14 janeiro 2019

MSX Turbo-R FS-A1 GT. E ELE É MEU! =D (troca de capacitores, acerto do som, etc)




Ola pessoal!

Feliz 2019 pra todo mundo! =D

Bem, desculpem o sumiço. Andei resolvendo uns pepinos familiares, a cabeça nao anda muito boa, eu tenho andado bastante desanimado. Hoje nao vai ter chororo nao. Quem quiser, clica la nos anunciantes, doa dinheiro pro tabalabs, participa do apoia-se, etc. Quem nao quiser...Ta tudo bem tambem, é a vida :) 

Mas  voltando ao assunto principal do post

Esse micro era de um amigo, que trouxe do Japao com (entre outras coisas) a fonte bichada. Consertei a fonte pra ele, depois deu pau na saida RGB. Ele desistiu do micro, vendeu barato, consegui vender meu FS-A1 ST e peguei esse ai na maciota. Agora, FINALMENTE eu sou dono de um GT

A foto do meu é essa aqui


Entao...Eu ja tinha consertado a fonte, e isso rendeu post ha algum tempo atras...Olhem AQUI. Agora eu desmontei pra consertar todo o resto. 

Hoje o post nao vai ser longo. O que eu fiz foi o trivial variado
  • Reparo da fonte (link ta aqui)
  • Troca dos capacitores eletroliticos (e tinha alguns vazados)
  • Reparo do teclado (seta pra baixo nao estava funcionando muito bem
  • Limpeza geral
  • Troca da correia do drive
  • Troca dos capacitores do circuito de mixagem do som
  • Troca do jumper do CSYNC (correção das Jailbars)
  • Retirada do resistor de limitacao de tensao da saida av-switching (assim posso alimentar o cabo rgb pelo GT)
  • Confeccao de um cabo RGB especifico pra ele
 Ou seja, tem um monte de coisa pra gente falar hoje, mas muito pouco que ja nao foi falado. Entao tomo a liberdade de so incluir no post as "novidades"


Um motivo pra eu escrever esse post: 
Tudo quanto e site (o excelente MSXPRO por exemplo) fala todo tipo de modificacao pro FS-A1 ST. Nunca falam do GT (que obviamente, é diferente). Entao vou fazer o "dossie GT"

O que foi feito:

- Troca dos eletroliticos
Aqui nao tem novidade nenhuma. E é um assunto polemico. Tem gente que jura que tem que trocar. Tem gente que jura que nao tem. Eu sou do #TeamTemQueTrocarTudo. Nao venham me dizer que capacitores eletroliticos com 26 anos de idade tem tecnologia melhor que capacitores atuais. Cada um tem a sua opiniao.  

Lista dos eletroliticos: 
(adicionar)

- Reparo do teclado
Vacilei, nao tirei foto. 
Basicamente voce vira o teclado de cabeça pra baixo, tira os 18 parafusos que prendem a placa de metal embaixo e COM MUITO CUIDADO retira a membrana. Cada tecla tem uma molinha SOLTA que tem uma grande possibilidade de voar longe. Entao retire a membrana com cuidado, limpe o pad de carvao de cada tecla defeituosa com um cotonete molhado em alcool isopropilico e pronto, volta a fncionar. 

- Troca dos capacitores do circuito de mixagem de som
Aqui é uma coisa meio que de opiniao. O FRS fez um tutorial pra varios computadores, acertando o balanço do soundin com o FM interno com o PSG. E ficou um negocio bacana. EU gostei. Entao fiz no meu e o resultado ficou excelente, muito proximo aos micros da Sony (eu tenho o XDJ e confirmo, o som é otimo!). Como no MSXPRO e no resto da internet, so tem o tutorial pro ST, entao aqui esta o tutorial do GT.

Peças necessarias: 
  1. C17 = 1n8/50V polyphenylene sulfide or C0G ceramic
  2. C18 = 1n8/50V polyphenylene sulfide or C0G ceramic
  3. R50 = 22K
  4. R47 = 15K
  5. R55 = 47K
  6. C51 = 180pF/50V polyphenylene sulfide or C0G ceramic
  7. C45 = 150pF/50V polyphenylene sulfide or C0G ceramic 
Todos os componentes sao tamanho 0805. Os capacitores TEM QUE SER do tipo C0G ou NP0. Senao o som nao fica tao bom. Talvez eu ofereça um kit com as peças. 

Aqui estao as fotos do que tem que ser substituido. 


Esta e a parte DE CIMA da placa do Turbo-R. Os componentes estao assinalados em vermelho


Se clicar em qualquer foto, amplia. Mas aqui pra voces, ampliado quais resistores mexer. 

Agora, do outro lado da placa (no lado de baixo, lado das soldas)


Mais uma vez, em detalhe. 


Nao tem muito mais do que isso. É só trocar esses resistores/capacitores e ta pronto :) 

- Troca do jumper de CSYNC
O Turbo-R e tao bem bolado, que ja previram trocar a saida de sincronismo do conector de RGB, de video composto (que contem o CSYNC) para CSYNC puro. Assim voce evita o efeito de "jailbars", umas barrinhas verticais muito tenues, em alguns monitores. 

É so cortar um jumper e soldar outro: 


Ele vem de fabrica desse jeito. Precisamos cortar J2 e colocar uma gota de solda unindo J1

Primeiro cortamos J2


Depois com um pouquinho de solda, unimos J1


Problema das Jailbars resolvido. Realmente fica MUITO melhor em RGB com essa modificacao. Voce perde o video composto na saida RGB. Mas eu nao sei pq nao fizeram isso aqui pra resolver o problema...

Com esse cabinho, voce tem video composto do mesmo jeito. Se é que algum dia voce vai querer usar essa droga de novo :o) 

- Retirada do resistor de limitacao do AV-Switching
O Turbo-R tem uma saida de 5 volts para uso em cabos SCART, que avisa pro TV pra desligar o sinal de video composto e passar pro sinal RGB. Obviamente, ninguem usa essa saida. Ou quase ninguem. 

Essa saida tem um resistor em serie que impede o uso dessa saida de 5V para, por exemplo, alimentar o LM1881 de um cabo RGB

Basta curto-circuitar R87


ENHANCE!


Com isso, pude alimentar meu cabo diretamente do GT sem precisar da fonte externa. 


O motivo dos dois cabos RCA e P2 femea, é porque em RGB, no M1721A e M1921A voce tem que usar a entrada P2 para o audio. No S-Video, voce tem que usar a entrada RCA. Entao eu tenho as duas opcoes sem precisar de adaptador. 

Bem, esse é meu "Dossie GT". Acho que todas as modificacoes RAZOAVEIS de fazer nele estao expostas. Claro que sempre tem mais alguma coisa. Como por exemplo, o conector de "drive B" interno (!) do GT: 


Tao vendo os pads embaixo do conector do floppy, atras do postinho?! É pro drive B :o) 

Mas chega de futucar. Agora é aproveitar o brinquedao. 

Agradecimentos: 
  • FRS pelos mods
  • Luciano Sturaro tambem pelos mods
  • Leonard Oliveira que tambem ajudou nos mods
  • Meu pai, minha mae :D
  • O Alexandre que passou esse GT na maciota pra mim
 Ate a proxima, pessoal! 

Um comentário:

Emil disse...

Muito legal Alexandre, parabéns pelo post e pelo GT!

:-D