29 dezembro 2005

Ser desenvolvedor é osso...

Depois falam que eu sou nervoso, irritadiço, estressado, piripacoso...tai o porque.

Um cliente trouxe aqui em casa um scanner Symbol LS5700. Nao vou contar detalhes da aplicação dele, mas ele queria que eu projetasse um aparelho que se conecta direto ao scanner. Pra quem nao conhece, esse é daqueles scanners que voce só passa o codigo de barras na frente dele e ele ja lê o mesmo. Interessante pacas.

Pois bem, minha primeira atitude foi "assumir" que o troço cuspia rs232 ou algo parecido. Ledo engano. Fiquei até as 5 da manha pra descobrir que o tal scanner conversa com o "cabinho" dele com um protocolo sincrono bidirecional daqueles cabeludos, que nem teclado de PC.

Pois bem. Hoje pela tarde (ja que de manha nao teve jeito, eu tive que dormir), la fui eu procurar alguma coisa acerca do bichinho. Nada. Ah, eu falei que o cliente tá com pressa? Nao? Bem, devia ser obvio né? Mas cadê que eu achei alguma coisa acerca dele e do bendito protocolo? Nem no site do fabricante, que tem um monte de manuais mas nada sobre a comunicação do scanner com o tal cabinho.

Pois bem, achei um 0800 (wow!) no site do fabricante e disquei pra lá. Um paulista muito educado me atendeu, e foi me guiando pelo site pra achar o que eu queria, comigo sempre informando no passo 2 que o passo 8 me levaria a um documento que NAO tinha o que eu queria :o) Até o momento que ele entendeu o que eu precisava.

Qual a minha surpresa que ele respondeu que NAO poderia liberar a informação, meramente porque "se nao qualquer cliente pode fazer cabinhos e nao venderiamos mais cabinhos". Veja so que interessante...eu nao posso fazer um aparelho que se conecte diretamente ao scanner, porque "impediria a Symbol vender cabinhos". TEM CABIMENTO UMA COISA DESSAS??? Um "cabinho" a mais pra perder, sumir, dar defeito, ser danificado, ser estocado, guardar dinheiro, etc...E eu nao consigo fazer minha aplicacao.

E o tal "cabinho" é na realidade uma "Caixinha" com um microcontrolador e 2 integrados TTL, COMPLICADO PRA ORRA, ou seja, nem pensar em copiar.

Resumo: Se voce for comprar um scanner de codigo de barras, procure NAO comprar Symbol.

E o resultado? Ces podem ter CERTEZA que eu vou levantar esse protocolo, documentar e postar na web. Castigo "raker".

É ou nao é pra ficar irritado?

Nenhum comentário: