16 agosto 2005

Tech Musings

Sabe quando voce ta cheio de trabalho pra fazer, clientes esperando receber equipamento e voce nao consegue sequer pensar? Começa por uma inflamação no dente que eu ainda nao fiz canal (ééé, falta $) e que ta incomodando muita coisa. Mas tudo bem, bola pra frente. Nem vou comentar de politica hoje pra nao ficar mais desanimado e mau-humorado ainda.

Meu micro pifou. Um pique de luz e la se foi fonte, memoria e HD. Minha maquina agora tem só 256 megas de RAM. "Só" é complicado, porque antigamente eu usava 640K e tudo funcionava. Agora tem que ter 1.000 vezes mais pra "começar" a funcionar as coisas. Ok, vamos em frente.

Ai como eu tive que comprar uma fonte nova, aproveitei pra comprar logo um gabinete novo, daqueles de 4 alturas especial para athlon/p4 (que a fonte nao fica em cima do processador tapando a refrigeração). Como ia montar a maquina do zero, aproveitei pra colocar dois ventiladores, um na frente, na parte de baixo e um em cima, na parte de tras.

Interessante falar que esse gabinete tem uma coisa que ha muito eu procurava - abaixo das 4 baias de 5 1/4, ele tem as 2 baias de 3 1/2 para floppy, mais uma abaixo pra HD e mais 4 baias indo até o fundo do gabinete!!! É otimo pra minha maquina que pode (e quero) ter RAID. Só nao tem fonte pra aguentar 4 HDs né? Um dia vou acabar tendo que comprar uma thermaltake, ou "fazer" uma fonte porreta pra mim.

O mais interessante é que na frente dessas baias de HD embaixo, fica o lugar pra um ventilador, e as baias sao feitas levando em consideração esse ventilador. Ou seja, os HDs, encostados no ventilador, ficam no lugar perfeito pra serem parafusados. Gostei pacas.

Francamente? Eu achei que aquele ventilador nao ia dar em nada. Nao apenas a capacidade do mesmo em CFM é minuscula, como tambem os HDS ficam ENCOSTADOS no ventilador (isso deve criar um pusta problema pro fluxo de ar que sai dele), e o ventilador fica encostado na frente do computador. Só entra ar por baixo do gabinete. Ou seja, o fluxo de ar é minimo.

No primeiro dia, quando eu estava montando o micro, eu nao liguei esse ventilador. Os HDs esquentavam TANTO que chegavam a ficar dificil de manter o dedo encostado neles. Ai eu, só de brincadeira, liguei o tal ventilador. Eles ficaram meramente morninhos. Só isso. Morninhos. Mal dá pra perceber a temperatura.

Obvio, fiquei abismado, nao da nem pra sentir o vento do ventilador colocando a mao atras dos HDs, mas ele criou um (pequeno) fluxo de ar, suficiente pra resfriar os HDs. Pode? :P

De qualquer forma, fica a dica.

Outra coisa tambem que me deu mó prazer em fazer foi passar minhas fitas de mini-dv para o micro via firewire. Nao é coisa pra quem tem pouco micro, mas é muito divertido. Quando o adobe premiere funciona, quando a placa firewire funciona, quando voce sabe o que ta fazendo.

E as lojas de eletronica cada dia piores...ontem fui a Eletrolandia comprar umas peças e aproveitei pra comprar uma bateria pro meu capacimetro. Duracell nao tinha. Só tinha energizer. Da antiga e da "nova" feita de "titanium". Ok, nao tinha outra? Tinha, da Sony...Com os dizeres NA BATERIA escritos em ingles e frances...com erros! :oO

Olha onde nós chegamos...loja de renome vendendo troço de camelô. Ë uma tendencia, o vendedor estava me contando que eles pararam de trabalhar com modulos da linha STK, porque vinha tudo falsificado. O mesmo ja acontece ha tempos com transistores de potencia. Onde vamos parar????????

Outro micao é o do tal do "par perfeito", o site de encontros. O troço tem uns sisteminhas em java (sim, odeio java. ODEIO. O D E I O.) que simplesmente...NAO FUNCIONAM! E o pior que o pessoal do suporte é completamente desqualificado. Ja estou ha 4 dias brigando com uma Srta. de nome Alessandra, que insiste em me dar as respostas enlatadas do FAQ (como se eu nao soubesse ler) e SEQUER consegue interpretar um texto. Mandei um e-mail avisando que eu testei o site em 4 maquinas diferentes, inclusive uma sendo formatada na hora e tendo apenas o Win2000, IE6 e Java recem-baixado do site da SUN, e nao funcionava. Porem, em uma outra maquina com Win98, IE5 e java nativo do 98, funcionava perfeitamente. Ai ela me mandou desabilitar as outras versoes do java existentes na minha maquina, que deveria haver uma mais nova e uma mais antiga (??????????). Eu respondi dizendo que nao seria possivel, porque eu apenas tinha um java instalado em minha maquina, repetindo a configuracao, e ela retrucou dizendo que nao, que eu tinha dito que minha maquina tinha windows 98, IE5 e Java da microsoft + java da sun, conforme meu e-mail. Po, nao sabe sequer ler um texto? Ta fazendo o que no suporte entao?!? Eu vou ligar pra lá e reclamar.

Mais irritação: Mercado Livre. Nem vou falar das dores de cabeça que nós, vendedores (que PAGAMOS as taxas) temos com o ML. Mas vou falar das dores de cabeça que temos com vendedores com 0 votos positivos ou pior, com -1 voto positivo. O cara nao sabe usar o site, ja fez besteira (pra ter voto negativo) e compra um produto caro seu. Nao paga, te dá um prejuizo danado (tempo perdido + deixar de vender e fazer o $ girar + custos absurdos de anuncio no site) e ainda te da um voto negativo, manchando sua reputação. É foda. E nem adianta mandar mensagem pro ML, porque os caras simplesmente cagam na tua cabeça.

É ou nao é motivo pra ficar profundamente irritado?

2 comentários:

Luciano disse...

Quanto a bateria de 9V, os STK e os Transistores, só uma palavra:

MMMIIIIIIIAAAAAAUUUUUUUU!!!!!!!

Anônimo disse...

Legal heim....

Pra apagar meu comentário você achou tempo, agora para me responder não...

Como é, quando você me mandar as máquinas?