03 novembro 2020

Lexmark X860, X864, X864de e outras - Solução para o ADF que falha ao pegar papel

Ola pessoal, Tabajara na area! =) 

Primeiro, uma pequena palavra dos nossos PATOcinadores:

 
Quack!

Agora, uma pequena palavra desse seu humilde servo: 

Tudo que eu coloco na net, é dominio publico. Se voce viu no meu blog, copie a vontade. Essa informacao que eu estou postando agora é EXCLUSIVA. Nao tem na net. Se voce viu fora daqui, veio daqui. Nao tenho problema nenhum com isso. So peço que, se voce copiar essa informacao - e por favor, COPIE - lembre que ela veio daqui. Deu trabalho e custou dinheiro pra chegar a esse ponto. 

Ok, vamos pro post =) 

Como voces sabem, eu tenho minha grande amiga, companheira e parceira, a Genoveva =)

Essa maquina é uma Lexmark X864de de 2011. Um caminhao de impressora. Eu comprei essa maquina por que eu precisava de um scanner A3. E pelo preço que ela inteira custou, foi MAIS BARATA que um Scanner A3. E ainda imprime ate tamanho A3. Obrigado ao pessoal da ColorSisthem (é...) pela atenção e pelo suporte =) 

 E o por que de um scanner A3? Porque um dos meus hobbies é scanear esquemas e manuais de serviço e disponibilizar - sempre gratuitamente - pela internet. Voce que ja precisou de um manual, e pegou um manual impecavelmente digitalizado por mim, sabe a falta que isso faz. E vira e mexe, os esquemas dos manuais estao em A3 - ou maiores!

Essa maquina foi comprada com quase 400.000 (sim, voce leu certo, QUATROCENTAS MIL) impressoes. Mas foi revisada, tudo funciona muito bem. A nao ser o ADF. O ADF **sempre** deu problema. 

Parenteses:

Essa maquina é uma maquina departamental. TEORICAMENTE ela e feita pra ser a "rainha do andar", aquela impressora que os 500 funcionarios do andar, quando precisam, apontam a impressao pra ela e vao ate la buscar. Nao devia ser uma maquina nem um pouco barata, principalmente com os acessorios que ela tem. E o scanner...Devia ser pra pegar uma serie de notas fiscais, ou qualquer outro papel NOVO e LIMPO, e scanear. Essa é a primeira inormacao importante para o reparo.

Claro que aqui no Tabajara Labs, nao e bem assim que funciona. 

Fecha parenteses

Entao...Essa impressora sempre deu pau no ADF. Constantemente. De vez em quando, pá. Ela parava de pegar papel. Tentava, tentava, tentava...e nada dessa p0rr4 pegar papel. Dava vontade de jogar pela janela. 

A empresa que me vendeu a maquina, tinha toda a boa vontade de ajudar. Chegaram inclusive a trocar A UNIDADE DE ADF INTEIRA e o problema resolveu...por algum tempo. Essa é a segunda informaçao importante pro reparo. Mas vira e mexe, pau no ADF. 

O manual de serviço nao adiantava de muita coisa. Inclusive, eu ACREDITO que esse ADF nao seja projetado/fabricado pela Lexmark. Ja vi exatamente a mesma unidade em outras impressoras da Xerox, mas nao encontrei referencia nenhuma na internet. 

Eu me irritei TANTO que cheguei a cotar o reparo do ADF com a propria Lexmark. Voces sabem, aqui em casa ate trocar tomada e fazer motor de carro eu faço. Nao me agrada nem um pouco ter que chamar ajuda externa e - pior ainda - pagar por isso. 

No meio do desespero, eu tive um Insight - Vamos desmontar esse ADF e ver como funciona? E ai cheguei a causa do defeito =)

SUJEIRA NOS SENSORES DE PASSAGEM DE PAPEL

Parece incrivel, nao é? Mas nao e tao "obvio" assim. Ate deveria ser, porque tudo que eu scaneio em quantidade aqui é livro (bem) velho, quase se desmontando, soltando poeira e microfragmentos de papel. Literalmente uma "poeira" de papel decomposto. Eventualmente preciso ate passar um pincel no caminho do papel. E ESTA E A TERCEIRA E MAIS IMPORTANTE INFORMACAO PARA O REPARO.

Demorou pra chegar la e pra descobrir como limpar. Entao, aqui está de presente pra voces, o manual de "manutencao basica" do ADF da X860 (x864de é um modelo da serie X860)

Primeiro, vamos abrir a tampa do ADF

E vamos tirar as duas capas do "caminho do papel". A capa superior, branca. E a capa inferior, preta. Voce vai tirar esses 3 parafusos:




Com isso temos acesso aos sensores. Deve ser obvio pra voce que conhece de impressoras, que temos que pegar um algodao com alcool e limpar todos esses roletes de borracha antes de qualquer coisa, ne? 

Comecemos pelos sensores da tampa de cima

Na tampa de cima so tem esse sensor. Limpe o sensor e as borrachas 

 Na parte de tras onde repousa a tampa do ADF, tambem tem esses 2 sensores. Eles sofrem menos com poeira, mas ja está com a mao na massa, entao limpe-os tambem. 

Agora e tudo na parte de baixo. 


Na parte da frente, temos esses 3 sensores. Esses pelo que entendi sao responsaveis por determinar o tamanho do papel

No meio, temos esses 2 sensores. Esses sao responsaveis pela passagem do papel

Tambem no meio, temos esse sensor de passagem por reflexao, ele fica exatamente no meio do caminho do papel

Esse é limpo esfregando um cotonete na frente dele

Tudo limpo? Agora é so remontar


É muito importante que estas duas abinhas (uma de cada lado)...

...encaixem nesse furinho (tambem, um de cada lado) antes de montar a tampa


Pra voce ter certeza que encaixou certo, observe os roletes pretos na tampa superior. Eles devem ficar pra fora, igual a foto. Se voce encaixar errado eles vao ficar rentes a tampa. 

Acabou =) So carregar o papel e ser feliz com sua impressora que agora tudo funciona! 

Vamos discutir o reparo? 

Eu coloquei 3 "informacoes importantes" para chegar a conclusao desse reparo

  • A impressora é feita pra scanear papel limpo
  • Quando o ADF foi trocado, funcionou perfeitamente por um tempo
  • O papel que eu scaneio normalmente solta poeira

Se eu tivesse usado mais minha cabeça, tinha sacado de cara que o problema so poderia ser sensor sujo. Entretanto, eu rodei a internet inteira e nao achei informação nenhuma de como resolver esse problema. Nem sequer uma dica

Agora voce sabe como fazer. Limpe os sensores do caminho do papel, e seja feliz. 

Falando em felicidade, Genoveva agora volta a scanear paginas, feliz e contente =D 


 E isso ai pessoal, ate a proxima =D Espero que a informacao seja util pra voces =) 

Seção de agradecimentos!

  • A ColorSysthem e especialmente a pessoa do Rony pelo preço camarada, pelo atendimento mais-que-vip e pela atenção continuada pra resolver meus problemas
  • Ao Robert e a todos da Seripierri Toner pelo preço camarada do toner e da unidade fotocondutora, ambos de excelente qualidade
  • A "Turma do Scanner" (nao, voce nao vai achar referencia na net) pelo continuo suporte a Genoveva e a toda a minha operacao de scans

Quem quiser ajudar com o esforço de preservar a informacao nacional pode contribuir com qualquer valor.
Pode mandar uma merrequinha no Nubank (me mande uma mensagem e peca o CPF)
Pode doar pelo Mercado Livre tambem: R$ 10,00  R$ 25,00  R$ 50,00  R$ 100,00
Agora tem PICPAY! @tabajaralabs

Se varias pessoas doarem um pouquinho, teremos muito mais esquemas e manuais tecnicos a disposicao!!!







aaa

5 comentários:

Cristiano Lapis disse...

Mano, acabo de conhecer seu blog, muito o conteúdo aqui^^
Agora só nao me diga que vc destrói os livros e coloca folha-a-folha pra genoveva comer(scanear)? =/

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Melhor que nao ter o livro scaneado na net, ne? =)

Cristiano Lapis disse...

Pior q eh verdade xD
Ano que vem quero comprar uma multifuncional nesse estilo, vc me recomendaria comprar uma usada do estilo da genoveva?
abração :)

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Cristiano, depende. COnsidere que a Genoveva é um canhao pra matar ameba. Fora gente doida que nem eu que trabalha com eletronica, scaneia esquemas A3 e eventualmente precisa de imprimir A3...So tem um motivo pra comprar uma maquina como essa = DIFICILMENTE essa maquina vai dar defeito em algum momento EM TODA SUA VIDA! Mas quando voce fala de impressoras laser...Qualquer coisa HP Laserjet dura a vida toda. Lexmark eu nunca confiei muito, mas essas maquinas departamentais sao incriveis. Hoje eu vi no marketplace do face uma lexmark X500ealgumacoisa colorida por 1000 reais, com ADF e tudo o mais. Eu acho que nao há necessidade de uma maquina tao grande/cara se voce nao precisa REALMENTE de imprimir/scanear A3

Lobo disse...

Parabéns Alex, teimosia e raciocínio levam bem longe...