14 junho 2010

Sempre a mesma ladainha: Linux, Apple e Windows

Sempre, sempre a mesma ladainha.

O Kid (po, o link dele ta ai ao lado, vao la, o site do cara é bacana) falou nesse post que comprou um iPad. Parabens, kiddo! Alias, o Kid é um otimo exemplo que nao é qualquer pessoa que tem moral de escrever um bom blog. O cara **sabe** escrever. Isso é natural, ate se aprende, mas nem todo mundo tem a fluencia natural de escrever e entreter as pessoas. O Kid tem. Whatever, chega de babação, vamos falar do assunto do post.

Nesse post no site do Kid, ele falou que comprou um iPad. Sempre tem os lovers e os haters da apple e como sempre pintou um dizendo "vou trocar meu PC por um Macintosh pq o windows ta dando muito pau" e COMO SEMPRE pinta um José Vulva pra dizer "muda pro linux, é o melhor, é o futuro, blahblahblah".

Eu comparo os linux fags aos Talibans (escrevi certo?) da informatica.

Nao importa o que aconteça, linux é melhor. Pra eles, linux nao é uma opcao, é uma obrigacao. Linux nao tem defeitos, só tem qualidades. Linux nao é apenas o futuro. É o passado, o presente e o futuro. O Alfa e o Omega. O principio, o meio e o fim. LOUVADO SEJA LINUS TORVALDS!!!

Eu tenho uma opiniao bastante sincera, sendo usuario DOS TRES SISTEMAS (e mais alguns) desde 1900 e bolinha quadrada:

- Windows É BOM. Desde que voce saiba o que esta fazendo. Tenho dois computadores "de uso diario", um desktop Core2Quad com 2 gigas de ram e tudo que voce imaginar, e um notebook P4 "Centrino M" conversivel (tablete, tambem conhecido como iPadão de Itú). Ambos rodam windows XP (o ipadao roda o xp for pen computing). Sabe qual a taxa de problemas que eu tenho com eles? ZERO. Sim, estou falando serio, Z E R O. Tudo funciona. Nao tenho problemas com virus, nao tenho problemas com dispositivos (er...ok, eu tive problemas pra instalar minha placa de tv da pixelview, mas QUEM NAO TEVE problemas pra instalar placas da pixelview?), nao tenho problemas no dia-a-dia. Tudo FUNCIONA. Uso um programa de cad pra eletronica que custa uma pequena fortuna e otimiza horrores a utilizacao do meu tempo. Isso que importa, computador é FERRAMENTA. Ah, voce ja fez backup hoje? Sempre bom lembrar, né?

- MacOS é BOM. É um sistema pratico, "para o resto de nós", tudo funciona redondinho. Da pau de vez em quando, se voce nao tiver o sistema azeitadinho. Eu nao sou macfag, mas gerenciei a rede de uma agencia de propaganda famosa, com 15 macintosh(es?) conectados. Os problemas eram previsiveis. E apesar dos diretores de arte terem uma produtividade moooito maior no Mac, os travamentos eram razoavelmente constantes. Tudo foi se resolvendo com upgrades de memoria e retirando extensoes mau-comportadas. Mas mesmo assim, MacOS tambem da problema.

- Linux É BOM. Desde que voce seja um hacker, saiba programar em C, resolver dependencias, baixar drivers, fazer adendos e recompilar o Kernal, etc...etc...etc...Obviamente o Linux tem os problemas classicos da falta de padronizacao que reinava, por exemplo, no MS-DOS (alguem lembra disso?). A grande vantagem do Windows é a PADRONIZACAO imposta pela microsoft - voce tem MUITO TRABALHO pra fazer alguma coisa diferente do "lugar comum", desta forma há um padrao visual, um padrao de utilizacao, um padrao de interface. Coisa que no linux nao tem. E nao venha me falar de KDE, (insira aqui o seu ambiente grafico), etc. Nao sao PADROES. Sao opcoes capengas, que ainda falta MUITO em 'user-friendliness' pra agradar o usuario comum. Por outro lado, é uma excelente opcao se voce quebrar paradigmas, mudar TUDO dentro de uma empresa e empurrar as mudanças guela abaixo dos subordinados. Por exemplo, uma vez eu mudei TODOS os pontos de uma rede corporativa, em uma grande rede de lojas no ES. Desde a administracao, até os pontos de venda. Tudo rodando Linux, com Open Office. Tudo travado ATE O TALO. Obviamente a produtividade subiu depois de 1 mes (afinal nao tinha virus, nao tinha powerpoint e nao tinha MSN he he he), mas na primeira semana foi o inferno do suporte tecnico.

Resumindo?
CADA SISTEMA TEM SEU LUGAR, basta voce SABER USAR e ele SE ADEQUAR AS SUAS NECESSIDADES. Mac OS pra eletronica é complicado. Windows pra uso grafico só agora chega perto do MacOS. Um servidor linux é quase sempre melhor que um servidor Windows, embora o servidor windows seja mais facil de configurar. Uma workstation para uma secretaria com Linux pode ser MUITO interessante, se ela se limita ao office, email, internet. Uma worsktation com linux pra eletronica COMEÇA a ser interessante com o Kicad e outros programas excelentes pra windows.

Cada ferramenta, uma utilidade!

Um comentário:

Kl0nEz disse...

Há um tempo atrás um amigo meu (Texugo) conseguiu resumir da melhor forma possível essa "briga" entre sistemas operacionais, algo mais ou menos o seguinte:

"Você usa a *#*!*$* (insira o palavrão que quiser) do Linux, ele usa a *#*!*$* (insira o palavrão que quiser) do Windows, eu uso a *#*!*$* (insira o palavrão que quiser) do MacOS X."

Sejam todos felizes e não encham o saco.

SO é igual time de futebol e religião. Cada um tem sua preferência por seus motivos, e quando a coisa beira ao fanatismo, aí sim, o sujeito deve estar com algum problema e não o SO que ele usa, independente de qual for.

Tenho prefência pelo Linux, mas uso um hackintosh MacOS X no meu notebook, o tiger no meu mac-mini, não sou muito fã do windows, mas não vou encher o seu saco para mudar.

é isso ...

:)

sds
Kl0nEz