30 agosto 2019

O defeito INEDITO do drive do Apple II (erro apenas no setor 0 de cada trilha)

Ola pessoal! Tabajara na area =)

Pra quem nao sabe, eu trabalho reparando o que hoje em dia chamamos de "retrocomputadores" desde quando eles eram novos. Sim, comecei com 14 anos, debaixo da tutela dos meus amigos Marcelo e Castello. E ate hoje eu trabalho com isso. E confesso que gosto =) Fora que se tornou um saber altamente desejado, em tempos onde retrocomputacao e retrogaming é algo TAO interessante. Muita gente diz que conserta, mas pouquissimos REALMENTE sabem consertar, e tem peças corretas e originais pra esses aparelhos. 31 anos fazendo isso nao é pra qualquer um.

Mas a gente ta sempre aprendendo

Essa semana um amigo la do Sul (tche) comprou um dos meus drives Horacio da Elebra. E claro, sempre que eu vendo alguma coisa, eu faço questao de testar e ter certeza que está tudo bem. Nao to aqui pra dar dinheiro pra correio a toa. Vai mas nao volta, igual a sopa do pica-pau



Peguei o drive, testei, tudo ok, aproveitei que tinha outro drive junto na pilha marcado "a reparar" e aproveitei o ensejo pra dar um tapa e faze-lo funcionar.



Primeiramente, o classico defeito dos Horacio - a sobreplaca onde fica o driver do motor de passo da cabeça, estava queimada. Se inverter o drive, ao inves do famoso 74LS125 que queima ao inverter o conector do floppy do Apple II, queima um ou outro integrado nessa placa. Um saco isso.


Alias é bom guardar as fotos dessa plaquinha, porque quando inverte o cabo do drive...Ploft! =) Era uma vez um 7425 =)



Depois, integrado com defeito aqui e ali, lubrificacao, cabeça limpa e...Drive funcionando. Só que na hora de fazer o teste do Locksmith...

(vou ficar devendo essa foto porque eu esqueci de fotografar, preciso consertar o drive e pra isso eu preciso achar um 7425...Aguardem.)

Alguem consegue me explicar porque raios so da erro no SETOR ZERO DE CADA TRILHA????????

Poise gente, nunca vi esse defeito. E no final das contas, drive futucado, era - pasmem - VELOCIDADE DO DISCO.

A velocidade regula nesse trimpot multivoltas, o cubinho branco com o pininho pra fora

O porque? Porque se o disco estava muito rapido, o LS6 gravava a trilha, ia ler a trilha de novo pra ter certeza que tava tudo certo, mas como o drive do Apple II é baseado em temporização muito estreita, quando ele ia ler o inicio do setor zero, a cabeça ja estava no meio do setor. Ai ressincronizava no setor 1 e continuava a leitura numa boa. Mas perdia o inicio do setor zero, e dava esse erro bizarro.

Ninguem é louco de acelerar TANTO o motor de um drive de apple como este estava acelerado. Por ter sido futucado, ai deu este defeito

Foi so regular a velocidade (ces nao sabem? Ja ja eu publico um video sobre isso, mas e so voce - estando em um ambiente iluminado por lampada fluorescente - LAMPADA INCANDESCENTE NAO VAI FUNCIONAR - ajuste o trimpot ate que na rodinha escrito "60" no floppy, estejam parados os quadradinhos. Isso chama-se disco estroboscopico)


Drive novo, de novo! =D

É cada uma que me aparece...31 anos mexendo com isso e aparece um defeito novo, veja so =)

Ate a proxima, pessoal! =D

5 comentários:

Mário Nunes disse...

Nunca, mas nunca mesmo imaginaria que isso era um disco estroboscópico!

Parabéns pela solução do problema, mais um pro cardápio ;)

Mário Nunes disse...

Hahah agora tem isso de comentário do comentário, esse blogger ta foda.

Danjovic disse...

Alexandre, um LS(245) ou um HCT não servem? Tem que ser um "TTL Puro"?
[]s
Daniel

Phantomas disse...

31? Vou fazer 30 ano que vem (mas so de info, de electronica tem de 38 a 36). Tem uns 27 anos que nao boto as maos num treco desse... 'adaptei' muito mitsumi pra rodar no msx.

Luciano FDJ disse...

Muito legal isso. Tive um DISMAC 8100 com 2 drives quando era criança. Mais tarde trabalhei em uma assistência técnica onde aprendi a consertar drives de PC. Eu adquiri um disquete para alinhamento (Azimuth) de drive, o que me rendeu uns bons trocados. Que época !!!