse...

Muito legal, eu sou doido nesse aparelho desde que foi lançado, mas tal como antes ainda é uma fortuna hoje em dia, isso quando acha pra vender.

Lucas Toledo disse...

Acompanho você por aqui há anos, meus cumprimentos e admiração pelo cuidado e dedicação em cada trabalho. Saúde!

Sickeira disse...

Tenho um Palm m100 (com capa e cabo) e um Palm Pilot Professional (com capa e "berço"), preciso comprara pilhas pra ligar, pois fazem alguns anos que estão guardados sem uso.

Danjovic disse...

Obrigado por compartilhar, Alexandre.

Ricardo Menzer disse...

Ficou muito bom!

R.G. Vieira disse...

Que achado, hein? Tela ultrawide já na primeira metade dos anos 90, muito e muito tempo antes dos monitores ultrawide atuais! Sensacional!