30 maio 2013

Existe um multicart pro TI99/4A???

Sim, existe, e as informações sobre ele estao aqui:
http://www.hexbus.com/TI-99_4A_Home_Computer_Page/Hardware_Projects.html

É um projeto bastante simples, basicamente usa uma EPROM até 64KBytes (27C512) e um programinha muito esperto (encontravel aqui: http://www.hexbus.com/bin/Multicart.zip) que pega todas as ROMs que voce somar a esse programinha e apresenta um menu muito bacana na tela.

A placa, eu fiz em casa. É esta daqui:


A placa foi feita com o velho metodo de transferencia termica de toner, com duas novidades que me foram passadas pelo Luciano Sturaro e o Alain Mouette:
  • Como eu uso o papel da Epson, é muito dificil retira-lo da placa. O Luciano deu a dica de jogar umas escaminhas de soda caustica na agua antes de colocar a placa. O papel desgruda como se fosse Press'n'Peel. Fica EXCELENTE. 
  • Observe que acima das trilhas verticais (o conector Board Edge) há um verniz brilhante. É um verniz da Colorgin chamado "Colorgin DECOR Spray multiuso brilhante". Veja que nao é o fosco, mas o BRILHANTE. O fosco - em principio - nao serve.  Dica do Alain!
Montei a placa. Deu trabalho porque a placa é face dupla, e algumas coisas voce tem que soldar em cima e embaixo. Mas ai está, ela prontinha :o) 


Obvio, ainda nao cortei a placa :o)

Falta um 74LS379 que eu nao tenho em estoque (Santa Ifigenia no final de semana, ai vou eu! :oD), e a EPROM eu vou pendurar o emulador de EPROM no lugar pra ir fazendo experiencias. Em breve, mais novidades. A ideia - inclusive sendo discutida na lista do TI99 do Yahoogroups, é expandir a placa para incluir um latch a mais, com isso permitindo ter mais "blocos" de programas disponiveis sem a necessidade da chave externa.

O menu do cartucho é desse jeito:
(A imagem eu peguei >>DAQUI<<)



Fiquem ligados! :oD


Nenhum comentário: