07 abril 2020

Tiro de canhao (de oleo) pra matar mosquito - A troca de oleo de cambio "com maquina"

Ola pessoal, tabajara na area =)

Vamos fugir um pouco do assunto "retro" pra falar (mal) de mecanica?

Meu carro, o famoso peixinho dourado, é um honda civic EX 2001 automatico

 (Se fosse o Accord, seria peixao. Civic é peixinho)

Esse carro usa o cambio SXLA, com o famoso problema do "filtro de simples fluxo" que entope antes do prazo de vida do cambio. Teoricamente o cambio é pra 300-400 mil km. No caso dos honda de 2001 a 2003, so dura 150 mil. O meu durou bastante, foi ate 185 mil. Mandei pra uma empresa especializada aqui de SP, refizeram o cambio, colocaram um oleo que nao é o original honda ("..porque nossos engenheiros detectaram que este oleo e melhor bla bla bla") e tai, 30 mil km depois, o carro funciona perfeitamente


Semana passada eu liguei pra mesma empresa, pra ja orçar a troca do oleo do cambio. Disseram que era pra trocar com 30 mil. Eu acho exagero, mas como CERTAMENTE nao usaram componentes originais na remanufatura - e eu duvido que a honda venda kits de remanufatura de cambio, pelo menos aqui no br - eu decidi trocar nos 30k

A mesma pessoa que eu tratei o reparo do cambio me atendeu, e passou o preço de 900 reais pra troca do oleo

NOVECENTOS REAIS???

"sim, a troca é feita com a maquina, sao trocados todos os 6 litros do oleo do cambio..."

"Linha ecologica..."

Para para para. Pra que trocar oleo de cambio com a maquina, desperdicando varios litros de um oleo caro pra caramba?

Ai o tal rapaz ficou uns 5 ou 6 minutos me explicando as vantagens de trocar o oleo todo. E eu fiz uma pergunta que ele literalmente travou e nao soube responder

"Mas se a honda recomenda trocar o oleo esgotando metade do oleo pelo bujao e completando a cada 40 mil km, e com isso o cambio dura de 150 mil a 400 mil km, para que eu vou ter que usar esse metodo "mais moderno"????"

Travou..

Gente, vamos falar serio...Cada dia um otario e um esperto saem de casa, e se eles se encontram, da negocio né?

O carro é fabricado em uma determinada especificacao. A caixa comporta 6 litros de oleo de cambio, mas voce so consegue trocar 3. Coisas do cambio SXLA. Tem gente que troca 3, roda um pouco, troca mais 3. Mas DE FORMA ALGUMA "faz flush" na caixa com 9 litros de oleo. A HONDA NAO MANDOU FAZER ISSO. SE FOSSE PRA FAZER, A HONDA TINHA MANDADO. Alem do mais, se trocando apenas 3 litros de oleo a cada 40 mil km, a caixa dura 150 a 400 mil km, PARA QUE EU VOU TROCAR COM MAQUINA? Me deem uma razao TECNICA e ao mesmo tempo PRATICA para isso. Sem duvida, trocar todo o oleo do cambio é bem melhor que trocar apenas metade. Mas me expliquem: Meu carro tem 210 mil km. Se esse cambio durar mais 200 mil - que é o que eu espero com trocas regulares de oleo de cambio - o carro terá mais de 400 mil km no final do prazo. Voces acham que um civic dura 400 mil km?

Ou seja: Nao ha motivo RAZOAVEL para gastar mais oleo a toa.

Cada uma...

2 comentários:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Precisaria pegar todos esses "engenheiros" e bater com chicote até eles se tornarem analfabetos.
Como que não tem um ladrão embaixo para que se possa "aliviar" completamente o câmbio.
Se dá pra fazer isso nos carters dos motores...por que não dá nas caixas de câmbio????

Ricardo Macagnan disse...

Perguntinha cretina: precisa mesmo de uma máquina para realizar a troca de óleo? Ou será que a gravidade não daria conta?