26 abril 2020

Driblando o airbag do Civic (coisa que voce nunca deve fazer)

Ola pessoal, Tabajara na area!

Como esse é seu blog de noticias automotivas preferidas, eu vou deixar mais uma dica aqui que pode te evitar de gastar algum dinheiro.

Um dia, levei o Peixinho dourado pra tomar banho (pera, peixe tomar banho? Bob Esponja mandou um abraço...) num lava rapido aqui perto de casa.

Oi, eu sou o peixinho dourado!

O CORNO do moleque que tava lavando o carro, conseguiu fazer a EXCRECENCIA de espremer uma esponja com agua e sabao DENTRO do volante. Obviamente, caiu na espoleta do airbag e...fuen fuen fuen, acendeu a luz do SRS e nao apagou mais. Mandou meu airbag pro saco.


Obviamente, eu nao sabia se o problema era na espoleta ou no clock spring (aqui no BR chamam de cinta fita, hard disk, um monte de nome bizarro. O nome correto é clock spring). E pra descobrir se era ou nao era, eu comprei isso:


Isto é um "simulador de Airbag". Claro, paguei 1 ou 2 dolares, nem me preocupei em pesquisar que isso ai nada mais é que um resistor de 3 ohms...beleza, o troço chegou, eu coloquei no lugar do airbag, fiz o procedimento de apagar a luz do SRS e sussa, a vida continua.

Mas voce nao precisa ser tonto como eu fui, voce pode ler o blog do Tabajara, aprender como funciona, como se faz e fazer de uma vez. Vamos la?

Tem uma tampinha embaixo do volante, por onde voce acessa um conector amarelo. E se voce nao sabe, todo conector amarelo no carro e conector do sistema de Airbag.


Compre um resistor de 3,3R x 1/8W - vai custar menos de 10 centavos - e coloque nos terminais do conector que tem PINOS. Esse é o conector que vai pro clock spring. O outro - obviamente - é a espoleta do Airbag


Execute o procedimento de apagar a luz do Airbag, e pronto. Nao vai mais ter dor de cabeça com a luz do Airbag

Quer testar a espoleta? Facil. Pegue seu multiteste DIGITAL (veja bem: DIGITAL!!!) e coloque na escala de x1, ou de 200 nos multitestes mais baratos. Meça nos dois terminais do conector que tem FURINHOS (a gente chama isso de femea, danem-se voces seu mimizentos) e voce tem que ter uma leitura em torno de 3 ohms. Se tiver muito mais que isso, ou menos que isso, sua espoleta deu problema.

O CORRETO É VOCE TROCAR O AIRBAG, ISSO PODE SALVAR SUA VIDA EM UM ACIDENTE.

Mas voce é adulto, de maior, tem mais de 18. Vacinado e (teoricamente) letrado. Entao voce tem o direito de fazer o que quiser com sua vida, inclusive ferrar com ela por causa de 250 cruzero. 

O motivo de usar o multiteste digital, é que ele vai ter aproximadamente 1,5V entre suas pontas. Um multiteste analogico (o de ponteirinho) voce vai ter ate 22 volts entre as pontas. E vai disparar seu airbag.

Poof. Nao é legal. Principalmente com ele no seu colo.

O tutorial mais famoso que eu vejo a turma usar pra resetar a luz é esse aqui, pro 2001 a 2006:
https://www.youtube.com/watch?v=kc2VfqVMkoY

Boa sorte ai pessoal! E nao me mandem mensagem em privado perguntando como fazer, o que eu tenho pra dizer ja esta ai.

SO PRA TIRAR O MEU DA RETA:
NAO E PRA VOCE FAZER ISSO. DEVE SER CONTRA A LEI. NAO SE DEVE USAR AUTOMOVEL SEM AIRBAG. SE VOCE FIZER O PROCEDIMENTO AQUI É POR SUA CONTA E RISCO, NAO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO FISICO, MATERIAL, PESSOAL, PSICOLOGICO OU FINANCEIRO. VOCE FOI AVISADO.

Nenhum comentário: