28 agosto 2005

A estuipdez do vestibular e do ensino medio

Hoje pela manhã, eu tava tomando café na padaria. Obvio que, tomar café na padaria, sempre tem o seu lado bizarro:
  • A mulher nunca me dá café. Eu sempre peço café. E ela me dá café com leite.
  • A mulher sempre comenta que eu como demais. Nao perguntei nada.
  • Sempre tem uma musica irritante da banda calypso (pra que raios botaram TV com DVD na ENTRADA da padaria? Nao era melhor ficar na area de lanches?) tocando ao fundo. Isso quando nao esquecem o dvd no menu inicial tocando aqueles acordes repetitivos e quebrados ao fim.
  • Tem mosca pra kct, nao dava pra passar um pano com alcool em cima do vidro?
Pois bem, eu tava lendo o jornal, enquanto comia meu sagrado paozinho, e tava lendo que uma percentagem alta se ferra em matematica no vestibular. Desenvolvamos:

O vestibular nada mais é que um teste de raciocinio e esforço. Faculdade nao é pra qualquer um. Nao adianta falar na educação para todos, porque NAO É para todos. Eu por exemplo, que nao me considero um cara burro, tomei pau FEIO na faculdade de engenharia. O Vestibular era daqueles pagou-passou, quando veio o primeiro periodo de fisica, matematica e geometria, eu nao sabia nem do que o professor tava falando, quanto menos a forma de resolver os (malditos) problemas. Vale notar que, no curso de engenharia, voce nao aprende mais matematica para desenvolver o raciocinio. Voce aprende integral e derivada porque voce PRECISA de integral e derivada em uma serie de calculos.

Ja na escola, voce nao tem o MINIMO uso para trigonometria, geometria, integral, derivada e os cambaus! Voce aprende isso com dois objetivos: Se preparar para a faculdade e exercitar o raciocinio. Nao é dificil o calculo da derivada. O dificil é voce aprender a raciocinar de forma coesa para poder resolver uma derivada. Eu na realidade achei até facil, mais do que eu imaginava.

Agora, se o ensino de BASE nao é forte, nao adianta, o cara pode até passar pra faculdade, mas vai se dar mal por um unico detalhe - ele nao aprendeu a raciocinar. E isso nao é materia decoreba, que se aprende da noite pro dia, mas é uma capacidade que se desenvolve láááááá do jardim de infancia...

E eu fico irritado, porque meu ensino de base foi um lixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

alexandre, procurando por derivadas em um programa de busca, descobri o seu blogger, e mais do que isso, realmente o que vc fala é verdade, o ensino base do nosso país é fraco, eu mesmo observo isso, estou no 3° período de natemática e estou confuso nessa matéria. abraços.