04 maio 2019

Cuidado com as placas de analisador logico da HP

Ola pessoal, Tabajara na area!

Eu mostrei no meu video do Youtube como que a cola das placas da HP/Agilent/Keysight/Seilaoquelessechamamessasemana pode fazer nas suas placas



Aqui estao as fotos da desgraça que acontece

Por favor entenda que esse problema acontece com frequencia nas placas 167xx. Nao sei dizer com precisao se acontece em outras placas.

Primeiro, esses sao os trilhos plasticos das placas


Se voce olhar ao lado dos trilhos plasticos, vai perceber que na junçao entre a cola e a placa, há pequenos pontos verdes...






Essa é a oxidacao causada pela cola dos trilhos, e provavelmente vai danificar suas placas.

Eu removo esses trilhos primeiro derramando alcool isopropilico entre a cola e a placa, e depois levantando a beiradinha do trilho com calma. Ai jogo mais alcool por cima da cola e, com a cola empapada em alcool, raspo com um raspador plastico.


Cuidado pra nao raspar tambem os SMDs da placa. Advinha como eu sei disso? :'(

Entao, voce vai ter que usar seu ferro de soldar e um fio MUITO fino.





E considere-se sortudo se voce APENAS precisar fazer isso. A placa tem milhares de micro vias e muitas delas se conectam com camadas internas da placa. Se voce tiver uma micro-via dessas oxidada, tchau placa.

Advinha como eu sei disso? :'(

Valeu galera, ate a proxima, e nao se esquecam de clicar nos anunciantes! :o)


Nenhum comentário: