10 maio 2009

Será que finalmente temos o "navegador do conhecimento"???

Eu era criança e eu tinha um sonho...

Meu sonho era que minhas prateleiras de livros estivessem no meu bolso. Que cada cliente que eu visitasse, eu pudesse consultar minha biblioteca (extensa) sobre o meu trabalho. Que eu pudesse levar 3 ou 4 livros para ler no onibus, nas minhas constantes viagens a Sao Paulo. E que esse livro nao fosse pesado como os livros que eu comprava e nem sempre aguentava carregar.

Eu nao ficaria rico com essa ideia. Na minha humilde opiniao, todas as pessoas devem ter esta mesma necessidade, desejo ou sonho. Primeiro apareceu o tal do Sony Reader. Bonitinho, mas caro. Agora aparece o Amazon Kindle, esse negocinho de quase 500 dolares ai em cima.

Será esse o "navegador do conhecimento" que a apple imaginou com o Newton? Acho que "ainda nao", mas ja é um passo ENORME na direção. Isso ai de cima nao apenas te permite ler livros e tem trocentas horas de bateria, como te permite comprar (!) livros via internet (!) e baixar via uma rede celular (!) ja integrada no aparelho (!!!!!!!!!!!).

Mas será que ja "chegou lá"? Acho que nao.
  • Um navegador do conhecimento deve permitir anotações nao destrutivas (o que o kindle ja faz) porem em touchscreen, com uma caneta. Ficar digitando as coisas é um saco. Quero poder sublinhar, desenhar, anotar com mais liberdade.
  • Um navegador do conhecimento tem que ler PDF. Ponto. Nao adianta ler TXT, tem que ler o padrao MUNDIAL de documentação, chamado PDF. Conversoes "baratas"??? NEM PENSAR. Eu tenho MILHARES de documentos em PDF, se custasse 10 centavos cada um, estariamos falando em centenas e ate milhares de dolares em conversoes. Nem pensar.
  • Free Sharing. Os Kindle tem que conversar entre si e compartilhar dados. Nao me venha com essa de rede fechada. Eu nao pago 500 dolares numa telinha de e-ink de 50 dolares mais um processador, pra ficar limitado as opcoes que a amazon.com me deixa usar. Hack the Kindle!
  • PREÇO BAIXO. Nao há hardware dentro disso ai pra custar 500 mangos. 100 dóla tava bem pago.
  • ACESSO IRRESTRITO A INTERNET, assim posso baixar o que eu precisar, de onde eu estiver
  • (opcionalmente) COR. Faz falta.
Satisfeitas essas condições, poderemos dizer com certeza - Temos o mundo em nossas maos. QUE TODO SER HUMANO TENHA UM NAVEGADOR DO CONHECIMENTO.

Hum...nada que nao possa ser feito com componentes de sucata...
:o)

Um comentário:

Jwildes disse...

Alexandre...alguma novidade para as atualizações do Tabajara labs?
Bom final de semana...