03 dezembro 2005

O porque do futuro ser tenebroso, face ao atual modelo pedagogico

Eu tava lendo uma veja...23 de novembro, se nao me engano, onde a ex-secretaria de educação de SP tava se justificando duns assuntos lá, dizendo que o "modelo pedagogico" das escolas atende perfeitamente blah blah blah.

Ai eu parei pra refletir sobre o que ela escreveu, e eu vejo o seguinte:

De que adianta colocar a molecada pra fazer esporte? O "modelo Brasileiro de inclusao social" nos paradigmas pedagogicos é: Dá uma bola pra essa molecada e ensina a jogar futebol. Como se em cada turma de 40 alunos, fossem sair 40 ronaldinhos. Ah se fosse facil assim.

Infelizmente, em uma turma de 40 alunos, pode sair 0,1 ronaldinho. O resto vai ser pedreiro, ajudante de pintor e catador de lixo, e vai jogar um futebolzinho no final de semana.

Inclusao social, seus pedagogos de merda (eu odeio pedagogo) é ensinar a criançada alguma coisa que PRESTE pra ganhar dinheiro. É ensinar a programar, ensinar a consertar aparelhos eletronicos, dar uma profissao, dar conhecimento tecnico, ensinar a gostar de matematica e fisica, desenvolver o raciocinio e a memoria (eu ouvi alguem gritar "XADREZ!" la do fundo?!), desenvolver a habilidade para o relacionamento interpessoal e incentivar a higiene e o cuidado com a saude. Em uma classe com 40 alunos, se os 40 alunos forem ensinados a programar computadores, que saia 30 programadores e 10 vagabundos, mas nos vamos ter uma proporção 300 vezes maior de aproveitamento se todo mundo aprendesse a jogar futebol.

Ainda digo mais: E as mulheres? Alem de uma boa profissao, já na escola deveriam aprender coisas do lar. Aprender a cozinhar, aprender a fazer pequenos serviços domesticos (costurar um botao, botar durepoxi em um buraco, etc). Isso é PREPARAÇÃO PARA A VIDA, bem diferente da escola de merda que vemos hoje em dia.

Outra coisa: ENSINEM ESSAS CRIANÇAS A LER E POR CONSEQUENCIA FALAR E ESCREVER DIREITO!!! As crianças estao com um portugues gritante! Aurelio deve estar se remexendo no tumulo! O "modelo pedagogico" empurra conhecimento guela abaixo da criançada, fazendo-as ODIAR aquilo que estao aprendendo, porque elas nao estao sendo conduzidas a aprender, mas sim obrigadas a estudar uma determinada materia pra "passar de ano", como se adiantasse passar de ano um aluno(a) completamente iletrado e inculto. Ta achando que eu to brincando? Vai ver as provas de vestibular (que deveriam reunir os melhores e mais esforçados estudantes, uma vez que nao é todo mundo que se anima pra faculdade) com os erros grosseiros. Nao vou nem falar de orkut que ali é mesmo o inferno de Dante: "Toda a esperança abandone, aquele que aqui adentra".

Pedagogos e mestres do ensino: Voces estao preparando uma (ou mais) geração de incultos e iletrados, que vao assaltar voces nas esquinas, invadir suas casas e deturpar seu patrimonio. Escutem a voz do povo antes que seja muito tarde!

E depois querem que o Brasil seja um "pais de tecnologia"...ta de palhaçada né lulinha?

Um comentário:

Lobo disse...

Não importa o partido político ou quem esta na governança, é uma questão cultural e nosso povo é rude e inculto. O conhecimento escolar não dá a educação de berço, a essência, e que faz uma nação grande como por exemplo Alemanha e Japão que foram arrasados após a guerra e ressurgiram do caos.