28 dezembro 2005

Commodore SX-64

De vez em quando aparecem umas joias aqui pra consertar...



Hoje o "carteiro" (obvio, vamos colocar um apelido pra nao sair falando nomes...quem conhece a peça sabe o porque do apelido uhauhauha) aparece aqui com um par de Commodores SX-64 pra consertar. Defeito basico, ROM bichada e PLA torrada. Ô troço pra dar defeito em Commodore igual PLA

ROM nao tem jeito, pra botar uma EPROM tem que fazer a gambiarra ai...

O micro é bastante bacana, mas é um trambolhao danado, dá pra ver pela foto acima...Vou colocar uma fotinho interna dele pra voces babarem :o)

O problema basico é a tal da PLA. Sempre quando pifa PLA de commodore, é sinal que la vem canibalização. Esse maldito integrado programavel SEMPRE pifa (ele esquenta mais que os demais) e pra substituir, só usando um integrado chamado 82S100 que é tao dificil (e caro) de encontrar quanto. E ainda tem que programar. A Jameco tinha pra vender antigamente, mas a turma que curte commodore certamente comprou todos os que tinham disponiveis.


A maquina pesa uns 10 quilos, menos de 10.000 (a wikipedia fala em 9.000) foram vendidas. É muito bacana por dentro, na foto ao lado voces podem ver o monitor CRT colorido (!), o porta-trecos que fica em cima do drive, a placa controladora do drive (é a que está em cima do micro na diagonal) e atras a fonte. Atras dele voces veem a tampa e um cartuchinho que nao lembro o titulo. Pra quem ta curioso, os dois HTs atras sao dois Apelco maritimos que eu estou reformando pra vender e o encaixado no carregador é um FT207 da Yaesu (o primeirao dela, se nao me engano) que estou esperando ha 5 anos um amigo meu vir buscar, afinal é dele :o). Ah, a fonte do commodore é o modulo grandao que fica atras dele (a direita na foto)

Ou seja, mais dois micros rarissimos e divertidos, salvos do lixo. Divirta-se!

Nenhum comentário: