27 agosto 2008

Preta Gil x Mulher Melancia

Vou começar esse post, com uma foto:


A esquerda, nossa conhecida Preta Gil. A direita, a (deliciosa) mulher melancia.

O fato: A propria preta gil publicou essas duas fotos, dizendo que o que a Andressa tem, ela ja tem ha tempos. Ou seja, ousou se comparar a esse monumento em prol das melancias.

Piss Off.

Olha dona Preta Gil, nao leva a mal nao. Mas voce nao chega AOS PES da mulher melancia. Sabe porque?
  • Porque ela tem um sorriso lindo, encantador
  • Porque ela tem um corpo que é uma obra de arte. Nao to falando de volume, e sim de proporções, como por exemplo a cintura bem mais fina que os ombros e os quadris. Coisa que voce nao faz sequer ideia do que é, porque tem forma de bujao.
  • Porque ela é EDUCADA e FINA, ao contrario da vossa pessoa
  • Porque ela nao é "total flex", nao "topa todas". Nao conheço a vida pessoal dela, mas pelo menos nao deixa transparecer na sua vida publica. E ao contrario da senhorita, nao vai pra programa de radio que passa ao meio dia dizer que "transa com homens e com mulheres". Isso é bonitinho entre quatro paredes, mas nao tem graça nenhuma no horario do almoço
  • Porque ela tem aquilo que podemos chamar de "luz propria", ao contrario da senhorita que, sem ter os holofotes em sua direção, cisma em procurar semelhanças nas estrelas do momento e reclamar de algo completamente estupido.
Pretinha...eu sou gorducho e minha esposa me acha o homem mais bonito do mundo. Seja bonita como voce é, aceite-se como uma pessoa diferente, pense em ser como uma iguaria - tem o gosto diferente, a aparencia diferente, mas é extremamente saborosa. Nao tente se comparar as outras, ate porque voce nao chega aos pes da boazuda da foto da direita...lamento :o)

Ah, sim, sou casado e a minha mulher é a coisa mais importante do mundo pra mim. Mas nao sou cego, realmente a Andressa Soares é um espetaculo de mulher bonita, ao contrario das outras "mulheres fruta" que abusam do tamanho de certas partes do corpo para se dizerem interessantes. Quer coisa mais desajeitada que a tal da mulher melao, mamao, sei la?!

25 agosto 2008

Sobre a lei seca

Ei, voce conhece a companhia de comedia "os melhores do mundo"? É, aquela turma do Joseph Climber! Nao? Em que caverna voce tem se escondido? Vai la e da uma olhada, voce nao vai se arrepender :o)

Mas passeando pelo blog deles, vi um comentario interessantissimo sobre a tal "lei seca". Nao gosto de copiar - ipsis literis - o texto dos outros. Mas esse merece CADA PALAVRA. Ai vamos nós. :o) Pipo, MEUS PARABENS pela lucidez.

(pequeno detalhe: o tal do site "bebacomresponsabilidade" é de propriedade de ninguem menos que as associacoes de bares e hoteis. Ou seja, é quem está sendo DIRETAMENTE prejudicado pela perda dos seus viciados. Alias, alguem ja parou pra prestar atencao que cada boteco é um ponto de trafico de drogas? Afinal bebidas alcoolicas nao deixam doidao? O que deixa doidao nao é entorpecente? E entorpecente nao é droga? E droga nao é proibido? Ah, o alcool é permitido né? Ta bom, le ai embaixo :o)

---8<---corte aqui---8<---
Tá...

Eu sei que minha opinião, como humorista, vale pouco. Mas tenho recebido centenas de e-mails contra a Lei Seca. E só existe uma coisa que odeio mais do que balinha de morango: Correntes de e-mail contra a Lei Seca. Por isso respondo aqui. Os trechos originais dos e-mails que recebi estão em negrito.

Os pés inchados que me perdoem mas concordo com essa lei. E poucas vezes vi um movimento tão sem nexo como esse: "Pelo Direito de Dirigir Depois de Beber um Pouco". O que temos é o dever de encontrar uma causa menos ridícula para lutar por ela. Acho melhor brigar por um transporte público de qualidade. Assim, o cidadão que não tem carro poderá tomar seu merecido goró no domingão e voltar para casa com segurança. Direito de dirigir depois de beber socialmente... Essa é boa. Agora só falta surgir o movimento pela liberdade dos gazes... O Arrota Brasil!

Pra começar: esse nome (LEI SECA) tá errado: Lei Seca é a proibição da venda de bebidas alcólicas ainda que por um período específico, como acontece no dia das eleições, por exemplo, e as pessoas continuam votando como se estivessem bêbadas. Essa Lei que taí, de seca não tem nada. Tá é molhada demais se é que me entende. Trata-se de uma lei de intolerância ao álcool no trânsito. Basicamente diz que você pode encher o fiofó de cachaça desde que não dirija. Você pode continuar bebendo e pegando mulher feia e não precisa colocar ela dentro do seu carro. Só vejo vantagens.

[É simplesmente um absurdo que pessoas de bem sejam igualadas aos criminosos de um dia para o outro]

Pessoas de bem não bebem e dirigem. As que fazem isso são mesmo criminosas. Se não eram chamadas assim antes, comecem a se acostumar. Antigamente era bonito exibir animais no circo. Hoje é feio. Antigamente a gente podia fazer um abridor de garrafas com o bico de uma Arara Azul. Hoje dá cadeia. E foi de um dia para o outro. Paciência. Tudo muda. Passei a comprar abridor feito de metal mesmo...

[Você sabia que beber 3 taças de vinho e dirigir pode resultar em 3 anos de cadeia?]

Você sabia que beber 3.000.000.000 de taças do mesmo vinho e não dirigir não dá cadeia nenhuma? A tolerância sempre existiu, mas ninguém respeitou. Aliás, a tolerância trazia dúvidas. Antes, beber com moderação podia. Mas na prática o que significava exatamente moderação? Quantas tulipas de chopp? Quantas doses de vodka? Quantas taças de vinho? Quantas Porradinhas significava moderação? Ninguém sabia ao certo e ainda não sabe. Conhece alguém que anda com um bafômetro no bolso para saber se bebeu muito ou pouco? Só descobríamos a resposta em casa ou com a cara em um poste. Hoje, todos sabemos que não existe quantidade permitida. Portanto, a nova lei não deixa dúvida. É tão simples quanto a diferença entre zero e um.

[A solução não está na aplicação da tolerância zero, mas sim na fiscalização sobre aqueles que realmente abusam no consumo de bebidas alcoólicas]

É bom lembrar que abusar da bebida dá problema mesmo que você esteja a pé. Mas, não existe uma regra segura que se aplique a todas as pessoas. Cada organismo reage de uma forma diferente. Tem dias que bebo uma caixa de cerveja e fico em pé. E tem dias que bebo duas latas e vomito, apago, pego baranga... O efeito da bebida no organismo depende do quanto você dormiu, se alimentou, se está sob efeito de medicamentos, cansado, estressado, feliz, e por aí vai... Não é tão simples quanto dizer "três latinhas não fazem mal à ninguém"... Pergunta pro Ronaldo Fenômeno do que duas latas são capazes. Desceu redondo!

[Pessoas que a bebem socialmente e dentro de limites mundialmente aceitáveis não devem sofrer sanções como as previstas nessa lei]

Pessoas que bebem socialmente não devem sofrer sanções desde que não dirijam sequer Cinema Nacional! O mundo tá cheio de permissões que vão contra minhas convicções pessoais. Prefiro não concordar com tudo que é "mundialmente aceitável". Na Inglaterra o motorista enfrentará a suspensão da licença por um ano e terá seu nome numa ficha criminal. Dependendo do grau de bebida e do estrago, o autuado pode ter que pagar multa de até 5 mil libras (cerca de R$ 16 mil) e ficar mais seis meses na prisão. Aqui a multa sai por menos de mil reais. É praticamente uma promoção!

[A lei brasileira que vigia anteriormente já era uma das mais rigorosas do mundo, sendo mais firme que a lei dos Estados Unidos da America.]

Pois agora podemos dizer que temos aqui algo realmente mais firme do que na terra do Mickey. A nova lei, além de finalmente punir o bêbado que provocar acidentes, economiza milhões dos hospitais, pois já reduziu os acidentes em 45% nas grandes capitais. Isso não é bom? Menos carros nas ruas, menos acidentes, menos poluição e se continuar como está, menos doenças causadas pelo álcool... É só uma questão de se acostumar. Convenhamos que ninguém precisa realmente dirigir uma carro ou o quer que seja depois de ingerir álcool. Imagine se a mesma tolerância se aplicasse a outras situações. Você chega no Oftalmologista:

- Vamos operar agora mesmo essa córnea.
- Doutor, desculpe, esse cheiro... é de cerveja?
- É. Mas, relaxa. Foi só uma latinha. Consigo fazer tudo. Até dirigir.

[COM A MUDANÇA FEITA O BRASIL SE TORNOU A NAÇÃO OCIDENTAL MAIS RÍGIDA DO MUNDO]

Ótimo! É bom ser rígido em alguma coisa em relação ao resto do mundo. Somos uma nação frouxa por natureza. Nosso futebol perdeu para a Argentina nas Olimpíadas. Agora podemos dizer que somos durões em algo!

[Várias organizações estão trabalhando firme para que se reveja a chamada Lei Seca]

Várias Organizações? Quais? As que vendem bebidas alcólicas? Não vale. Se o WWF, o Direitos Humanos, a CNBB, o Greenpeace, o CVV, o Alcólicos Anônimos, o Corpo de Bombeiros ou o Conselho de Medicina reclamar da lei, me avise.

[Acesse www.bebercomresponsabilidade.com.br e integre-se]

Entrei no site. E todos os protestos são de vendedores de bebidas. Não ví qualquer pessoa com responsabilidade social reclamando. Pois que ofereçam transporte limpo e confortável! As pessoas só querem beber e ir para casa assistir novela como fazem todos os dias... A vantagem de impedir que elas dirijam, é que voltarão no dia seguinte.

[Você estará, além de tudo, ajudando na preservação de milhares de empregos]

Tá realmente preocupado com os empregos? Motorista de táxi e de ônibus também é trabalhador e precisa do emprego. Ao comprar seu carro você pensou nisso?

[É necessária uma grande mobilização para sensibilização do poder público]

Me inclua fora dessa mobilização. As pessoas aos poucos verão que as novas regras só trazem benefícios ao mundo. E continuarão à encher os cornos. Assim como encho meu balde de tequila e chuto. E não mais dirijo depois disso.
---8<---corte aqui---8<---

O mundo precisa de mais mentes com pensamento claro como o seu, Pipo!

Alguem ja viu morte por ESGANADURA???

Só la na terra do Ploct...Olha >>>AQUI<<< a noticia da (lamentavel) morte de uma jovem por...ESGANADURA! :oO

23 agosto 2008

Poçilga politica

Graças a Deus temos o direito a democracia. Por mais estupida que as vezes ela seja.

Tava eu no meu dia "de folga" (leia-se: Trabalhando em casa, a serviço do emprego) quando fui almoçar no restaurante de sempre, aquele ali do conterraneo. 1 da tarde, teria direito a show dos horror...eh...bem...horario politico. Sacumé.

Me pinta um MERDA na tv do "PCO" - Partido da causa operaria - vociferando as balburdias de sempre: Patrao nao presta (vive sem ele), o campo manda (MST? Sux.), etc. Aquelas palhaçadas de quem saiu de berço de ouro para o diretorio academico de uma faculdade e nunca teve que puxar enxada na terra. Mas ai começou o show de desgraças:

1 - Salario minimo de 2500 reais
FUMOU MACONHA, FILHO DE UMA VACA??? Onde voce acha que o PAIS vai aumentar em SEIS VEZES o salario de praticamente TODOS OS BRASILEIROS? Vao CAGAR DINHEIRO pra aumentar tanto o salario minimo assim? Interessante que no site do PCO, eles lutam para aumentar o salario pra 1500 reais (veja AQUI). Mas o maldito capixaba do PCO tinha que levantar o butim pra 2500 reais pra chamar mais voto. Safado.

(diga-se de passagem, eles sao tao estupidos, que vociferam a estupidez que o salario minimo atual fica em torno de 70 dolares, que a direção da cut está tentando aumentar o salario pra 100 dolares, o que é um aumento de 35 reais no salario. Nem matematica esses estupidos sabem. Ve la na pagina deles e diz se eu to mentindo?!)

2 - Aumento emergencial de 100% em todos os salarios.
Olha...nao fumo maconha e nao sei que mato voce anda fumando. Mas eu quero 5 quilos, deve ser MUITO bom pra voce falar uma ESTUPIDEZ dessa!!!

3 - Final de semana livre e remunerado (comerciarios)
TA USANDO DROGAS? Se os comerciarios param ao final de semana, TUDO PARA, onde voce vai comprar comida? Cinema? Diversao? Ah, voce quer ler seus livros malditos do Leonzinho Trostisqui em casa né? Entao lamento te informar: Isso vai diretamente ao seu proprio escrito: "Trabalhar menos para que todos trabalhem e dividir o trabalho entre todos os trabalhadores". Para seu conforto, alguem tem que trabalhar nas suas horas de folga.

4 - (essa eu vou colocar inteira)
Isenção de pagamento de todos os serviços públicos para os desempregados (gás, água, luz, prestação da casa própria, telefone, IPTU, taxa de lixo etc.); subsídio estatal para o pagamento do aluguel para os trabalhadores desempregados; re-estatização de todos os serviços públicos; estabelecimento de um teto máximo de 10% do salário para o conjunto das tarifas públicas para todos os trabalhadores, financiado por um aumento de tarifas para as grandes empresas; que as empresas arquem com as necessidades básicas dos trabalhadores que demitirem (atendimento médico, escola, cesta-básica etc.).
Mermao, voce ta DROGADO? Se os desempregados nao tiverem que pagar NADA, para que eles vao trabalhar? Vao viver de bicos e nunca mais vao pagar agua, luz, gas, casa propria, etc!!! VOCE É LOUCO?!?!!?

5 -
Fim de toda a legislação municipal (ou de relevância para o município) repressiva (código nacional de trânsito, multas municipais) e reforma democrática com a participação de toda a população na elaboração de uma nova legislação
Meu, voce tem cerebro? Nao? Mindoim na cabeça??? Imagine o transito sem o codigo de transito? É anarkia oh?

6 (a melhor, ficou pro final pq eu nao to com saco de comentar mais): DISSOLUCAO DE TODO O APARATO REPRESSIVO DO ESTADO, COMEÇANDO PELA POLICIA MILITAR
Cara, nao preciso comentar essa. É tao estupida, mas TAO ESTUPIDA, mas TAO ESTUPIDA, que qualquer pessoa iletrada, acefala e inculta vai perceber a obvia ESTUPIDEZ da proposta.

MORRAM, estupidos de um passado estupido, seguidores de lideres estupidos!!!


O RBD morreu? Ainda bem que nao fui eu! :oD

O RBD findou. E hordas de jovens acefalos, iletrados, incultos e excitados vociferam termos de desencanto com a noticia.

O interessante é que dificilmente um fã da supra citada banda entenderá a frase acima. Data venia, a juventude permanece, ao largo, carente de cultura.

Funesto.

21 agosto 2008

Tem que ter muita cara de pau :o)

Um amigo meu realizou um velho sonho: Comprou um laseractive (explicacao rapida: É um player de LaserDisc - sim, o bolachao - que aceita "modulos" de videogame. Os brasileiros comumente vem com o modulo do mega drive. Caro, raro e lindo) de um cara no ML. O cara queria 650 e no final das contas fechou por 300. Eu nao vou citar nomes, mas a historia é digna de se pocar de rir.

O vendedor reduziu o preço no ML pra 300 reais, este meu amigo comprou, e mandou o classico e-mail perguntando conta, enviando endereço, etc. Ai o vendedor responde, que era 300 reais do aparelho e QUATROCENTOS REAIS PARA ENVIO DO MESMO, quando no site do correio dava menos de 40 reais. Coisa de outro mundo. Pra continuar "preservando" os nomes, eu vou evitar de postar detalhes. Mas a explicação do cara cobrar 400 reais de envio, eu faço QUESTAO de colocar aqui. Nao vai dar pra descobrir quem é o cara, mas voces vao rolar de rir:

MINHAS DESPESAS EXTRAS QUE TEREI PARA ENVIAR ESTA ENCOMENDA PRA VOCÊ:

1- A EMPRESA QUE VENDE A CAIXA, ELA SÓ VENDE O LOTE DE 05 CAIXAS, ELA NÃO VENDE A UNIDADE, POR SINAL A CAIXA É DE ÓTIMA QUALIDADE, É REFORÇADA. E O PRÊÇO DO LOTE É DE R$ 66,00.

2- DESPESA DO TAXI, POIS NÃO TENHO CARRO, E A DESPESA SERIA DE UNS R$ 35,00 PARA LEVAR A CAIXA NO CORREIO.

3- O VALOR DA TAXA DE SEGURO QUE EU FAREI NOS CORREIOS, A TAXA É DE 1% SOBRE O VALOR DECLARADO, EU VOU SUGERIR O VALOR DE R$ 1.200,00, PORTANTO A TAXA SERÁ DE R$ 12,00.

4- PRÉÇO DO PLÁSTICO BOLHA PARA FORRAR O APARELHO, OS DISCOS E O CONTEÚDO DA CAIXA, QUE SERIA DE UNS R$ 32,00

5- TEREI QUE COMPRAR FITA ADESIVA ESPECIAL QUE CUSTA UNS R$ 20,00.

TOTAIS DESPESAS ==> R$ 250,00

APARELHO+DISCOS==> R$ 300,00


Morram de rir :o)

Eu (como a grande maioria dos brasileiros) tenho nojo de propaganda politica!

Hoje fui a uma reuniao, assunto de negocios. Acabou que so pude almoçar la pra 1 da tarde, entao fui exposto ao desastre que está sendo a propaganda politica capixaba (e porque nao dizer, nacional)

Primeiro um candidato rico e influente. O programa do cara parece um show de musica. Tem ele pra la e pra ca apertando a mao dos otarios por onde ele passa. Alias, queria saber em qual estado ele se encontra, porque eu nunca o vi passando na rua. E tome mais musica. E povo jogando capoeira. E por do sol. E criança escrevendo no papel.

Ai vem o candidato pobre. Apresenta problemas, oferece solucoes, reclama do pouco tempo.

Mais um candidato rico. Mostra a historia do prego desde seu nascimento. Enfatiza que ele (assim como todos os candidatos) foi criado em "familia de moral e principios rigidos", tais quais aqueles das familias de conhecidos ladrões. Mostra ate foto do cara na primeira comunhao, pra mostrar que o cara é catolico fervoroso. Mais show de musica, mais povo jogando capoeira, mais por do sol, mais criança escrevendo no papel. Esse pelo menos colocou o filho e a esposa, pra um dia eles terem do que se arrepender: "Papai, te odeio por voce ter me feito participar desse espetaculo do desperdicio e demagogia".

Vamos ao proximo candidato. Nao é rico, mas ja anuncia que está ha 20 anos no serviço publico. Se ele é servidor publico, onde arruma tempo pra ficar andando pra la e pra cá apertando mao de otario? Alias, o que ele faz no serviço publico? Sao incognitas que, para o povo em geral, passam ilesas. Mas pra quem tem mais do que um minduim no cerebro, ficam batendo pra la e pra ca.

Hoje pela manha, quando estava indo trabalhar, pensei "Aqueles que roubam la em cima foram escolhidos por nós. Como escolher o 'menos pior' de todos?". Acho que - infelizmente - vou votar nulo de novo. Ou entao no macaco tiao. Ah, ele ja morreu né? Entao ta dificil...

PS: Minha esposa é professora, mas ainda nao conseguiu me responder: O que está acontecendo que as pessoas hoje em dia estao escrevendo TAO errado? Ta ficando dificil entender o que as pessoas escrevem! Estarei eu dentro de uma bolha de conhecimento? Vou deixar de falar o dialeto de portugues que o resto do povo fala? Ficarei eu incomunicavel dentro de 3 a 5 anos???

A importancia do FODA-SE na psicopedagogia da praxis

Ta, o titulo nao tem nada a ver. Foi só pra ficar bonito. O titulo deveria ser "A importancia do FODA-SE na sociedade brasileira".

Desculpem, nao gosto de incluir palavras mais ofensivas nos meus posts, mas infelizmente, nao há nada mais pungente que o FODA-SE. E certas coisas o merecem. Por exemplo, a comunidade "eu tenho tatoo de estrela". Acabei de ver esta bosta no orkut. Ora bolas, pra que raios eu quero saber se a mulher tem ou deixa de ter tatoo de estrela? FODA-SE. Acredita em duendes? FODA-SE. Vota no lula? FODA-SE. Da fruta que eu nao gosto, voce homem come até o caroço? FODA-SE.

É incrivel como as pessoas adoram mostrar suas frivolidades. Minha enteada tatuou o nome da filha no tornozelo. Ora porra, parece marca tribal! Voltamos aos indios! Alias, cada vez mais que me aproximo de pessoas, vejo o quanto estao ficando estupidas, insensatas, iletradas! Estamos regredindo como sociedade em um ritimo vertiginoso! Veja o Canal3, onde um simples encontro gerou um balde de reclamacoes, brigas e palavroes. Ta feia a coisa.

This is the end of the word as we know it, and I feel fine...

18 agosto 2008

O que rola na mente de um projetista

Meu pai dizia "estreite sua visao, senao voce nao faz nada"

Sabias palavras...

É dificil focar em uma coisa, quando voce tem um milhao de coisas divertidas ao seu redor

Vou criar um "buraco negro" em casa, uma sala onde tenha uma mesa, uma cadeira e uma tomada. Assim posso criar sem ter interferencia de outros brinquedos :o)

10 agosto 2008

Compro Laserdiscs

É, aproveitando pras 29 pessoas que leem meu blog de vez em quando

COMPRO LASERDISCS

Ditto. :o)

Descobri a polvora!

Sim, finalmente eu descobri a polvora. Uma pergunta que me aporrinhava ha tempos:
Porque raios eu gosto de coisa velha?

A resposta é simples: IDENTIDADE.

Eu devo ter umas 20 mil musicas no meu computador. Todas elas extraidas da minha (extensa) coleção de CDs, LPs e DVDs, que está entocada dentro do guarda-roupas. Obvio, eu nao pego mais um CD pra colocar no aparelho de som. Mas isso ta mudando.
Eu ganhei (valeu Renato!) um aparelho de LaserDisc, e andei comprando um ou outro disco. Tem disco que é caro, mas tem disco baratinho pra encher linguiça. Eu tava vendo um desenho animado em LD e pensando "porque raios eu nao vejo isso via XBMC no meu xbox"?

Pois é, as coisas perderam a identidade.

20 mil musicas, como voce escolhe uma musica separada no meio de tantas? O Ipod é meio palha pra voce escolher musicas individualmente. Pior ainda pra voce pegar musicas sem ser um album completo e colocar nele. Alias o Itunes é a ferramenta mais bacana, porem mais "estupida" da face da terra. Eu nao gosto do Itunes.

Ja aquele negocio de voce pegar o CD...ou o LD, e colocar no drive, apertar play, pegar o discao na mao, a capa, ler a capa, manipular alguma coisa...PEGAR NA MAO o que voce tem...Isso é coisa do passado!

Um audiofilo tinha uma tremenda aparelhagem de som pra mostrar! Discos mil, ele pegava um disco raro ou com uma capa bonita e mostrava as suas visitas...Colocava o som pra ouvir, apertava botoes, modificava o som com o equalizador. Tirava uma copia em cassete...

Hoje em dia? Ele tem um amplificador, um videogame e um tv. Isso quando tem o amplificador. Toda sua extensa coleção está dentro de um HD (que se der pau...deixa pra la). Os videos estao digitalizados, quando ocorre uma explosao, aparece um monte de quadradinhos...A qualidade DECRESCE.

Onde está a IDENTIDADE do que voce ve e ouve? Tudo é virtual! A sala de som virou um aparelhinho só, deixou de ter a beleza e a imponencia de outrora! Voce conhece a cara do artista que voce ouve? Voce sabe as musicas do album que ouve? Alias, voce sabe QUAL ALBUM voce está ouvindo agora???

Os preços de aparelhos antigos está la em cima, nao é a toa. Realmente falta IDENTIDADE. Aqueles que a conhecem, nao aguentam ficar sem. Por isso eu compro LaserDiscs, tendo um XBOX com XBMC e um bilhao de musicas, videos e filmes (legais) no HD - Falta IDENTIDADE, a qual estou tentando resgatar.

Alguem consegue entender meu manifesto?

04 agosto 2008

A digitalização do radioamadorismo

Eu sou do tempo que radioamadorismo era radio, e nao computador.

Minha entrada no mundo do radio foi um PXzinho sharp, de 23 canais, vendido pelo saudoso PY1YZS Mauricio Muller. Era um radinho com cara de radinho de brinquedo, mas conheci muita gente boa e aprendi muita coisa com ele. Dai fui pra um radio melhor, dai pra um VHF e o resto, como dizem, é historia.

O interessante do radioamadorismo é que as coisas nao mudam "muito". Claro, há sempre novas descobertas, e o computador tornou-se um grande auxiliar do radioamador. Os radios SDR por exemplo nao virarm febre porque nao sao muito faceis de se conseguir/montar. Mas um receptor SDR é fantastico, e parece que ja temos transmissores SDR tambem.

Mas se existe uma coisa que eu - definitivamente - nao concordo, é a digitalizacao daquilo que nao era pra digitalizar - estou falando de echolink e D-Star®.

Sabe o que é DX? É falar com alguem a longas distancias. É a "joia da coroa" do radioamadorismo. Voce tem que ter um receptor sensivel, cabo e antena de boa qualidade (e diga-se de passagem, a graça é fazer isso tudo em casa), um bom ouvido pra caçar aqueeeeleeee sinalzinho la no fundo...Ou seja, é uma aventura no conhecimento. É aprender, é estudar, é se dedicar pra 'caçar aquela figurinha' la no fundo e exibir com orgulho seu cartao QSL (é um cartao que o radioamador envia, confirmando o QSO, ou seja, a comunicação) daquele cara la nos cafundós do mundo.

Ai entra o tal do echolink - É como se fosse o MSN, a diferença é que é por audio e ligado a um radio. Assim eu posso falar diretamente com um radioamador dos USA, com meu radinho de vhf. Funciona assim:

(eu) ---radio---> (nó echolink) ---internet--> servidor echolink ---internet---> (nó echolink) --radio--> (radioamador la no raio que o parta)

Bacana? Tem quem ache. Pior ainda é o tal do D-Star®. Nada mais é que o mesmo sistema de repetidoras, funcionando do mesmo jeito, só que digitalizado, ou seja, ao inves de voce transmitir VOZ, voce transmite um TSCHHHHHHHHHHHHHHH de dados que tem alcance MENOR, exige repetidora especial, exige que voce configure alguns dados da repetidora no seu radio (ao inves de frequencia e offset, sendo que o offset SEMPRE é fixo e todo radioamador que fez prova na anatel deve(ria) conhecer como funciona) e - pasme - o radio custa UMA FORTUNA. Ou seja, sopa de pedra.

Agora eu pergunto - Qual a graça?

Em 146500, aqui no ES, colocaram um nó de echolink. Ai começam a entrar os "radioamadores" (entre aspas porque nao tem nada de radio em um link de computador) pelo tal link e literalmente "passam por cima" do pessoal que conversa simplex (sem uso de repetidora) que está usando transmissor de baixa potencia. Ou seja, se tornam os "donos do canal". Fora o fato que voce "alargando" a possibilidade de ter pessoas pra falar no canal, aparecem todo o tipo de "radioamadores". Um outro dia fez varios cambios de 15 a 20 MINUTOS (sim, contado no relogio!!!) enquanto tinha gente querendo falar. Fazer o que?

Como se ja nao bastasse, com a proliferação da peste do echolink (sim, minha opiniao é direcionada: EU NAO SUPORTO ECHOLINK), eu pergunto: Qual radioamador que vai se interessar pela comunicacao a distancia (DX)? Se ele quiser falar com gente de outros paises, vai la no echolink e procura ué. Pra que gastar dinheiro com radios? Pra que gastar dinheiro com antenas? O Radioamadorismo vai virar um "MSN" de rico, e tudo aquilo de divertido e interessante que tinha antigamente (o "colocar a mao na massa" de outrora) vai acabar. Eu avisei.

O Echolink tem vantagens? Ué, claro que tem. Eu só nao consigo enxerga-las :o) Gostaria muito de ser convencido do contrario, eu nao sou um xiita que só enxerga as desvantagens e que quando tem uma opiniao, vai bater na mesma tecla até o fim dos dias. Eu so queria alguem que me mostrasse uma UTILIDADE do echolink. Depois de ver dois radioamadores em um pingue-pongue via echolink, usando a toa o canal de simplex (poderiam simplesmente trocar MSN e conversar por la, ora!), eu realmente cogito a utilidade disso tudo.

Convençam-me do contrario! Mas usem argumentos reais e nao falacias!
PU1BZZ - Alexandre