Pra quem nao sabe, eu trabalho reparando o que hoje em dia chamamos de "retrocomputadores" desde quando eles eram novos. Sim, comecei com 14 anos, debaixo da tutela dos meus amigos Marcelo e Castello. E ate hoje eu trabalho com isso. E confesso que gosto =) Fora que se tornou um saber altamente desejado, em tempos onde retrocomputacao e retrogaming é algo TAO interessante. Muita gente diz que conserta, mas pouquissimos REALMENTE sabem consertar, e tem peças corretas e originais pra esses aparelhos. 31 anos fazendo isso nao é pra qualquer um.
Mas a gente ta sempre aprendendo
Essa semana um amigo la do Sul (tche) comprou um dos meus drives Horacio da Elebra. E claro, sempre que eu vendo alguma coisa, eu faço questao de testar e ter certeza que está tudo bem. Nao to aqui pra dar dinheiro pra correio a toa. Vai mas nao volta, igual a sopa do pica-pau
Peguei o drive, testei, tudo ok, aproveitei que tinha outro drive junto na pilha marcado "a reparar" e aproveitei o ensejo pra dar um tapa e faze-lo funcionar.
Primeiramente, o classico defeito dos Horacio - a sobreplaca onde fica o driver do motor de passo da cabeça, estava queimada. Se inverter o drive, ao inves do famoso 74LS125 que queima ao inverter o conector do floppy do Apple II, queima um ou outro integrado nessa placa. Um saco isso.
Alias é bom guardar as fotos dessa plaquinha, porque quando inverte o cabo do drive...Ploft! =) Era uma vez um 7425 =)
Depois, integrado com defeito aqui e ali, lubrificacao, cabeça limpa e...Drive funcionando. Só que na hora de fazer o teste do Locksmith...
(vou ficar devendo essa foto porque eu esqueci de fotografar, preciso consertar o drive e pra isso eu preciso achar um 7425...Aguardem.)
Alguem consegue me explicar porque raios so da erro no SETOR ZERO DE CADA TRILHA????????
Poise gente, nunca vi esse defeito. E no final das contas, drive futucado, era - pasmem - VELOCIDADE DO DISCO.
A velocidade regula nesse trimpot multivoltas, o cubinho branco com o pininho pra fora
O porque? Porque se o disco estava muito rapido, o LS6 gravava a trilha, ia ler a trilha de novo pra ter certeza que tava tudo certo, mas como o drive do Apple II é baseado em temporização muito estreita, quando ele ia ler o inicio do setor zero, a cabeça ja estava no meio do setor. Ai ressincronizava no setor 1 e continuava a leitura numa boa. Mas perdia o inicio do setor zero, e dava esse erro bizarro.
Ninguem é louco de acelerar TANTO o motor de um drive de apple como este estava acelerado. Por ter sido futucado, ai deu este defeito
Foi so regular a velocidade (ces nao sabem? Ja ja eu publico um video sobre isso, mas e so voce - estando em um ambiente iluminado por lampada fluorescente - LAMPADA INCANDESCENTE NAO VAI FUNCIONAR - ajuste o trimpot ate que na rodinha escrito "60" no floppy, estejam parados os quadradinhos. Isso chama-se disco estroboscopico)
Drive novo, de novo! =D
É cada uma que me aparece...31 anos mexendo com isso e aparece um defeito novo, veja so =)
Ate a proxima, pessoal! =D
5 comentários:
Nunca, mas nunca mesmo imaginaria que isso era um disco estroboscópico!
Parabéns pela solução do problema, mais um pro cardápio ;)
Hahah agora tem isso de comentário do comentário, esse blogger ta foda.
Alexandre, um LS(245) ou um HCT não servem? Tem que ser um "TTL Puro"?
[]s
Daniel
31? Vou fazer 30 ano que vem (mas so de info, de electronica tem de 38 a 36). Tem uns 27 anos que nao boto as maos num treco desse... 'adaptei' muito mitsumi pra rodar no msx.
Muito legal isso. Tive um DISMAC 8100 com 2 drives quando era criança. Mais tarde trabalhei em uma assistência técnica onde aprendi a consertar drives de PC. Eu adquiri um disquete para alinhamento (Azimuth) de drive, o que me rendeu uns bons trocados. Que época !!!
Postar um comentário